Portal BEI

Cacau Show, Kopenhagen, Brasil Cacau e mais: quanto custam as franquias de chocolate

Fonte: Redação

A Páscoa está chegando e as franquias de chocolate entram no radar de quem pretende investir no setor. E há opções para todos os bolsos e com todos os formatos: quiosques, contêineres, lojas de presentes, cafeterias, entre outras opções. Se você deseja iniciar no franchising pelo mundo do chocolate, PEGN separou informações sobre marcas como Cacau Show, Kopenhagen, Brasil Cacau, Havanna e mais.

Nesta matéria você verá informações sobre as seguintes redes:

  1. Cacau Show
  2. Mundo Di Chocolate
  3. Brasil Cacau
  4. Caracol Chocolates
  5. Kopenhagen
  6. Havanna
  7. American Cookies
  8. Nanica
  9. Lugano
  10. GoldKo

Antes de escolher uma rede de chocolate, Maurício Galhardo, sócio e Head de Educação da F360, afirma que o empreendedor precisa levar em conta a sazonalidade do setor, principalmente em épocas como o Natal e a Páscoa.

“Essas datam exigem planejamento logístico, controle de estoque, preparo de equipe e estratégia de vendas. É um período de alto risco: se faltar produto, você perde vendas justamente na melhor época do ano; se sobrar, terá que liquidar com margens reduzidas”, destaca o especialista.

Além disso, Galhardo destaca que o setor de chocolates não deve ser analisado como o de alimentação comum, pois e mercado é diferente: enquanto alimentos têm consumo rápido, o chocolate tem maior prazo de validade, um tíquete médio mais alto e, em datas comemorativas, é tratado como presente. “É comum o parcelamento de compras, algo que não acontece com alimentos de consumo imediato, por exemplo. Portanto, o mercado de chocolate tem particularidades que o tornam diferente. Isso exige uma análise própria, com atenção a oportunidades e riscos específicos”, diz.

Negócios de alimentação:

O especialista indica também que o empreendedor converse com franqueados, que já estão operando, fora de épocas como Natal e Páscoa, pois “é comum ouvir relatos entusiasmados por conta do alto volume de vendas”.

“O ideal é conversar em períodos neutros, como setembro, para entender os desafios reais do cotidiano. O mercado de chocolate é muito influenciado pela sazonalidade e até pelo clima. Em dias frios, as vendas tendem a ser melhores, principalmente quando combinadas com produtos como café. Entender essas particularidades — do ponto, da estação e do comportamento do consumidor — é essencial para tomar uma decisão assertiva”, afirma Galhardo.

Veja a seguir 8 franquias de chocolate, com investimentos a partir de R$ 64,9 mil. As marcas são listadas do menor valor de investimento para o maior e as informações foram colhidas com as prórias empresas.

1. Cacau Show

Ovos com pistache e noz-pecã são a aposta da Cacau Show nesta Páscoa — Foto: Divulgação
Ovos com pistache e noz-pecã são a aposta da Cacau Show nesta Páscoa — Foto: Divulgação

Marca especializada na produção e venda de chocolates finos. Atualmente, a rede conta com mais de 4,6 mil lojas em todo o país, e opera com os canais digitais e de venda direta. A empresa estima ter um crescimento de 30% a 35% nas vendas na Páscoa, em relação a 2024 — no ano passado, a marca faturou quase R$ 1,4 bilhão no período.

  • Ano de fundação / Início do franchising: 1988 / 2001
  • Número atual de lojas abertas: 4,6 mil
  • Investimento inicial total: a partir de R$ 64, 9 mil
  • Prazo estimado de retorno: de 18 a 24 meses

2. Mundo Di Chocolate

A marca permite que o cliente monte seu próprio ovo de Páscoa em suas franquias — Foto: Divulgação
A marca permite que o cliente monte seu próprio ovo de Páscoa em suas franquias — Foto: Divulgação

Fundada em 2021 na cidade de Joinville (SC), a Mundo Di Chocolate é uma rede de franquias que aposta no conceito de fondue express. Além do seu carro-chefe, que gira em torno dos produtos à base de cacau sustentável e livre de gorduras artificiais, a marca oferece também o gelato natural, milk shake, sorvete, açaí e salada de frutas.

  • Ano de fundação / Início do franchising: 2021 / 2021
  • Número atual de lojas abertas: 50
  • Investimento inicial total: a partir de R$ 69 mil
  • Prazo estimado de retorno: a partir de 12 meses

3. Brasil Cacau

Os ovos Chokito e KitKat são as duas das principais apostas da Brasil Cacau este ano — Foto: Divulgação
Os ovos Chokito e KitKat são as duas das principais apostas da Brasil Cacau este ano — Foto: Divulgação

Com 16 anos de história, a Brasil Cacau, marca do Grupo CRM, possui um portfólio com mais de 150 produtos de diferentes sabores e tamanhos. A companhia estima um crescimento de 25% em sua receita com a Páscoa.

  • Ano de fundação / Início do franchising: 2009 / 2009
  • Número atual de lojas abertas: 400
  • Investimento inicial total: a partir de R$ 109 mil
  • Prazo estimado de retorno: de 18 a 36 meses

4. Caracol Chocolates

Marcas tem chocolates artesanais com opções sem lactose — Foto: Divulgação
Marcas tem chocolates artesanais com opções sem lactose — Foto: Divulgação

Batizada em homenagem à cascata Caracol, um dos principais pontos turísticos da Serra Gaúcha, a marca foi fundada na cidade de Canela (RS) em 1982, mas em 2001 mudou a sede para Gramado (RS). A Caracol possui lojas e quiosques com produtos a granel, presenteáveis, com cafeteria com pratos salgados e doces, além de cafés elaborados com chocolate da Serra Gaúcha.

  • Ano de fundação / Início do franchising: 1989 / 2020
  • Número atual de lojas abertas: 16
  • Investimento inicial total: a partir de R$ 150 mil
  • Prazo estimado de retorno: de 12 a 24 meses

5. Kopenhagen

Lançamento da Kopenhagen - Ovo Exagero Pink Lemonade — Foto: Divulgação
Lançamento da Kopenhagen – Ovo Exagero Pink Lemonade — Foto: Divulgação

Com 97 anos de história, a Kopenhagen atua no segmento de chocolates finos com produtos como Nhá Benta e Língua de Gato. A marca pertence ao Grupo CRM, que agora integra a multinacional Nestlé. A estimativa é aumentar as vendas em 38% nesta Páscoa, na comparação com a data de 2024.

  • Ano de fundação / Início do franchising: 1928 / 1996
  • Número atual de lojas abertas: 600
  • Investimento inicial total: a partir de R$ 170 mil
  • Prazo estimado de retorno: de 18 a 36 meses

6. Havanna

Os sabores de pistache e banoffee são as principais apostas da Havanna para esta Páscoa — Foto: Divulgação
Os sabores de pistache e banoffee são as principais apostas da Havanna para esta Páscoa — Foto: Divulgação

A marca argentina foi fundada em 1939 como uma fábrica de alfajores e hoje tem mais de 2,5 mil lojas em 12 países. Especializada nos doces argentinos, a empresa tem opções de quiosques e de lojas com cafeteria completa. A Páscoa é a segunda principal data no calendário da Havanna e a meta é crescer 15% em relação ao mesmo período do ano passado.

  • Ano de fundação / Início do franchising: 1939 / 2015
  • Número atual de lojas abertas: 200
  • Investimento inicial total: a partir de R$ 180 mil
  • Prazo estimado de retorno: de 18 a 24 meses

7. American Cookies

Contêiner da American Cookies — Foto: Divulgação
Contêiner da American Cookies — Foto: Divulgação

A rede de cookies artesanais American Cookies nasceu na cozinha do apartamento do casal Francielle Faria e Rafael Macedo em Brasília, e hoje conta com 55 unidades espalhadas por dez estados. Para os planos de expansão, a rede aposta em dois formatos de franquias: quiosques e as tradicionais lojas.

  • Ano de fundação / Início do franchising: 2015 / 2019
  • Número atual de lojas abertas: 55
  • Investimento inicial total: a partir de R$ 298 mil
  • Prazo estimado de retorno: 18 meses

8. Nanica

Ovo de Banoffee, inspirada na receita da torta à base de banana do Nanica — Foto: Divulgação
Ovo de Banoffee, inspirada na receita da torta à base de banana do Nanica — Foto: Divulgação

A marca tem o ator Tiago Abravanel e a holding SMZTO como sócios. Nesta Páscoa, a Nanica lançou um ovo de colher nos sabores de Banoffee (torta à base de banana) e Monoffee (morangos com suspiros). A marca investiu R$ 60 mil no desenvolvimento dos ovos e espera vender 1,6 mil unidades.

  • Ano de fundação / Início do franchising: 2018 / 2022
  • Número atual de lojas abertas: 56
  • Investimento inicial total: a partir de R$ 320 mil
  • Prazo estimado de retorno: 24 meses

9. Lugano

Marca trouxe para esta Páscoa opções infantis e com zero adição de açúcares e zero lactose — Foto: Divulgação
Marca trouxe para esta Páscoa opções infantis e com zero adição de açúcares e zero lactose — Foto: Divulgação

A marca da Serra Gaúcha teve seu nome inspirado na cidade suíça de Lugano. A rede oferece os chocolates artesanais próprios, além de espaços para cafés.

  • Ano de fundação / Início do franchising: 1976 / 2018
  • Número atual de lojas abertas: 120
  • Investimento inicial total: a partir de R$ 375 mil
  • Prazo estimado de retorno: de 18 a 36 meses

10. GoldKo

A Golko está lançando uma linha infantil para esta Páscoa — Foto: Divulgação
A Golko está lançando uma linha infantil para esta Páscoa — Foto: Divulgação

A empresa nasceu em 2017 e aposta no franchising desde 2023. Nesta Páscoa, a GoldKo estima ter um crescimento de 10% nas vendas no período.

  • Ano de fundação / Início do franchising: 2017/ 2023
  • Número atual de lojas abertas: 13
  • Investimento inicial total: a partir de R$ 380 mil
  • Prazo estimado de retorno: 24 meses

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
+ Relacionadas
Últimas

Newsletter

Fique por dentro das últimas notícias do mundo dos negócios!