A produtora de azeites gaúcha Estância das Oliveiras anunciou, nesta quinta-feira (26/09), que conquistou o primeiro lugar no Prêmio Mario Solinas Quality Award, reconhecido como o “Oscar mundial” de azeites de oliva, entre as produtoras do Hemisfério Sul. Esta premiação é organizada oficialmente pelo Comitê Oleícola Internacional (COI), que normatiza a atividade de olivicultura globalmente.
Esta é a primeira vez que o prêmio, criado no início dos anos 2000, promove uma nova rodada para avaliar as empresas do Hemisfério Sul. A cerimônia de premiação será realizada em Montevidéu, no Uruguai, em novembro. As avaliações do Hemisfério Norte acontecem entre fevereiro e março.
Lucídio Morsch Goelzer, fundador da Estância das Oliveiras, afirma que o prêmio é um tributo à resiliência dos gaúchos.
“Estamos emocionados com este grande reconhecimento que trouxemos para o Brasil e o Rio Grande do Sul! Vivemos momentos difíceis em nosso estado; para enviar os azeites aos prêmios, tivemos que viajar 1.000 km até o aeroporto de Florianópolis, pois o aeroporto de Porto Alegre continua interditado.”
A marca obteve o primeiro lugar na categoria Delicate Green (algo como verde claro), com o azeite Blend Exclusivo, que combina azeitonas espanholas Arbequina e Arbosana, além da grega Koroneiki, todas cultivadas na propriedade, localizada em Viamão, a 28 km de Porto Alegre. Em apenas nove meses, a safra 2024 da fazenda conquistou mais de 80 prêmios em quatro continentes.
Outra produtora gaúcha, a Fazenda Sabiá Da Vigia, de Encruzilhada do Sul, foi finalista na categoria Robust Green (verde robusto), que laureou uma empresa uruguaia, a Colinas de Garzón / Agroland S.A.
A Estância das Oliveiras é uma fazenda familiar dedicada à produção de azeites de oliva de edição limitada. Além da produção, a fazenda realiza atividades de olivoturismo, recebendo turistas de várias regiões do Brasil.
Os visitantes têm a oportunidade de participar de experiências imersivas, como almoços temáticos em homenagem a regiões produtoras de azeites, caminhadas nos olivais e visitas ao lagar, onde são produzidos os azeites. As atividades incluem degustações, piqueniques gourmet, e eventos ao pôr do sol com música ao vivo.
Em fevereiro de 2024, o EVOO World Ranking divulgou as marcas de azeite de oliva mais premiadas do ano, posicionando a Estância das Oliveiras como a 9ª marca mais reconhecida globalmente. O Prêmio Mário Solinas é uma das 2 únicas premiações do mundo que possuem nota 10 no EVOO World Ranking.