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As 10 histórias de franquias mais lidas de 2023

Fonte: Redação

O ano não foi fácil para o varejo brasileiro. Desde o estouro da crise da Americanas, ainda em janeiro, outras foram anunciadas no decorrer do ano, como a da SouthRock, que comanda Starbucks, Subway e Eataly no Brasil. Entretanto, o setor de franquias, mesmo com os desafios de inflação e dificuldade de acesso a crédito, conseguiu acumular nove trimestres de crescimento consecutivo, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

O setor ainda protagonizou algumas fusões e aquisições relevantes, como a da The Body Shop, vendida pela Natura para um fundo europeu, e as movimentações das redes de serviços educacionais.

As matérias mais lidas sobre franquias em PEGN ao longo de 2023 demostram o apetite do empreendedor pelo segmento. As listas de “franquias baratas”, que apresentam microfranquias que podem ser opções para se empreender no setor com um capital reduzido, dividiram espaço com notícias relevantes, balanços de marcas, novos modelos de negócio, redes de famosos e histórias de sucesso. Confira as reportagens mais lidas:

10. Soft Ice Cream

Matheus Crauze, sócio-fundador da Soft Ice Cream — Foto: Ricardo Franzen
Matheus Crauze, sócio-fundador da Soft Ice Cream — Foto: Ricardo Franzen

O jovem empreendedor Matheus Krauze nasceu em uma família de sorveteiros. Aos 21 anos, decidiu empreender por conta própria e abriu a Soft Ice Cream, rede que se destacou por fazer casquinhas de sorvete gourmet. Ele faturou R$ 2 milhões no ano passado e em 2023 passou a fazer parte do Grupo Rua, em parceria com o Janela Bar.

Franquias:

9. Love for Sweet

Love for Sweet — Foto: Divulgação
Love for Sweet — Foto: Divulgação

Nascida em Juazeiro (BA), a empreendedora Ariele Barreto investiu R$ 380 mil para abrir a primeira loja da Love for Sweet em 2020, em Barueri, na região metropolitana de São Paulo. Com conceito todo cor-de-rosa, a cafeteria tem hoje três unidades, sendo duas franquias, e fatura R$ 1,8 milhão por ano.

8. Stylebar

Da esq pra direita: Luiza Justus, Gisela Prochaska, Bianca Paulino, Deborah Paulino e Carolina Paulino, do Stylebar — Foto: Divulgação
Da esq pra direita: Luiza Justus, Gisela Prochaska, Bianca Paulino, Deborah Paulino e Carolina Paulino, do Stylebar — Foto: Divulgação

A rede de franquia de salões de beleza express foi fundada pelas amigas Gisela Prochaska e Deborah Paulino, que trouxeram as filhas para o negócio e faturaram R$ 10 milhões em 2022. A ideia do Stylebar é que o serviço seja concluído em até 60 minutos, na maioria dos casos. Para isso, a empresa trabalha apenas com serviços rápidos e um número elevado de atendentes.

7. Peça Rara

Deborah Secco e Bruna Vasconi, sócias da Peça Rara — Foto: Divulgação
Deborah Secco e Bruna Vasconi, sócias da Peça Rara — Foto: Divulgação

A empreendedora Bruna Vasconi abriu o brechó Peça Rara em 2007, em Brasília. O negócio acabou chamando a atenção do empresário José Carlos Semenzato, da SMZTO, que se tornou sócio e ainda trouxe a atriz Deborah Secco para completar o quadro. Hoje, a rede tem mais de 70 unidades próprias e franqueadas, em diversas cidades brasileiras, e até José Appolinário como franqueado. Neste ano, o investimento foi no aumento das vendas digitais.

6. Prioridade 10

Angelica Leising e Rogerio Zorzetto, fundadores da Prioridade 10 — Foto: Divulgação
Angelica Leising e Rogerio Zorzetto, fundadores da Prioridade 10 — Foto: Divulgação

A loja de departamentos foi criada em Cunha Porã (SC), uma cidade com pouco mais de 11 mil habitantes, e promete vender tudo por até R$ 20. Quase dez anos depois, o casal fundador, Rogerio Zorzetto e Angelica Leising, transformou o negócio em franquia, e hoje tem mais de 70 unidades abertas.

5. Acuidar

Vitor Hugo de Oliveira e Jéssica Soares Ramalho, fundadores da Acuidar — Foto: Divulgação
Vitor Hugo de Oliveira e Jéssica Soares Ramalho, fundadores da Acuidar — Foto: Divulgação

Profissionais dá área da saúde, o médico geriatra Vitor Hugo de Oliveira e a fisioterapeuta Jéssica Soares Ramalho criaram a Acuidar, em 2016, em João Pessoa (PB). A empresa é focada em cuidadores que acompanham idosos e pessoas que precisam de atenção especial e passou a crescer com franquias em 2019. No ano passado, atingiu um faturamento de R$ 53 milhões.

4. Splash Bebidas Urbanas

Brunna Farizel, Sabrina Sato e Lucas Moreira, sócios da Splash Bebidas Urbanas — Foto: Divulgação
Brunna Farizel, Sabrina Sato e Lucas Moreira, sócios da Splash Bebidas Urbanas — Foto: Divulgação

A rede de bebidas Splash Bebidas Urbanas ganhou uma nova sócia neste ano, a apresentadora Sabrina Sato, e lançou um modelo mais enxuto de franquia, focado em cafés para viagem. A empresa foi fundada em 2018 pelo casal de empreendedores Brunna Farizel e Lucas Moreira. A ideia é que as novas lojas tenham cerca de quatro metros quadrados e sejam instaladas dentro de outras empresas e em pontos de grande circulação de pessoas.

3. Market Pão

Unidade da Market Pão — Foto: Divulgação
Unidade da Market Pão — Foto: Divulgação

Os amigos de infância e empreendedores Vinicius Almeida Carneiro e Alexandre Loudrade desenvolveram a Market Pão, uma padaria em que o dono do local pode chegar 15 minutos antes da abertura, com fabricação centralizada, ultracongelamento, garantia de pão fresco e sistema de franquias. A primeira unidade foi aberta em Taubaté, no interior de São Paulo, no início deste ano. Toda a estrutura da loja, fábrica e operação logística demandou um investimento inicial de R$ 10 milhões.

2. The B-Burgers

O empresário e influenciador Carlinhos Maia — Foto: Reprodução / Instagram
O empresário e influenciador Carlinhos Maia — Foto: Reprodução / Instagram

A reestruturação da rede The B-Burgers, que tinha o influenciador Carlinhos Maia como sócio, foi um dos assuntos mais lidos na editoria de franquias neste ano. Franqueados compartilharam vídeos nas redes sociais falando sobre o fechamento de lojas e o novo gestor conversou com PEGN sobre as mudanças.

1. Gela Boca

Loja autônoma da Gela Boca em Maringá — Foto: Divulgação
Loja autônoma da Gela Boca em Maringá — Foto: Divulgação

A reportagem sobre franquias mais lida do ano falava sobre o novo modelo de negócios da Gela Boca, uma rede de sorveterias fundada no Paraná que abriu uma loja sem atendentes em Maringá (PR), em julho. O projeto, batizado de Gela Boca Autô, foi desenvolvido pelo CEO da marca, Thiago Ramalho, e pela startup Automizei. Para comprar, o cliente acessa a loja por meio de um aplicativo e escolhe os produtos feitos para consumir em casa, como potes de sorvetes, de açaís e picolés.

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