Portal BEI

Blumenau (SC) sedia discussões sobre estratégias para fortalecer pequenos negócios do Turismo | ASN Nacional – Agência Sebrae de Notícias

Fonte: carlosabreu

Sebrae, Embratur e Ministério do Turismo promoveram evento para promoção turística e elaboração de melhores práticas

Os pequenos negócios representam 95% das empresas ligadas ao turismo no Brasil e são os principais geradores de empregos e renda no país. Para potencializar o desenvolvimento desse segmento, o Sebrae, a Embratur e o Ministério do Turismo realizaram, nesta quinta-feira (20) em Blumenau (SC), a primeira reunião do “Conexão: Pequenos Negócios e Estratégias de Promoção do Turismo”. O encontro discutiu estratégias e incentivos para o desenvolvimento do turismo em Santa Catarina e no Brasil.

Durante o evento, representantes das Instâncias de Governança Regional de Turismo (IGR) do Vale Europeu, Consórcio Intermunicipal do Vale do Itajaí, Costa Verde Mar, Caminhos do Alto Vale, Caminhos do Príncipe puderam apresentar seus principais atrativos e as dores para desenvolver ainda mais o turismo nessas regiões. Pela primeira vez, os presidentes do Sebrae e da Embratur escutaram por duas horas as explanações do trade catarinense.

O presidente do Sebrae, Décio Lima, destacou que o turismo é responsável por 8% do PIB brasileiro e que contribui para a redução das desigualdades sociais e para a geração de empregos no país. Ele frisou que o Brasil vive um momento único e que esse evento realizado em Santa Catarina segue orientação do governo federal para a construção de parcerias entre o Sebrae e a Embratur. “O turismo é um grande potencial e uma oportunidade histórica para o nosso país. Estamos falando de uma atividade que precisa e que pode potencializar ainda mais seu crescimento e isso, necessariamente, irá acontecer por meio das micro e pequenas empresas”

Décio também comunicou aos participantes que o Sebrae capitalizou um patrimônio líquido de R$ 2 bilhões para novas operações por meio do Fampe, que vai viabilizar R$ 30 bilhões em crédito para os próximos 3 anos.

“Nós temos uma desigualdade de acesso a crédito. Foi por isso que o governo federal lançou o Acredita Brasil, do qual o Sebrae faz parte como avalista na tomada de crédito. Atualmente, os empreendedores de pequenos negócios enfrentam um sistema financeiro que foi feito para as grandes empresas. O Sebrae se uniu ao Programa Acredita como parceiro estratégico na missão da retomada de um Estado atuante, sendo o maior avalista para aqueles que mais precisam de garantia na hora de negociar com os bancos”, Décio Lima, presidente do Sebrae.

Marcelo Freixo, presidente da Embratur, enfatizou que a construção do Turismo é feita pelos micro e pequenos empreendedores e que, inevitavelmente, o turismo é um lugar no qual setores público e privado precisam se entender. “A cadeia do turismo é uma das mais democráticas que existe. Quando você faz o turismo crescer você tem todas as pontas complementadas em uma cadeia. Um depende do outro. Quando falamos em promover o Turismo falamos da construção de um país que é amplo e diverso”. Ele ainda pontuou que Santa Catarina é um estado que está preparado para ser trabalhado internacionalmente.

O secretário nacional de políticas do Turismo do Ministério do Turismo, Milton Zuanazzi, também reforçou que público e privado devem caminhar juntos quando se fala em turismo. “Quando falamos de produtos e destinos, criamos um DNA para o turismo e não há outro jeito de fazer isso sem que o público e privado caminhem juntos”. A vice-líder do governo na Câmara dos Deputados, Ana Paula Lima, participou do evento e destacou a importância da promoção do Turismo para geração de emprego e renda.

Florianópolis

Nessa sexta-feira (21) uma nova agenda ocorrerá em Florianópolis. Assim como em Blumenau, o encontro contará com a participação de representantes do Sebrae Santa Catarina e do trade turístico local e regional, como gestores de secretarias, prefeituras, associações, setor privado e empreendedores. Também serão apresentadas a “Instância de Governança Regional de Turismo (IGR) de Florianópolis”, “Caminhos dos Cânions” e “Encantos do Sul”. Serão discutidos assuntos como experiências e potencialidades regionais, ações conjuntas da Embratur e do Sebrae e novas estratégias.

Dia: 21 de junho, sexta-feira, das 10h às 12h30
Local: Sebrae, Rod.SC – 401, Km.1, Lt.2, Florianópolis / SC

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
+ Relacionadas
Últimas

Newsletter

Fique por dentro das últimas notícias do mundo dos negócios!