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Black Friday 2024: 65% dos consumidores esperam novidades para este ano; veja como se preparar

Fonte: Redação

Os consumidores brasileiros já começaram a se preparar para a Black Friday 2024, e a inovação é a palavra-chave para o sucesso na temporada deste ano. De acordo com uma pesquisa do Google divulgada nesta quarta-feira (11/9), 62% dos consumidores pretendem aproveitar a data, e 65% esperam novidades para este ano. O estudo foi encomendado pelo Google à Offerwise e realizado em julho de 2024.

“Quem não usar a criatividade não vai se diferenciar. É um momento para brilhar” afirma Gleidys Salvanha, diretora-geral de negócios para varejo e tecnologia do Google Brasil. Depois de um 2023 com resultados que não atingiram as expectativas do mercado, com 66% dos consumidores com interesse de compra e apenas 54% com compras efetivadas, além de 40% com menos aquisições do que o esperado, a projeção para 2024 é otimista, mas exige preparação por parte das empresas.

Salvanha afirma que as marcas precisam inovar para acompanhar o interesse da clientela, que está mais exigente quanto às suas decisões de compra. De acordo com o estudo, apesar de o preço continuar sendo o principal fator para as compras, atributos ligados à qualidade do produto e confiabilidade da loja, site ou aplicativo apresentam-se como prioridades para os brasileiros, além do custo do frete.

No primeiro semestre deste ano, as buscas no Google para consulta de categorias de produtos aumentaram 13% na comparação com o mesmo período do ano passado. Nesse cenário, a maioria dos consumidores está otimista com as finanças para este ano. Do total, 67% acreditam que sua capacidade financeira para fazer compras vai melhorar ou ficar igual até o final do ano, e 51% se planejarão financeiramente para a data.

Black Friday 2024: Categorias mais procuradas

De acordo com a pesquisa, as intenções de consumo por categorias se mantêm semelhantes a 2023, com a liderança de eletroeletrônicos (76%), moda (59%), beleza e cuidado pessoal (44%) e produtos para casa (41%). Contudo, o interesse do consumidor este ano vai além do varejo. Ainda segundo o estudo, os brasileiros gostariam de aproveitar algum tipo de oferta de viagem (72%) e de cursos (56%).

Para os consumidores, a Black Friday se divide entre três principais benefícios: conseguir comprar produtos de rotina, mas gastando menos (48%), comprar produtos que não poderiam comprar sem os descontos (38%) e comprar antecipadamente o que planejavam adquirir no futuro (34%).

Black Friday antecipada? Início das compras varia em cada categoria

Segundo dados internos do Google, a jornada de interesse na Black Friday pode ser observada a partir de três principais perfis de compra, que variam, sobretudo, de acordo com o tipo de produto ou serviço buscado. O foco na própria sexta-feira, por exemplo, se destaca na busca por ofertas relacionadas a esporte e lazer, telefonia, voos, informática, beleza e saúde, TV, vídeo e áudio, eletrodomésticos e eletroportáteis. Nestes casos, a busca começa a crescer gradualmente nas primeiras semanas de novembro e atinge o pico entre quinta e sexta-feira da Black Friday, com queda nos dias seguintes.

Já serviços e produtos ligados a educação, academia, hotéis, casa e construção, decoração, bebidas, pacotes de viagens, infantil e bebê, moda e perfumaria e cosméticos estão entre os interesses antecipados da data, ou seja, contam com um volume de busca elevado já a partir da terceira semana de outubro. Outras categorias contam com um interesse constante, que se mantém com poucas oscilações da terceira semana de outubro até a Black Monday, são elas: alimentos, suplementos, games, livros, pet, instrumentos musicais, brinquedos e limpeza.

Como criar a melhor estratégia para a Black Friday 2024

Para aproveitar a Black Friday, é essencial traçar uma estratégia pensada para o seu tipo de negócio e com foco em atender às expectativas do consumidor. Nesse sentido, pensar na jornada de consumo do produto ou serviço que você oferece, por exemplo, é uma das formas para planejar quando liberar as melhores ofertas e como se comunicar com os clientes durante o período.

“Se estou falando de uma categoria com interesse constante, oferecer algo por tempo limitado pode gerar conversão no período”, exemplifica Rodrigo Rodrigues, diretor sênior de customer solution do Google Brasil

Para Nathalia Camargo, diretora de commerce e customer solutions do Google Brasil, a Black Friday vai muito além dos preços ou da busca por queimar estoque. A data pode e deve ser pensada como uma forma de atrair novos consumidores, de se posicionar e apresentar a proposta de valor da marca. Segundo Camargo, uma das formas de criar um plano completo para a empresa é a partir da análise de cinco aspectos:

  • Objetivos do negócio
  • Objetivos de marketing
  • Estratégias de marketing
  • Frentes de ativação
  • Plano de comunicação

Ao pensar nos objetivos do negócio, é necessário entender qual a principal meta da empresa para o período. Expansão de target, ganho de market share, rentabilidade, aumento do volume de receita, diversificação de portfólio e expansão de categorias são alguns dos objetivos que podem considerados. Para os objetivos de marketing, é possível pensar nas vendas online ou offline, engajamento em aplicativos e conhecimento do público sobre a marca.

Com os objetivos definidos, é hora de pensar nas estratégias de marketing que funcionem como uma ponte para alcançar o propósito, como fazer um lançamento no período, diversificar os produtos oferecidos, focar em upsell (incentivar o cliente a comprar uma versão mais completa e de maior valor de um produto ou serviço) e incentivar a recompra. Já as ativações podem envolver experiências imersivas, gamificação, benefícios criativos e personalização. Segundo a pesquisa, um dos desejos dos consumidores (69%), por exemplo, é ver parcerias exclusivas entre marcas durante o período .

Por fim, o plano de comunicação deve ser pensado para posicionar a marca diante dos atuais e potenciais clientes. Usar a criatividade, estruturar conteúdos que estejam de acordo com a mensagem que a empresa deseja transmitir, seja para comunicação orgânica ou paga, e mensurar o impacto da comunicação nos consumidores são os principais passos para ter sucesso nesta etapa.

“O ano de 2024 pode ser um espaço de experimentação por meio de abordagens inovadoras, como lançamento de produtos, fidelização e ampliação de público-alvo. Para ter resultados relevantes, as marcas precisam ressignificar a atuação na data”, conclui Camargo.

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