Portal BEI

Capital Empreendedor: das mil startups inscritas, 431 foram selecionadas para a primeira etapa | ASN Nacional – Agência Sebrae de Notícias

Fonte: liviapalmieri

Ao longo de três fases, as startups são preparadas para apresentarem seus negócios em rodadas de investimentos na grande final, em São Paulo, em novembro

Muitas startups precisam de apenas uma boa oportunidade e o investidor certo para decolar – e essa chance chegou para 431 empresas que foram selecionadas entre mil inscritas no Capital Empreendedor 2024. O programa promovido pelo Sebrae possibilita a conexão entre as startups e o mercado, preparando esses pequenos negócios com alto potencial para atrair investimentos por meio de uma jornada completamente gratuita.

“No Ciclo 2024, estamos recebendo startups com excelentes modelos e propostas e, em sua maior parte, em estágios mais avançados de maturidade”, explica a coordenadora nacional do Programa Capital Empreendedor, Maria Auxiliadora Umbelino.

Nossa expectativa é de um maior interesse de investidores parceiros pelos negócios acelerados e, por consequência, o aumento no número de startups investidas nesse ciclo.

Maria Auxiliadora Umbelino, coordenadora nacional do Programa Capital Empreendedor

Etapas

A atual etapa do programa, que iniciou em 20 de maio e segue até 5 julho, conta com representantes de 26 estados, que passarão pelos Workshops de Pitch e Preparação para Investimentos, além do Pitch Day – em que as startups se apresentam para uma banca de investidores, último momento da primeira etapa, quando serão selecionadas 140 startups que seguirão para a próxima fase do ciclo.

A segunda etapa é composta pelas mentorias no formato individual e coletivo, que tratarão dos temas: Comportamento, Valuation, Máquina de Vendas, Governança/Jurídico. Cada startup receberá 40h de mentorias. Essa fase está prevista para o período de 15 de julho a 4 de outubro – quando uma nova peneira deve reduzir o número de participantes para 100 empresas, que estarão na grande final.

Já a última fase do Capital Empreendedor será presencial, nos dias 26 e 27 de novembro, em São Paulo. No primeiro dia, as 100 startups mais bem colocadas participam de oficinas coletivas de preparação para interação com investidores, quando serão orientadas sobre como se apresentar nas rodadas de investimentos, assistirão painéis sobre cenário e tendências de investimentos. Já o segundo dia será dedicado a networking e geração de negócios, nas Rodadas de Investimentos com investidores de todos os estágios do capital, um momento de muita conexão e troca de experiências. O evento de encerramento premiará as startups que se destacaram no Ciclo 2024, terá a apresentação de cases de sucesso e dos resultados da edição deste ano.

Resultados 2023

Em 2023, 1.081 startups de todos os estados se inscreveram no Capital Empreendedor – dessas, 500 foram selecionadas para participar da primeira etapa de workshops. Já na segunda etapa, 140 startups se classificaram e receberam mais de 40 horas de mentorias coletivas e individuais nos temas governança, jurídico, máquina de vendas, valuation e comportamento. Na etapa final, o Circuito de Investimentos, que aconteceu em São Paulo, 73 dessas empresas apresentaram seus projetos e soluções em rodadas de investimentos.

Nos seis anos anteriores, o volume de investimentos por meio do programa alcançou cerca de R$ 327,4 milhões, com 263 startups investidas. No total, mais de 1,5 mil empresas, em diversos estágios de maturidade, receberam capacitações direcionadas para obter recursos para impulsionar seus negócios.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
+ Relacionadas
Últimas

Newsletter

Fique por dentro das últimas notícias do mundo dos negócios!