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Fonte: Redação

O Bob’s vai trocar a praia pelo asfalto. A rede de fast-food, fundada no Rio de Janeiro, em 1952, por Robert Falkenburg, está mudando sua sede para a capital paulista para focar a expansão no estado. Inaugurado nesta semana, o escritório de 378 metros quadrados está localizado na região da Faria Lima, que abriga a sede de marcas como Google, Facebook, Shopee e Itaú.

Segundo Antônio Detsi, diretor geral do Bob’s, essa é um transição natural para a marca, que vê São Paulo como um mercado que ainda precisa ser explorado. Em pontos de venda e faturamento, o Rio de Janeiro representa 30% da receita da rede, enquanto São Paulo constitui 12%. O objetivo é que o estado paulista chegue em 40%.

São Paulo tem forte presença no franchising brasileiro. No primeiro semestre de 2024, só a capital paulista, por exemplo, teve um faturamento no setor de R$ 13 bilhões, uma variação de 13,67% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Minas Gerais, Bahia e Pará também estão na mira da marca, que pretende dobrar em tamanho e faturamento nos próximos cinco anos. “Nós temos espaços nas capitais, mas há também outras cidades menores que podemos expandir. Há muita riqueza distribuída no Brasil que vai além dos grandes centros”, conta Detsi.

Em 2023, a companhia faturou R$ 1,4 bilhão, e a previsão é fechar este ano com uma receita de R$ 1,5 bilhão. Atualmente, 90% da rede do Bob’s é composta por franqueados. Os 1.050 pontos de venda são divididos igualmente entre lojas completas e estações de gelados.

Primeiro franqueado ainda está na rede

O Bob’s entrou no franchising em 1984, com uma franquia em Vitória (ES). Capixaba, Walter de Sá Cavalcante Junior trabalhava com obras públicas e conheceu a rede de fast-food durante uma viagem de trabalho. Aos 35 anos, decidiu que queria ter um negócio “com reais chances de crescimento” e apostou no Bob’s.

Primeiro franqueado do Bob's — Foto: Divulgação
Primeiro franqueado do Bob’s — Foto: Divulgação

O que começou como uma franquia se tornou a Sá Cavalcante: um grupo com várias frentes de negócios, inclusive, alimentação. O grupo conta com múltiplas marcas em seu portfólio, sendo as 16 unidades do Bob’s responsáveis por 33% das receitas. Nos próximos dois anos, a companhia pretende abrir mais 4 franquias da rede.

“O Bob’s passou por vários donos, mas a cultura sempre permaneceu. A rede está em regiões que nenhuma outra está e isso é uma vantagem competitiva. Conheço franqueados em cidades pequenas que estão sozinhos”, conta Marcelo Crespo, CEO da Sá Cavalcante Comestíveis (divisão de alimentos do grupo). “As nossas lojas do Bob’s sempre foram rentáveis, mas hoje vivemos o nosso melhor momento”, acrescenta.

Para o diretor geral do Bob’s, a parceria de 40 anos vem de um “relacionamento transparente e sólido entre as partes”. “Nós acreditamos que, quando há uma paixão pelo negócio, pela marca, as coisas fluem muito melhor, e vemos isso no Walter. Ninguém fica com uma empresa se não tem uma paixão. Claro que precisa ter rentabilidade, mas a paixão é essencial”, destaca Detsi.

Com 15 mil funcionários, presente em todos os estados e em 260 municípios, a marca tem 280 franqueados, com média de quatro pontos de venda por investidor. Para 2024, o plano é inaugurar 120 franquias.

Em 2021, durante a pandemia, a rede viu seu número de unidades ir de 1.047 em 2019 para 977 em 2021. “Hoje estamos maiores do que estávamos antes da pandemia. Todas as redes tiveram que se readaptar a esse novo jogo. Os centros das cidades mudaram, tiveram um esvaziamento. Neste ano, a gente percebeu um retorno ao fluxo de shopping, que também sofreu uma mudança”, diz.

Segundo o executivo, a crise acelerou o investimento nos canais digitais, que hoje representam 55% das vendas— a meta é que até o final de 2025 esse número chegue em 75%. Além disso, desde 2021, a rede está repaginando o layout de suas unidades, deixando-as mais tecnológicas — com totens de autoatendimento, armários inteligentes e conectividade em toda loja — e com um conceito “clean”.

70% da reforma, batizada de Bob’s Conecta, está sendo custeada pela rede. Neste ano, a marca irá reformar 200 pontos de venda, e o objetivo é que, em 2025, 90% da rede já esteja operando com o novo modelo. “Queremos acelerar essa conversão das lojas porque vemos que, após a reforma, o franqueado tem um crescimento de 20% no faturamento”, destaca Detsi.

Franquias:

O Bob’s oferece ao empreendedor que quer investir na rede quatro formatos tradicionais e dois na linha de gelados (sem sanduíches). Para ser um franqueado, o investimento vai de R$ 250 mil (quiosque) a R$ 2,5 milhões (drive-thru). Segundo o executivo, o faturamento médio fica em torno de 12% a 15%, e a previsão de retorno entre 42 e 48 meses.

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