Uma rede de cafeteria em Nova York, nos Estados Unidos, chamada de 787 Coffee, está chamando a atenção de internautas após substituir os copos comuns que serviam a bebida por sacos plásticos mais reutilizáveis, o que têm gerado comparações com embalagens de sucos e até bolsa de colostomia. Um vídeo publicado no TikTok por uma usuária chamada delaneyagerr, em outubro, mostrando a nova embalagem rendeu mais de 500 mil visualizações.
Nos comentários do post viral, alguns usuários têm comparado o formato a bolsas de hospital: “Não é bem isso que eu quero dizer quando falo que quero café direto na veia”. Outro comentou: “eu saindo do meu trabalho no hospital às 6 da manhã pensando que as pessoas estavam literalmente andando com agulhas nos braços, injetando café nelas”.
As bolsas, apelidadas de “pufes”, já acumularam centenas de visualizações em vídeos nas redes sociais, ajudando a impulsionar a popularidade da cafeteria. “É meio nostálgico, parece um Capri Sun (marca de suco vendida em saquinho), comentou um cliente chamado Dustin em entrevista ao New York Post.
Segundo Simon Gondola, gerente de uma unidade da 787 Coffee, a rede é a única que serve café em saquinhos. “No 787 Coffee, todas as bebidas, exceto cappuccino e flat white, podem ser servidas nos inusitados recipientes, com preços que variam de US$ 6 (R$ 34) a US$ 12 (R$ 68)”, afirma.
De acordo com o cofundador da rede, Brandon Peña, o uso das ‘bolsas plásticas’ faz parte do compromisso da marca com a sustentabilidade. “Esses recipientes maleáveis se decompõem mais rápido do que o plástico rígido, reduzindo o impacto ambiental”, explicou Peña ao Gothamist. Ele também destacou que os sacos são reutilizáveis, incentivando os clientes a encontrarem novas formas de usá-los.
O 787 Coffee segue a tendência de várias redes de abandonar os plásticos tradicionais em prol de opções mais ecológicas. O Starbucks, por exemplo, substituiu seus canudos plásticos por tampas com bico em 2020. No entanto, os sacos do 787 ainda são acompanhadas por canudos de plástico.
Alguns clientes parecem entusiasmados com a inovação. Dustin, que experimentou um café gelado disse que poderia facilmente trocar o copo convencional pela bolsa. Ele descreveu o sabor da bebida como “encorpado e ousado”. Outros consumidores afirmaram que o sabor do café é tão bom que a embalagem pouco importa. “É saboroso”, disse um visitante após experimentar a novidade.
Apesar da aceitação, a nova embalagem também apresenta desafios. Uma cliente foi vista apertando acidentalmente a bolsa, fazendo o conteúdo espirrar por toda parte. Depois disso, a equipe do 787 aconselhou os consumidores a não segurarem o recipiente pelo fundo para evitar acidentes.
A aceitação não foi unânime. Outra usuária do TikTok, chamada Alex Pouloutides, expressou sua indignação com nova opção da rede de cafeterias, ainda no ano passado, segundo o Daily Mail, comparando a bebida em saquinhos às “bolsas de colostomia” usadas em hospitais. “Eu amo Nova York, mas da próxima vez que eu comprar café em saquinho… vou me mudar para a Geórgia”, disse.
Bebidas em sacolas são comuns em outros países, como na China, onde vendedores ambulantes servem cerveja Tsing Tao em bolsas plásticas. A 787 Coffee, que foi fundada em Porto Rico, tem 27 unidades espalhadas por Nova York, Texas e Porto Rico, onde obtém seus grãos. Desde sua abertura em 2019, a rede atraiu uma base de fãs fiel com sua proposta “da fazenda à xícara”, compromisso com a sustentabilidade e opções de bebidas com influências caribenhas, como café gelado com infusão de rum e sabores como doce de leite.