Mais uma semana com aporte acima de R$ 50 milhões: dessa vez, a BHub, startup que oferece soluções de back office para pequenas e médias empresas, captou R$ 74 milhões com a liderança do International Finance Corporation (IFC), braço de investimentos do Banco Mundial.
Outra novidade de destaque foi o lançamento pelo iFood de uma nova frente offline: o iFood Salão, que tem como primeiro produto totens para autoatendimento em estabelecimentos. O anúncio aconteceu no iFood Move, conferência realizada pela primeira vez pelo unicórnio, em São Paulo, e que teve presença de nomes como a tenista norte-americana e multicampeã Serena Williams.
Esta edição da newsletter fala também sobre o novo edital para startups da Petrobras e o investimento de bilhões da Microsoft em infraestrutura de nuvem e inteligência artificial no Brasil.
100 Startups to Watch é a newsletter de Pequenas Empresas & Grandes Negócios que leva a você as notícias mais relevantes do ecossistema de inovação.
Aportes
BHub. A startup de back office as a service, com soluções contábeis, fiscais e financeiras, atraiu o International Finance Corporation (IFC), braço de investimentos do Banco Mundial, para uma rodada de R$ 74 milhões, acompanhada por Valor Capital, monashees e Latitud. O capital será usado para desenvolver tecnologias e produtos, com a expansão da equipe especializada em IA. Outra meta é atingir o breakeven em 2025.
ÄIO. Fundada pela brasileira Nemailla Bonturi, na Estônia, a biotech levantou € 6,1 milhões em uma rodada com os fundos de venture capital Voima Ventures, 2C Ventures, SmartCap e Nordic Foodtech VC. Os recursos serão utilizados para construir uma fábrica no país europeu, onde a startup poderá produzir seus óleos a partir de resíduos de madeira e agricultura em maior escala. Para quem quer conhecer mais sobre a história da ÄIO, vale ler essa entrevista, que publicamos no site de PEGN.
Movêu. A startup de móveis personalizados online conquistou R$ 3 milhões em sua segunda rodada de captação, liderada pela Investidores.vc e acompanhada por anjos. A Movêu planeja direcionar o cheque para três frentes: marketing, tecnologia e produto. Com 120 arquitetos parceiros, além de QuintoAndar e Fast Shop como clientes, a startup projeta faturar R$ 1,5 milhão neste ano.
Novos passos
O iFood é mais conhecido como aplicativo de delivery, mas vem desbravando o mundo offline e, nesta semana, lançou uma nova frente de negócios: o iFood Salão, que tem como primeiro produto totens para autoatendimento em estabelecimentos. 130 restaurantes já estão testando a tecnologia, que deve ser disponibilizada para os clientes no fim do ano.
O unicórnio também divulgou um novo estudo, realizado em parceria com a consultoria de foodservice Galunion. Segundo os dados, quase metade (46%) das lojas ativas na plataforma são novos negócios, com menos de um ano de funcionamento. A maioria das operações é de pequeno porte: 86% dos empreendimentos contam com até 5 colaboradores, e 31% são totalmente geridos pelos proprietários.
O palco para os anúncios foi o iFood Move, evento realizado pelo unicórnio entre quarta e quinta-feira (25 e 26/9) em São Paulo (SP). Com a previsão de receber 10 mil pessoas, a conferência trouxe nomes internacionais para palestrar, como Serena Williams, ex-atleta de tênis e empresária, e Jay Livingston, CMO do Shake Shack.
Durante o evento, o diretor de inovação do iFood, Marcos Gurgel, falou sobre a estratégia do unicórnio para trabalhar com startups. Segundo o executivo, a empresa já promoveu mais de 20 desafios de inovação aberta para conhecer soluções. “Temos cerca de 30 startups trabalhando atualmente dentro do iFood, prestando serviço para áreas como legal, de marketing e de compras. Mais de 80% das vezes elas trabalham para o iFood para gerar impacto para o cliente final”, afirmou.
Investimento de bilhões
A Microsoft anunciou nesta quinta-feira (26/9) um investimento de R$ 14,7 bilhões para a infraestrutura de nuvem e inteligência artificial no Brasil, em vários campi de datacenters no estado de São Paulo. Segundo a empresa, o valor será desembolsado ao longo de três anos e tem como objetivo fomentar a aceleração da inovação no país.
A big tech também anunciou o programa ConectAI, que oferecerá treinamento para 5 milhões de pessoas durante o mesmo período para que possam desenvolver suas habilidades com a tecnologia.
A novidade está relacionada ao investimento feito pelo governo federal para a infraestrutura e criação de soluções com IA: o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA) foi apresentado há cerca de dois meses — mais detalhes nesta reportagem publicada no site.
A Microsoft já tem duas regiões da sua solução de nuvem, o Azure, no país: Brasil South, em São Paulo, e Brasil Southeast, no Rio de Janeiro. “Nossos novos investimentos em infraestrutura de nuvem e IA e em capacitação no Brasil ajudarão a garantir um amplo acesso tanto à tecnologia quanto às habilidades necessárias para que a população e a economia brasileira prosperem nesta era de IA”, afirmou Satya Nadella, CEO da Microsoft.
Movimentações
Microempreendedores. A RecargaPay anunciou nesta semana que vai assumir a operação da carteira de microempreendedores da infratech financeira Celcoin. Desta forma, a RecargaPay expande as ofertas para empreendedores, enquanto a Celcoin se dedicará às soluções de banking as a service (BaaS) e embedded finance, ampliando a atuação com fintechs, bancos e empresas enterprise, o seu principal público.
Healthtechs. A RD Saúde, grupo de varejo farmacêutico que engloba as redes Raia e Drogasil, é a nova mantenedora do Cubo Itaú. A companhia se une à vertical de saúde do hub de inovação em busca de conexões para resolver dores da companhia: promoção da saúde por meio de ferramentas que estimulem o estilo de vida mais saudável; prevenção e monitoramento para evitar o agravamento de doenças crônicas; proteção da saúde por meio da vacinação; e atenção primária com diagnóstico e tratamento de condições agudas de baixa complexidade. Atualmente, 25 startups fazem parte do Cubo Health.
A mais inovadora do Brasil
A healthtech PBSF – Protecting Brains & Saving Futures foi a vencedora da etapa nacional do Global Tech Innovator 2024, competição da consultoria KPMG que busca a startup mais inovadora do mundo.
A PBSF criou a ferramenta UTI Neonatal Neurológica Digital, que permite o diagnóstico precoce de lesões cerebrais em recém-nascidos a partir do uso combinado de telemedicina, IA e monitoramento contínuo. A startup atua em 50 hospitais no Brasil e já está presente em cinco instituições internacionais nos Estados Unidos, Reino Unido e Índia.
“Essa conquista só reforça o nosso compromisso de fazer a diferença no futuro de milhares de crianças e suas famílias no Brasil e no mundo”, escreveu Gabriel Variane, fundador da healthtech, no LinkedIn. A startup vai representar o Brasil na etapa mundial, marcada para acontecer no Web Summit Lisboa, em novembro.
Novo edital
A Petrobras reforçou a sua aposta na inovação e lançou um edital de R$ 16 milhões para startups dentro do programa Petrobras Conexões para Inovação. A seleção será feita nacionalmente, em parceria com o Sebrae, em busca de soluções para os desafios nas áreas de transição energética e integridade de ativos.
As startups escolhidas podem receber até R$ 1 milhão para os desafios que compreendem desenvolvimento de software, ou até R$ 2 milhões para deep techs, com elaboração de hardware e materiais.
Desde que iniciou o trabalho focado em startups, há cinco anos, a estatal já fez parcerias com 53 empresas de dez estados e tem taxa de continuidade, com contratos de P&D, fornecimento e investimento, de 30%.
Oportunidades
Residência. O programa Start Up Ribeirão, que reúne cinco ambientes de inovação de Ribeirão Preto (SP) – Corp Working, Dabi Business Park, Hub Credicitrus, Orgânica Cursos e Supera Parque –, vai selecionar 20 startups para usufruir de espaços de trabalho gratuitamente por três meses. Para cada área de atuação foram propostos desafios a serem explorados por startups dos segmentos agritech, edtech, proptech, healthtech e fintech. Ao final, as startups terão a possibilidade de fazer negócios com as empresas residentes do Start Up Ribeirão. As inscrições vão até 31 de outubro pelo site.
Mobilidade. O Sem Parar abriu uma nova rodada de seleção de startups para o Inova Sem Parar. Em sua terceira edição, o programa realizado em parceria com a Liga Ventures busca encontrar empresas inovadoras para solucionar os desafios da companhia de prevenção de fraudes e enriquecimento de dados para a aceleração dos negócios. As startups selecionadas trabalharão no desenvolvimento de um projeto em parceria com o Sem Parar. Interessados podem se inscrever pelo link até 27 de outubro.
Desafio. Estudantes que ainda estão no ensino médio, universitários de todas as áreas e jovens profissionais podem participar da 7ª edição do VC Challenge, competição organizada pela gestora de venture capital KPTL. A iniciativa consiste em dinâmicas e workshops imersivos para quem quer conhecer mais sobre o ecossistema, e neste ano, conta com quatro verticais: mineração, clima, telecomunicações e construção. Esta edição também terá uma competição focada em jovens dos estados da região Norte. Os vencedores ganham estágios de verão e uma viagem ao Web Summit Rio 2025. As inscrições se encerram em 4 de outubro e podem ser feitas pelo site.
Mulheres fundadoras. O programa de mentoria EmpowerHer, da WeInvest Latam, busca empreendedoras que queiram se capacitar para conquistar um cheque com investidores de venture capital. Gratuita, a iniciativa foi desenvolvida por Maria Rita Spina Bueno (Anjos do Brasil), Carolina Strobel (Antler Brasil) e Ariadne Caballero (SP Ventures), e tem duração de três meses. O foco está em startups que estejam captando investimento-anjo ou de capital de risco nos estágios pré-seed, seed ou Série A. Interessadas têm até hoje (27/9) para se inscrever pelo formulário.