A insurtech Justos anuncia nesta quarta-feira (18/6) a captação de um novo aporte de R$ 92 milhões, em rodada liderada pela Ribbit Capital e acompanhada por Kaszek — que já integravam o captable da startup —, além de Endeavor Catalyst e Scale-Up Ventures.
O capital será direcionado para intensificar o uso de inteligência artificial e suportar a operação como seguradora fora do sandbox regulatório da Superintendência de Seguros Privados (Susep). Desde março, a Justos opera com a licença definitiva para atuar como seguradora no modelo S3, podendo ampliar a atuação para oferecer seguros para pessoas e contra danos.
“Agora que viramos uma seguradora S3 [nível de operação plena], precisamos fazer reserva técnica para cada real de prêmio. 70% do risco está sendo ressegurado [por SCOR e Amlin], e com a licença passamos a tomar risco nos nossos livros. A demanda de capital será maior daqui para a frente e, por isso, decidimos que seria sábio capitalizar nesse momento”, afirma Dhaval Chadha, CEO e fundador da Justos. “Ainda não definimos os novos produtos, mas com certeza vamos entrar em outras frentes, sem previsão”, declara.
As inscrições para o 100 Startups to Watch 2025 estão abertas! Acesse o site 100startupstowatch.com.br e veja como participar.
O CEO afirma que a startup ainda estava capitalizada da rodada anterior – R$ 32,5 milhões levantados em abril de 2023 –, mas aproveitou a oportunidade para acelerar o crescimento. O novo investimento será direcionado para ampliar as soluções tecnológicas da empresa, com foco em inteligência artificial para melhorar a experiência dos corretores.
“Vamos adaptar a empresa inteira para trabalhar com IA. A expectativa é de que 100% dos funcionários usem IA como ferramenta daqui para a frente. Também vamos investir parte para o capital regulatório e o restante para o custo de aquisição do cliente (CAC) para poder crescer”, indica.
Fundada em 2020 com Antonio Molins e Jorge Soto Moreno, a Justos utiliza a tecnologia para precificar o seguro de automóveis com base no comportamento dos motoristas. Quem dirige bem recebe até 30% de desconto por mês na apólice mensal, além de pontos para trocar em redes de postos de gasolina e empresas como Uber, McDonald’s e Renner.
100 Startups to Watch 2025:
No início do mês, a insurtech lançou o produto de apólice anual, modelo já consagrado no ramo. A expectativa de Chadha é que a modalidade represente metade das novas vendas no terceiro trimestre e, no próximo ano, chegue a três quartos dos novos contratos.
A insurtech afirma que vem dobrando o tamanho da carteira anualmente – sem abrir os números exatos –, enquanto diminui a sinistralidade, em média, em 6% ao ano. A estimativa é chegar ao fim de 2025 com 65% de sinistralidade.