Portal BEI

Bar é criticado após instalação em antiga capela:

Fonte: Redação

Um bar vem sendo alvo de críticas após ter sido instalado no altar de uma antiga capela. O Wye Oak Tavern fica dentro do Visitation Hotel, em Frederick (Maryland – EUA) e, mesmo antes da sua inauguração, vem sofrendo pedidos de realocação. Uma petição já conta com 3.378 assinaturas.

De acordo com o texto, a comunidade local espera que os proprietários “restaurem a dignidade da capela”. “Estamos profundamente tristes que a capela sagrada, usada para inúmeras celebrações da santa missa, tenha sido convertida em um bar e restaurante”, destaca a petição.

Fundada em 1846, a capela fazia parte do Visitation Academy — um convento e escola católica para meninas. A instituição fechou em 2016 e foi desconsagrada em seguida. Em 2017, a propriedade foi vendida e, em dezembro daquele ano, foi reaberta como um hotel.

Criada por Elyssa Koren, advogada e ex-aluna da escola, a petição foi publicada em 15 de dezembro e solicita que os proprietários removam o altar e o tabernáculo ou realoque o Wye Oak Tavern para outro local. Em seu X, Koren afirma que a escolha do bar é um “total desrespeito ao sagrado”. “A capela que me levou a Jesus agora é um bar de hotel Marriott com coquetéis no altar”, acrescenta.

A publicação conta com 135 mil visualizações e 596 curtidas e nos comentários usuários defendem a posição de Koren. “Que vergonha. Deus não será ridicularizado”, afirmou um internauta. “Verdade! Nenhum edifício comercial deveria poder comprar ou usar uma igreja, uma igreja só deveria poder ser vendida a outra”, destacou outro.

Mas há aqueles que não concordam com as críticas. “A igreja de Cristo é o povo e não um lugar”, publicou um usuário. “O altar é o foco da capela, faz sentido que a área que ele ocupava seja o foco principal de um bar”, disse outro.

Inaugurado em 19 de dezembro pelos irmãos chefs Bryan e Michael Voltaggio, ganhadores do programa Top Chef Las Vegas, o bar foi projetado para ocupar o centro da antiga capela, dando destaque para o altar que tem elementos religiosos como vitrais e estátuas de anjos. Ao site DailyMail, Jim O’Hare, um dos desenvolvedores do projeto, afirmou que o restaurante buscou respeitar o legado da capela.

“Removemos itens religiosos, como crucifixos e estações da cruz, e fizemos o bar para ser distinto visualmente do altar. A ideia não foi desrespeitar, mas preservar o caráter histórico do edifício”, afirmou.

Até a publicação deste texto, os irmãos Voltaggio não haviam se pronunciado em suas redes sociais. De acordo com o DailyMail, a Arquidiocese de Baltimore, que aprovou a venda e a desconsagração da capela, expressou simpatia pela petição, mas reafirmou a designação secular da propriedade.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
+ Relacionadas
Últimas

Newsletter

Fique por dentro das últimas notícias do mundo dos negócios!