A Applause, startup de gestão de incentivo e reconhecimento de colaboradores, acaba de levantar R$ 2,9 milhões em uma rodada pré-seed. O investimento contou com a participação de fundadores do Pipefy, MadeiraMadeira e Flash Benefícios, ex-executivos do Burger King, Modalmais, SulAmérica, IBM e Microsoft, além de fundos de investimento.
Fundada em 2020 por Eduardo Rodrigues, a empresa vai direcionar cerca de 90% do capital para as áreas de marketing e vendas, com o objetivo de expandir a base de clientes. Para Rodrigues, que é CEO do negócio, além dos recursos, o resultado da rodada traz projeções positivas para a startup em razão do conhecimento de mercado dos investidores, que poderão contribuir no processo de escalabilidade do negócio.
Criada com o objetivo de oferecer experiências e melhorar a qualidade de vida das pessoas a partir de uma plataforma para planejamento de férias, a empresa pivotou em 2021, quando começou a atuar com foco no mercado B2B. Atualmente, a Applause trabalha com uma ferramenta que visa estimular o alto desempenho de colaboradores por meio de metas e missões personalizadas.
Na plataforma, as empresas podem cadastrar seus desafios, que vão de ações voltadas para desempenho na corporação, como metas de vendas e cursos a serem completados, a missões pensadas para o bem-estar do colaborador, como a prática constante de atividades físicas e boa alimentação. A partir da realização das missões, o software oferece um programa de pontos, que podem ser trocados por diferentes tipos de experiência, como viagens, ingressos, cupons de delivery e outros.
Além das campanhas de incentivo, a plataforma oferece soluções que visam engajar os colaboradores por meio do reconhecimento sobre o trabalho desempenhado. “Além do estímulo a determinados comportamento, temos uma parte de reconhecimento, que faz com que as pessoas que performam bem recebam parabéns de seus líderes em tempo real e de forma pública para todos os outros colaboradores da empresa”, diz Rodrigues.
Startups:
Com mais de 20 empresas de diferentes setores na carteira de clientes, como iFood, Embratel, Gelopar e GT Building, a startup soma mais de 10 mil usuários ativos. Após um crescimento de 45% na receita recorrente mensal (MRR) nos primeiros meses de 2024, em comparação com o trimestre anterior, a expectativa da empresa é alcançar um crescimento de 400% até o final do ano e alcançar outros grandes players do mercado.
Como parte da estratégia de expansão, a empresa já conta com versões traduzidas da plataforma e espera iniciar em breve a operação em novos países, começando pela América Latina, até alcançar atuação global. Para manter os índices de crescimento esperados para os próximos anos, a startup estima passar por uma rodada de Série A nos próximos 24 meses.