O Carnaval costuma aquecer diversos setores da economia no Brasil. Para todo os negócios, a preparação adequada é indispensável para garantir sucesso durante as festas e, para aqueles que estiverem ainda mais próximos dos foliões – na rota dos blocos de rua –, traçar estratégias específicas é ainda mais importante.
De acordo com Abrasel-SP (Associação de Bares e Restaurantes de São Paulo), enquanto bares e restaurantes fora do circuito dos blocos podem aumentar o faturamento em até 25% no período, os estabelecimentos localizados na passagem da folia podem enfrentar queda de até 50%, em comparação com um fim de semana comum. “Para muitos estabelecimentos localizados no circuito dos blocos, com as ruas são interditadas, se torna inviável a operação, pois os clientes não conseguem chegar de carro. Até a passagem de motos para delivery fica impossibilitada”, diz Leonel Paim, vice-presidente da Abrasel SP.
Apesar dos desafios, Fernando Blower, diretor-executivo da ANR (Associação Nacional de Restaurantes), destaca que, com um bom planejamento, é possível tirar vantagens. Para Blower, os estabelecimentos que se organizarem antecipadamente para o fluxo não usual devem manter as portas abertas. A suspensão das operações deve ser considerada apenas por espaços que avaliarem não ser possível garantir segurança e uma boa experiência aos clientes, a fim de evitar prejuízos operacionais ou danos à reputação.
Para garantir um Carnaval de sucesso, confira 5 dicas para estabelecer estratégias que podem não apenas minimizar os prejuízos, mas impulsionar o faturamento.
1. Organize o estoque
Para garantir produtos suficientes para suprir a demanda do período, fazer um bom planejamento de estoque é fundamental. Os especialistas indicam centrar esforços nos produtos com maior saída. Para empresas que já passaram por outras edições do evento, Natália Sirobaba, consultora de negócios do Sebrae-SP, sugere que os empreendedores verifiquem o histórico para saber os itens mais consumidos no período.
A consultora destaca que, mesmo para quem não consegue resgatar informações de anos anteriores, fazer um estoque mínimo é essencial. “Possivelmente os fornecedores não vão poder atender durante este período, e compras emergenciais podem comprometer a margem de lucro da empresa”, aponta Sirobaba.
Paim, da Abrasel, aconselha que sobretudo os donos de bares foquem no estoque de bebidas, com opções de água até bebidas alcoólicas.
2. Treine a equipe
Com um fluxo maior de clientes e uma operação diferente da rotina, é necessário treinar todos os funcionários para lidar com situações que podem surgir durante a celebração. O treinamento também deve incluir colaboradores temporários, que devem aprender sobre a operação do estabelecimento e se preparar para o movimento diferenciado.
Segundo Blower, o treinamento deve enfatizar o atendimento ágil e cordial, o gerenciamento de situações de crise e a prevenção de problemas, como assédio. “A equipe precisa estar preparada para lidar com o aumento do fluxo de clientes de forma organizada, priorizando a segurança e a experiência de quem está no estabelecimento”, diz.
3. Amplie a oferta de produtos “para viagem”
Com os blocos nas ruas, muitos consumidores podem buscar alternativas para não comer sentados à mesa. Por isso, os especialistas indicam aumentar a oferta de produtos “para viagem”. Entre as possibilidades, empreendedores podem elaborar sanduíches, petiscos e outros alimentos que priorizem a praticidade e a possibilidade de comer na rua.
Para isso, Paim ressalta que os estabelecimentos devem considerar a aquisição de um volume maior de embalagens e talheres descartáveis, focando em uma experiência simples e agradável para a clientela.
4. Personalize produtos para o período
Outra dica é aproveitar o Carnaval para oferecer produtos temáticos. As ideias podem ir desde novidades no cardápio pensadas exclusivamente para o evento até adaptações de produtos que já são ofertados. Sirobaba indica o uso de artefatos coloridos, seja nas embalagens ou no próprio preparo dos pratos e bebidas.
“Caipirinhas coloridas, com frutas e gelo decorado são um exemplo. Os drinks tropicais podem ter decoração de guarda-chuvinhas e outros adereços. Para shots e demais bebidas, existem licores coloridos, que também podem funcionar como enfeite”, comenta. Outra sugestão da consultora de negócios é investir em embalagens personalizadas, como rótulos especiais para cervejas.
Para os empreendedores que quiserem economizar, é possível adaptar apenas os nomes usados no cardápio. Trocadilhos, nomes de marchinhas e outros aspectos ligados ao Carnaval podem diferenciar o negócio. Fazer as alterações apenas no menu digital ou improvisar cardápios temáticos são algumas opções.
5. Considere alterações no espaço e no horário de funcionamento
Outras mudanças que podem ser consideradas envolvem a disposição do ambiente e o horário de funcionamento. Entre as alterações no espaço, as recomendações dos especialistas incluem:
- Reorganização para atendimento em balcões ou outros espaços que evitem o tumulto no interior do estabelecimento;
- Organização de controle de acesso a fim de evitar lotação e garantir a segurança;
- Criação de áreas pensadas para o descanso de foliões;
- Decoração temática para atrair os consumidores e se diferenciar de outros espaços.
Bares e restaurantes também podem alterar o horário de funcionamento para se adaptar à agenda dos blocos. A especialista do Sebrae indica começar a operação antes do início do horário marcado para a festa, tendo em vista que os hábitos de consumo no período não seguem os mesmos padrões de dias comuns.