A fabricação de sorvetes era uma tradição na família de Rafael Borges de Jesus, 38 anos, e isso o inspirou a fundar a Duo Gelatto em 2017. Com uma fábrica própria em Goiânia (GO), a empresa logo precisou buscar novas estratégias para crescer em um setor concorrido, que conta com mais de 11 mil negócios e que gera um faturamento anual de mais de R$ 14 bilhões no Brasil, segundo a Associação Brasileira do Sorvete e Outros Gelados Comestíveis (Abrasorvete).
De olho nesse potencial, Borges de Jesus ganhou um sócio em 2022, o empresário Anderson Pacheco, 43 anos, que comprou 50% da empresa. Desde então, a Duo Gelatto reestruturou processos, deu início à expansão por franquias e, mesmo após um incêndio na fábrica que gerou um prejuízo de cerca de R$ 500 mil, viu o faturamento mensal passar de R$ 100 mil para R$ 1,3 milhão. Atualmente, a marca conta com 24 lojas franqueadas e presença em mais de 300 pontos de venda.
Segundo Pacheco, o crescimento da empresa foi resultado de um conjunto de ações que levaram o negócio a uma gestão mais estratégica. Entre as mudanças, o empreendedor destaca uma maior atenção à gestão de pessoas, adaptação do modelo de vendas de acordo com a demanda do mercado e investimento na área de marketing.
A empresa também formatou um modelo de lojas para se diferenciar, com venda de produtos exclusivos – com um portfólio de 138 itens divididos em três principais categorias (sorvetes em self-service e potes, açaís e picolés) – e espaços focados na experiência do cliente. Em 2023, o negócio entrou no franchising.
Com investimento a partir de R$ 250 mil e retorno em até 15 meses, as lojas franqueadas contam com espaços de até 400 m², que incluem mais de 100 assentos, área pet friendly e ambientes instagramáveis. “O nosso foco ficou muito direcionado à satisfação dos consumidores, além de um acompanhamento das tendências do varejo”, diz Pacheco.
Volta por cima
Há cerca de um ano e meio, quando a empresa estava chegando à marca de 10 lojas em operação, um dos galpões de armazenamento da fábrica enfrentou um incêndio de grandes proporções. De acordo com os empreendedores, o fogo, causado por uma pane elétrica, atingiu a maior câmara fria da empresa, além dos escritórios e de um caminhão. O prejuízo foi estimado em cerca de R$ 500 mil.
“Investimos mais R$ 300 mil na reconstrução da fábrica e, em 60 dias, conseguimos estabilizar as operações. Foi incrível ver a união das marcas locais para reerguer nosso negócio. A união fez a força”, conta Pacheco. O empreendedor afirma que dois concorrentes da região cederam caminhões para o transporte das mercadorias não atingidas, o que possibilitou parte do abastecimento até a reconstrução do espaço.
Segundo Pacheco, hoje a fábrica da Duo Gelatto tem capacidade para abastecer até 100 unidades. Depois de um ano e meio com foco na região Centro-Oeste, neste ano, a empresa dá início à expansão para outras regiões, com lojas já comercializadas no interior do estado de São Paulo e em Palmas, no Tocantins. O empreendedor afirma que, mesmo com a abertura para negócios mais distantes, a empresa está direcionada para um crescimento em espiral, com foco em cidades grandes, mas que careçam do serviço.
Atualmente, a produção mensal é de cerca de 80 toneladas de sorvete, 30 toneladas de açaí e 20 toneladas de picolé. Mais de 1 milhão de clientes são atendidos ao ano. Para 2025, a expectativa é fechar o ano com 66 unidades.