A Páscoa está chegando e as franquias de chocolate entram no radar de quem pretende investir no setor. E há opções para todos os bolsos e com todos os formatos: quiosques, contêineres, lojas de presentes, cafeterias, entre outras opções. Se você deseja iniciar no franchising pelo mundo do chocolate, PEGN separou informações sobre marcas como Cacau Show, Kopenhagen, Brasil Cacau, Havanna e mais.
Nesta matéria você verá informações sobre as seguintes redes:
- Cacau Show
- Mundo Di Chocolate
- Brasil Cacau
- Caracol Chocolates
- Kopenhagen
- Havanna
- American Cookies
- Nanica
- Lugano
- GoldKo
Antes de escolher uma rede de chocolate, Maurício Galhardo, sócio e Head de Educação da F360, afirma que o empreendedor precisa levar em conta a sazonalidade do setor, principalmente em épocas como o Natal e a Páscoa.
“Essas datam exigem planejamento logístico, controle de estoque, preparo de equipe e estratégia de vendas. É um período de alto risco: se faltar produto, você perde vendas justamente na melhor época do ano; se sobrar, terá que liquidar com margens reduzidas”, destaca o especialista.
Além disso, Galhardo destaca que o setor de chocolates não deve ser analisado como o de alimentação comum, pois e mercado é diferente: enquanto alimentos têm consumo rápido, o chocolate tem maior prazo de validade, um tíquete médio mais alto e, em datas comemorativas, é tratado como presente. “É comum o parcelamento de compras, algo que não acontece com alimentos de consumo imediato, por exemplo. Portanto, o mercado de chocolate tem particularidades que o tornam diferente. Isso exige uma análise própria, com atenção a oportunidades e riscos específicos”, diz.
Negócios de alimentação:
O especialista indica também que o empreendedor converse com franqueados, que já estão operando, fora de épocas como Natal e Páscoa, pois “é comum ouvir relatos entusiasmados por conta do alto volume de vendas”.
“O ideal é conversar em períodos neutros, como setembro, para entender os desafios reais do cotidiano. O mercado de chocolate é muito influenciado pela sazonalidade e até pelo clima. Em dias frios, as vendas tendem a ser melhores, principalmente quando combinadas com produtos como café. Entender essas particularidades — do ponto, da estação e do comportamento do consumidor — é essencial para tomar uma decisão assertiva”, afirma Galhardo.
Veja a seguir 8 franquias de chocolate, com investimentos a partir de R$ 64,9 mil. As marcas são listadas do menor valor de investimento para o maior e as informações foram colhidas com as prórias empresas.
1. Cacau Show

Marca especializada na produção e venda de chocolates finos. Atualmente, a rede conta com mais de 4,6 mil lojas em todo o país, e opera com os canais digitais e de venda direta. A empresa estima ter um crescimento de 30% a 35% nas vendas na Páscoa, em relação a 2024 — no ano passado, a marca faturou quase R$ 1,4 bilhão no período.
- Ano de fundação / Início do franchising: 1988 / 2001
- Número atual de lojas abertas: 4,6 mil
- Investimento inicial total: a partir de R$ 64, 9 mil
- Prazo estimado de retorno: de 18 a 24 meses
2. Mundo Di Chocolate

Fundada em 2021 na cidade de Joinville (SC), a Mundo Di Chocolate é uma rede de franquias que aposta no conceito de fondue express. Além do seu carro-chefe, que gira em torno dos produtos à base de cacau sustentável e livre de gorduras artificiais, a marca oferece também o gelato natural, milk shake, sorvete, açaí e salada de frutas.
- Ano de fundação / Início do franchising: 2021 / 2021
- Número atual de lojas abertas: 50
- Investimento inicial total: a partir de R$ 69 mil
- Prazo estimado de retorno: a partir de 12 meses
3. Brasil Cacau

Com 16 anos de história, a Brasil Cacau, marca do Grupo CRM, possui um portfólio com mais de 150 produtos de diferentes sabores e tamanhos. A companhia estima um crescimento de 25% em sua receita com a Páscoa.
- Ano de fundação / Início do franchising: 2009 / 2009
- Número atual de lojas abertas: 400
- Investimento inicial total: a partir de R$ 109 mil
- Prazo estimado de retorno: de 18 a 36 meses
4. Caracol Chocolates

Batizada em homenagem à cascata Caracol, um dos principais pontos turísticos da Serra Gaúcha, a marca foi fundada na cidade de Canela (RS) em 1982, mas em 2001 mudou a sede para Gramado (RS). A Caracol possui lojas e quiosques com produtos a granel, presenteáveis, com cafeteria com pratos salgados e doces, além de cafés elaborados com chocolate da Serra Gaúcha.
- Ano de fundação / Início do franchising: 1989 / 2020
- Número atual de lojas abertas: 16
- Investimento inicial total: a partir de R$ 150 mil
- Prazo estimado de retorno: de 12 a 24 meses
5. Kopenhagen
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_ba41d7b1ff5f48b28d3c5f84f30a06af/internal_photos/bs/2025/b/r/FeY5lbTOSDLbRQkO5zig/tamanho-pegnmontagem-2.jpg)
Com 97 anos de história, a Kopenhagen atua no segmento de chocolates finos com produtos como Nhá Benta e Língua de Gato. A marca pertence ao Grupo CRM, que agora integra a multinacional Nestlé. A estimativa é aumentar as vendas em 38% nesta Páscoa, na comparação com a data de 2024.
- Ano de fundação / Início do franchising: 1928 / 1996
- Número atual de lojas abertas: 600
- Investimento inicial total: a partir de R$ 170 mil
- Prazo estimado de retorno: de 18 a 36 meses
6. Havanna
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_ba41d7b1ff5f48b28d3c5f84f30a06af/internal_photos/bs/2025/y/u/bcxNu7TImTPYBm4i11iA/03-17-hav-pascoa25-9.jpg)
A marca argentina foi fundada em 1939 como uma fábrica de alfajores e hoje tem mais de 2,5 mil lojas em 12 países. Especializada nos doces argentinos, a empresa tem opções de quiosques e de lojas com cafeteria completa. A Páscoa é a segunda principal data no calendário da Havanna e a meta é crescer 15% em relação ao mesmo período do ano passado.
- Ano de fundação / Início do franchising: 1939 / 2015
- Número atual de lojas abertas: 200
- Investimento inicial total: a partir de R$ 180 mil
- Prazo estimado de retorno: de 18 a 24 meses
7. American Cookies
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_ba41d7b1ff5f48b28d3c5f84f30a06af/internal_photos/bs/2023/B/B/b7cPeaSgO6TsRbDAeLhg/american-cookies-container-2.jpg)
A rede de cookies artesanais American Cookies nasceu na cozinha do apartamento do casal Francielle Faria e Rafael Macedo em Brasília, e hoje conta com 55 unidades espalhadas por dez estados. Para os planos de expansão, a rede aposta em dois formatos de franquias: quiosques e as tradicionais lojas.
- Ano de fundação / Início do franchising: 2015 / 2019
- Número atual de lojas abertas: 55
- Investimento inicial total: a partir de R$ 298 mil
- Prazo estimado de retorno: 18 meses
8. Nanica
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_ba41d7b1ff5f48b28d3c5f84f30a06af/internal_photos/bs/2025/b/6/UQ7zYDStWiFvr7cVLZ3g/1743459449668330.jpg)
A marca tem o ator Tiago Abravanel e a holding SMZTO como sócios. Nesta Páscoa, a Nanica lançou um ovo de colher nos sabores de Banoffee (torta à base de banana) e Monoffee (morangos com suspiros). A marca investiu R$ 60 mil no desenvolvimento dos ovos e espera vender 1,6 mil unidades.
- Ano de fundação / Início do franchising: 2018 / 2022
- Número atual de lojas abertas: 56
- Investimento inicial total: a partir de R$ 320 mil
- Prazo estimado de retorno: 24 meses
9. Lugano
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_ba41d7b1ff5f48b28d3c5f84f30a06af/internal_photos/bs/2025/v/O/d8NnQMSrOZYcR7XkZHXw/tamanho-pegnmontagem-2-2-.png)
A marca da Serra Gaúcha teve seu nome inspirado na cidade suíça de Lugano. A rede oferece os chocolates artesanais próprios, além de espaços para cafés.
- Ano de fundação / Início do franchising: 1976 / 2018
- Número atual de lojas abertas: 120
- Investimento inicial total: a partir de R$ 375 mil
- Prazo estimado de retorno: de 18 a 36 meses
10. GoldKo
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_ba41d7b1ff5f48b28d3c5f84f30a06af/internal_photos/bs/2025/G/z/J5mAVJQWSlXXpYrUPfoQ/tamanho-pegnmontagem-2.jpg)
A empresa nasceu em 2017 e aposta no franchising desde 2023. Nesta Páscoa, a GoldKo estima ter um crescimento de 10% nas vendas no período.
- Ano de fundação / Início do franchising: 2017/ 2023
- Número atual de lojas abertas: 13
- Investimento inicial total: a partir de R$ 380 mil
- Prazo estimado de retorno: 24 meses