O C6 Bank anunciou nesta quinta-feira (28/11) o lançamento do C6 Assistant, assistente integrado ao app que utiliza inteligência artificial generativa para permitir que clientes façam transferências financeiras a partir de conversas por meio do chat.
A novidade se assemelha com a Inteligência Itaú, lançada em 22 de novembro pelo banco Itaú e que utiliza o WhatsApp para facilitar a transferência de Pix. A startup Magie também faz uso da estrutura do aplicativo de mensagens para a realização de transferências financeiras.
O C6, por sua vez, optou por utilizar a infraestrutura própria para a solução com IA, trazendo a tecnologia para dentro do aplicativo. “Preferimos não utilizar um app de mensagens de terceiro porque eles nem sempre estão preparados para lidar com a segurança. Preferimos trazer para dentro, para temos o nosso aparato e garantir a segurança dos dados do cliente”, pontuou José Luiz Santana, chefe de informação e segurança do C6 Bank, durante o evento de lançamento para jornalistas, em São Paulo.
A nova função chegará aos 35 milhões de clientes C6 a partir da próxima segunda-feira (2/12). A tecnologia permitirá a interação entre o aplicativo do banco e outros aplicativos, como WhatsApp e Instagram, possibilitando que os clientes importem mensagens e façam o upload de imagens e arquivos para realizar transações e pagamentos.
A partir de um chat, a IA generativa também pode receber comandos dos clientes e realizar tarefas como enviar Pix para contatos salvos. Desta forma, os usuários não precisam mais acessar diferentes aplicativos para conseguir as informações necessárias para a transferência.
“Este é o primeiro passo que estamos dando. É um divisor de águas na experiência do usuário porque inaugura uma forma nova de fazer transações financeiras. Estamos encurtando a distância entre o banco e os aplicativos que as pessoas mais usam, de redes sociais a e-mail”, declarou Gustavo Torres, head da área de inovação e experiência do C6 Bank.
Até o fim do primeiro trimestre de 2025, o banco digital vai disponibilizar mais funções na C6 Assistant, como integrar produtos de investimentos e fazer recomendações, pesquisar gastos na fatura do cartão de crédito, fazer pagamentos e agendamentos de boletos DDA e utilizar a voz para dar os comandos. No futuro mais distante, o C6 também pretende incluir a conta global no serviço.
Ainda, no encontro realizado na capital paulista, o banco digital divulgou números de sua operação. Após encerrar o primeiro semestre de 2024 com lucro de R$ 969 milhões, o C6 estima encerrar o ano com lucro líquido de mais de R$ 2 bilhões. Com índice de inadimplência de 3,1% atualmente, a ideia é continuar crescendo com controle de custos e ampliando a sinergia entre as áreas de negócio, com grande foco em tornar o C6 o banco principal dos clientes.