Histórias de sucesso, criatividade, inovação e curiosidades são atributos que definem as matérias mais lidas de 2024 na editoria de franquias de Pequenas Empresas & Grandes Negócios.
O setor segue despertando a curiosidade de leitores e mantém uma trajetória de crescimento. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), as redes franqueadoras registraram um faturamento de R$ 70,231 bilhões no terceiro trimestre de 2024, uma expansão de 12,1% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Confira a seguir as matérias mais lidas deste ano sobre franquias:
1. Pra Comer
A praticidade tem conquistado cada vez mais espaço no setor de alimentação, e foi com esse objetivo que o empreendedor Charleston Souza, de 56 anos, criou a Pra Comer, uma lanchonete de 3 m², onde o próprio cliente pode se servir de açaí, café e outras opções. O negócio, que faturou R$ 1,5 milhão em 2023, deu um grande passo em 2024, ao se expandir para o modelo de franquias.
2. Sobrancelhas Design
Após a entrada da criadora de conteúdo digital Vanessa Lopes no BBB 24 (Big Brother Brasil, reality show da TV Globo), as buscas sobre sua vida dispararam. Foi então que muitos descobriram a trajetória empreendedora de seu pai, Alisson Ramalho, sócio-fundador do Grupo SD e um dos donos da rede de franquias Sobrancelhas Design.
3. Usaflex
Consolidada no mercado de calçados, a Usaflex apostou em um novo modelo comercial em 2024: adotou o sistema de franquias de outlet, oferecendo sapatos com descontos de até 70%. Segundo Elbio Armiliatto, diretor de franquias da marca, a estratégia foi criada para atender a franqueados que já possuem unidades tradicionais da marca, com o objetivo de ampliar os lucros. O novo modelo prevê a abertura de 20 outlets até 2026.
Franquias:
4. Pastel Di Fêra
Sucesso nas redes sociais graças à sua decoração única, o Pastel Di Fêra, criado pelo influenciador digital paulista Bruno Guedes, iniciou sua expansão por meio de franquias. O negócio tem como objetivo resgatar o estilo do tradicional “pastelzinho” de feira, proporcionando aos clientes uma verdadeira “experiência de feira”, com elementos como pombo cenográfico, caldo de cana e outros detalhes que remetem à atmosfera das ruas. O empreendimento fatura R$ 200 mil por mês e já se expandiu com franquias nas cidades de Mauá (SP) e Recife (PE).
5. Lojas Melissa
Com mais de 40 anos de mercado, a Melissa, marca do grupo Grendene, carrega em sua essência o doce aroma que permeia suas lojas e embalagens. Em 2024, a marca passou por importantes mudanças em sua rede de franquias. A primeira delas foi a alteração no nome, que deixou de ser “Clube Melissa” para simplesmente “Melissa”. Além disso, houve uma reformulação no layout das lojas, adotando um estilo arquitetônico mais minimalista, com o objetivo de dar ainda mais destaque aos produtos da marca.