O universo da gastronomia deu o tom de algumas das histórias mais curiosas publicadas em PEGN em 2023. Entre os casos que chamaram a atenção dos leitores estiveram discussões envolvendo pedidos, pessoas fugindo sem pagar a conta e até mesmo um prato de caranguejo que virou caso de polícia. Fora dessa temática, mas ainda dentro do mundo dos negócios, o caso de uma “demissão monetizada” também chamou atenção neste ano.
Confira a seguir as cinco histórias curiosas que mais se destacaram em 2023:
1 . O cliente que foi ofendido por dona de pizzaria por não entender o ‘conceito’ da pizza

Um morador de Cajazeiras, na Paraíba, viralizou nas redes sociais ao expor uma discussão com a dona de uma pizzaria local. O cliente, que não quis se identificar, tinha realizado o pedido de uma pizza no estabelecimento por meio da plataforma iFood. No entanto, ele não gostou do aspecto da comida recebida e entrou em contato com a gestora para pedir reembolso.
O caso ocorreu em fevereiro de 2023 e foi repercutido em um vídeo no TikTok. O cliente alegou que a pizza não se parecia com a descrição na plataforma, mas ouviu da empreendedora que ele não havia entendido o conceito do prato. “Procure primeiro saber, ter conhecimento, para atacar”, disse a mulher, que não foi identificada. “Se você não gostou, morra”, afirmou ela, em outro momento.
Bombou nas redes:
2. O bar que ofereceu recompensa por informações sobre família que fugiu sem pagar conta

No início de novembro, o pub The Britannia, no Reino Unido, ofereceu uma recompensa para quem ajudasse a localizar uma família que fugiu do estabelecimento sem pagar a conta. O grupo suspeito, formado por 12 pessoas, pediu o equivalente a R$ 1,5 mil em refeições e cervejas, mas deixou o local sem fazer o pagamento, aproveitando a distração de uma garçonete.
O bar denunciou o caso à polícia local e publicou fotos dos clientes em sua conta oficial no Facebook, em busca de pistas. “[Há] recompensa disponível para a descoberta bem-sucedida desses golpistas”, apelou o post, sem informar o valor da bonificação.
3. O caso do turista que se recusou a pagar R$ 3,3 mil por prato de caranguejo

Um prato de caranguejo virou caso de polícia em Singapura. Em agosto, o turista japonês Junko Shinba, 50 anos, pediu a refeição no restaurante local Seafood Paradise, mas se disse surpreso com o valor da conta: o equivalente a R$ 3,3 mil. Diante da situação, ele resolveu chamar a polícia alegando que não tinha sido informado previamente sobre o custo do prato.
No mês seguinte, o Seafood Paradise se posicionou sobre o ocorrido e divulgou imagens das câmeras de segurança em suas redes sociais para desmentir a versão contada pelo turista. Nas imagens, o garçom aparece apontando para o cardápio e aparentemente explicando o preço da refeição para Shinba. O fruto do mar, de 3,5 kg, chegou a ser levado vivo à mesa do cliente antes de ser preparado.
4. O cliente que deixou R$ 30 milhões em testamento para empreendedor que o atendeu bem

Atender bem um cliente e ganhar dele uma herança equivalente a R$ 30 milhões. Esse é o resumo da história inusitada do empreendedor Sam Jones, dono de um quiosque de hambúrgueres na Inglaterra. Há mais de 20 anos, ele vendeu um lanche para o empresário multimilionário David Turner de uma maneira tão satisfatória que o encontro acabou virando uma amizade.
Apesar do desejo de Turner em recompensar o amigo no testamento, o caso foi parar nos tribunais locais. O cliente morreu em 2017 e a irmã dele contestou a destinação da quantia para o dono da lanchonete, pedindo anulação do documento. No entanto, em julho de 2023, a decisão da Justiça foi favorável a Jones.
5. O funcionário que usou e-mail de despedida para “monetizar” demissão

Em junho, o analista de marketing Fernando Pinheiro foi demitido da varejista Magalu e resolveu ‘monetizar’ a sua saída da empresa, enviando um e-mail para os demais colegas com um cupom desconto de 25% para compras. Com a estratégia, ele afirmou ter conseguido bater sua meta de vendas. A postagem sobre o caso viralizou no X (antigo Twitter).
O e-mail com o título “O cara dos cupons de Zattini se despede — com cupom de 25% OFF!” foi encaminhado para mais de 800 colaboradores. “O objetivo era fazer algo diferente, já que as pessoas da empresa têm a cultura de enviar uma mensagem se despedindo”, disse Pinheiro. “Decidi usar meu lado mais criativo e bem-humorado para me destacar mesmo na saída”.