Atendentes perseguem cliente que não deixou gorjeta; cena gera discussão nas redes

Fonte: Redação

Internautas reforçam que pagamento não é obrigatório, enquanto outros dizem que cliente não deveria comer fora de casa, se não queria pagar o valor adicional


Caso aconteceu nos Estados Unidos, restaurante não foi identificado
Caso aconteceu nos Estados Unidos, restaurante não foi identificado — Foto: Reprodução/TikTok

Um vídeo publicado (e agora removido) no TikTok mostra um confronto entre uma garçonete e um cliente de um restaurante nos Estados Unidos. O caso aconteceu após um homem ser seguido e cobrado por funcionários após não pagar gorjeta. O vídeo publicado pelo perfil @the.envious.novel não identifica o restaurante onde o desentendimento aconteceu, mas gerou debate entre os internautas sobre a exigência das gorjetas.

De acordo com a publicação, o barman e o garçom correram atrás do cliente, chegando a bloquear o carro dele com seus próprios veículos, exigindo que ele “desse a gorjeta como deve ser”. O vídeo mostra o homem incomodado, enquanto sai de seu carro por ser confrontado pelos funcionários. As imagens foram despublicadas pouco depois de este texto ir ao ar.

Um dos atendentes chega a ameaçar o cliente dizendo que seu irmão é policial e que ele deveria voltar ao estabelecimento para deixar sua gorjeta. Enquanto a cena se desenrola, o cliente questiona o que ele deveria fazer e justificando que não teria condição para oferecer uma gorjeta.

O vídeo termina com o cliente voltando para o carro, onde seus filhos o esperavam. A publicação não deixa claro se ele voltou para dar o dinheiro ou não.

Nos comentários, internautas debatem sobre a “inflação das gorjetas” (tipflation), pressão social e as expectativas impostas aos consumidores na hora de pagar por uma refeição em um estabelecimento.

Um dos usuários ficou do lado do restaurante, argumentando que, embora a gorjeta não seja obrigatória, o homem não deveria ter ido comer fora se não pretendia deixar gratificação. A maioria, no entanto, simpatizou com o cliente. “Definitivamente é ilegal perseguir alguém, especialmente por não dar gorjeta”, escreveu um usuário. “Você não pode forçar alguém a te dar uma gorjeta”, opinou outro. Um dos internautas chegou a sugerir que os funcionários deveriam ser demitidos.

Segundo o DailyMail, uma pesquisa realizada pelo CouponBirds, mostrou que dois em cada três americanos costumam dar gorjeta por culpa ou pressão. O mesmo estudo mostra que os americanos acreditam que a cultura da gorjeta teria ido “longe demais”.

Mais recente Próxima Restaurante cobra mais de R$ 1 mil para cortar bolo e desabafo de cliente viraliza nas redes sociais

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
+ Relacionadas