Há quase cinco décadas, Eduardo Augusto Costa Pessoa, 82 anos, e Rejane de Amorim Pessoa, 80, trocaram os jantares sofisticados por algo mais simples, mas cheio de significado: uma refeição na rede de fast-food McDonald’s. Em 26 de abril deste ano, ao completar 61 anos de casamento, o casal manteve a tradição — e foi surpreendido com uma homenagem da marca em uma das unidades de Petrópolis, no Rio de Janeiro.
A história foi notada pela empresa após a neta do casal, a estudante de medicina Natasha Amorim, 25, publicar vídeos sobre a tradição romântica em seu perfil no TikTok. O primeiro conteúdo, por exemplo, foi postado em janeiro de 2024 e atingiu mais de 400 mil visualizações. Nele, Eduardo Augusto detalha a relação de companheirismo com Rejane e o vínculo com a rede.
Em entrevista a PEGN, o casal relata que não esperava a repercussão da história nas redes sociais. Rejane conta que não sabia que a neta iria postar os vídeos e nem que fosse chegar até o McDonald’s. Nos comentários, diversos usuários chegaram a marcar o perfil oficial da rede.
“Foi uma surpresa imensa o convite. A princípio, assim, eu achava que não ia dar nada. Quando eles se ofereceram para comemorar os 61 anos de casamento, pensei que fossem dar só um lanche. Quando chegamos no restaurante, me senti uma artista de Hollywood”, relata Rejane.
Com direito à decoração temática e sessão de fotos, o casal pode celebrar o momento com mais 10 integrantes da família. A carioca detalha que a rede reservou uma parte da loja para a realização da festa. “Fizeram um coração na parede para os 61 anos de casamento. Foi tudo muito organizado e bonito”, afirma.
Embora tenham se casado 15 anos antes da chegada da rede ao Brasil, Eduardo diz que a primeira unidade se transformou no ponto de comemoração favorito do casal. A loja foi inaugurada no bairro de Copacabana, na Zona Sul do Rio, em 1979.
“Passamos muitos momentos felizes no início da nossa vida como casal e continuamos. O McDonald’s representa memória, é uma relação afetiva que construímos com a marca. Nós sempre frequentamos às sextas-feiras em Itaipava”, conta ele.
Rejane destaca que a preferência se deve a sensação de integração proporcionada pela rede. “Nos sentimos mais jovens e integrados. Isso é muito importante. Enquanto estamos aqui, temos que ser alegres, participando do que é moderno para não ficarmos para trás”, diz.
Nos restaurantes, o casal não deixa de pedir batata frita, suco de laranja e sorvete. Com o passar dos anos, o encontro passou a contar com a presença da família, especialmente dos filhos e netos. “Deixamos um legado. Nossos netinhos adoram o McDonald’s”, afirma Eduardo.
Ele ainda compartilha o sonho de conhecer a milésima unidade da rede, batizada de Méqui Mil, na cidade de São Paulo. “Esse é o meu sonho: conhecer o Méqui Mil, que é onde mora o meu neto. Nós pretendemos ir em janeiro do ano que vem”, afirma.
Início do romance
Rejane conta que havia acabado de retornar ao Rio quando conheceu Eduardo durante uma festa. Ela lembra que quase deixou de ir ao evento, pois o pai estava doente na ocasião. Ao chegar no local, a troca de olhares entre os dois ocorreu de forma natural enquanto subiam as escadas.
“Olhei para ver quem estava subindo e ele achou que estava dando bola. Me tirou para dançar e as primeiras palavras, eu nunca vou esquecer isso, que ele me disse: ‘Oi, garota, você é tão bonita! Vou casar com você e nós vamos ter um filho chamado Alexandre’”.
Diante da declaração, ela diz que não conseguiu conter o riso e chegou a afirmar que Eduardo não havia perguntado seu nome. Em resposta, ele seguiu firme com a proposta e não levou muito tempo para conquistar a amada. Rejane diz que se apaixonou pelo jovem sonhador ao observar a maneira com que tratou sua família depois de não ter aparecido em um encontro.
“Me apaixonei por ele no dia que marquei de encontrá-lo e meu pai passou muito mal. Esqueci completamente e aí a campainha tocou. Quando abri a porta, era ele. Pedi desculpas e ele ajudou a mim e a minha mãe nos cuidados com meu pai. Depois disso, vi que ele tinha um bom coração”, relata.
Após dois anos de namoro, o casório aconteceu no ano de 1964. Juntos, eles realizaram o sonho de formar a própria família, com os três filhos: Letícia, Cláudia e Alexandre. Além de três netos, o casal tem três bisnetos e já desejam o quarto.

Experiência do cliente
Mariana Scalzo, diretora de comunicação da divisão Brasil da Arcos Dorados, afirma que as redes sociais se transformaram em uma ferramenta importante de conexão entre a marca e os consumidores. Ela conta que o vídeo sobre a história do casal gerou comoção e surpreendeu a diretoria, que resolveu atender o pedido.
“Temos muita coisa circulando com a gente, há muita coisa sobre a marca nas redes. Mas esse pedido foi realmente especial, porque o vídeo era muito comovente e, mais do que tudo, muito verdadeiro”, diz.
Após a aprovação, Scalzo diz que iniciou o contato com a neta do casal e responsável pelo post no TikTok. A proposta era oferecer uma experiência inesquecível para celebrar os 61 anos de casamento dos clientes. Para isso, uma área da unidade foi reservada para a festa, que contou com a presença do casal e de dez convidados da família. O cardápio incluiu lanches e sobremesas famosas da rede, como o Big Mac, McChicken e o Sundae, além de bolo e docinhos feitos para o momento especial. “Pensamos em algo que fosse bacana e de fácil acesso para eles irem”, conta.
Por ter acontecido em uma área reservada, a festa não interferiu na operação da unidade. A diretora reforça que a realização de eventos como esse está alinhada à “cultura de serviço” da rede, que busca fazer a diferença no dia a dia dos consumidores.
“E é esse olhar, assim: ‘Como que eu posso fazer daquela sua experiência a melhor do mundo?’ Você pode ter ido lá só para fazer uma alimentação rápida, mas, às vezes, é uma comemoração, é um dia especial, ou é um momento mais difícil e você precisa de um acolhimento”, pontua.