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Após duas falências, ela apostou em self-service de açaí e montou rede de franquias que fatura R$ 50 milhões

Fonte: Redação

A mineira de Ipatinga (MG), Elizangela Siqueira, 41 anos, sempre quis empreender, mesmo tendo sido criada em um ambiente em que não era incentivada a ter o próprio negócio, por ser mulher. O seu pai era comerciante, mas tinha dificuldades em gerir o negócio e acabou passando esse medo para a filha. Ela chegou a se arriscar em dois negócios que faliram, um de sorvete e outro de frozen iogurte, mas decidiu que não desistiria. Assim, Siqueira se encontrou no açaí. Hoje, ela comanda o Açaí NoKilo: marca com 57 lojas e que faturou R$ 50,5 milhões em 2024.

Enfermeira de formação, Siqueira decidiu sair de um cargo público no hospital de sua cidade-natal em 2009, aos 26 anos, para empreender ao lado de uma amiga em Montes Claros (MG). Ela abriu uma loja de milkshakes, mas a parceria durou um ano e não prosperou por divergências entre as sócias.

Siqueira então decidiu ir para Vitória da Conquista (BA), por julgar que teria menos concorrência. Sozinha, a jovem abriu uma loja de frozen iogurte, chamada Fruit Shake. Ela chegou a abrir cinco unidades da marca, e ainda acrescentou o milkshake ao cardápio para diversificar as fontes de receita.

“O negócio deu super certo e começaram a me procurar para franquia. Mas eu achava que não tinha competência para ser uma franqueadora, sentia que não era capaz de ocupar esse lugar”, diz Siqueira.

Franquias:

Um ano depois, em 2012, após contratar uma consultoria, Siqueira formatou seu negócio e entrou no franchising, porém cobrava só a taxa de franquia, sem royalties. A marca cresceu e chegou a ter 32 unidades no Nordeste, mas em 2015, após um divórcio, Siqueira enfrentou sua segunda falência.

“Eu me vi no fundo do poço e já não sabia mais o que fazer com meu negócio. A minha franqueadora não estava estruturada, eu não ganhava royalties e sempre vinha aquela voz do meu pai de que ‘mulher não sabe de nada’. Por não acreditar em mim, deixei meu marido tomando conta e eu ficava nos bastidores, mesmo o negócio sendo meu”, conta o empreendedora.

Com desafios na vida pessoal e profissional, Siqueira precisou se reinventar. Após passar por uma nova consultoria, ela conseguiu entender os erros cometidos e o que poderia melhorar no seu negócio. Além da falta de participação na empresa, ela diz que a isenção de royatlies, que formam a receita da franqueadora, o pouco contato com os franqueados e a dependência de fornecedores para o produto principal foram alguns dos erros mapeados.

Durante uma viagem à Fortaleza (CE), ela conheceu o modelo de self-service de açaí e percebeu que era uma tendência no setor. “Apesar das outras empresas não terem dado certo, eu tinha um apego emocional com o setor de sorvete. Meu pai era complicado, batia na gente, mas ele levava toda a família para tomar sorvete e essas são minhas memórias mais felizes da infância. E eu sempre quis proporcionar esse sentimento em outras famílias”, afirma.

Em 2017, com um investimento de R$ 60 mil, Siqueira criou o Açaí Nokilo. Ela ainda tinha 12 operações da antiga marca, sendo duas próprias, que foram convertidas para a nova bandeira. Na nova fase, a empreendedora decidiu que seria diferente e confiaria mais em seu potencial. Ela passou a estudar sobre negócios, cobrar royalties e ter um relacionamento mais próximo com os franqueados.

90% dos produtos são produzidos na fábrica própria da rede — Foto: Divulgação
90% dos produtos são produzidos na fábrica própria da rede — Foto: Divulgação

Hoje, a marca possui 57 lojas, sendo cinco próprias, em cinco estados. Toda a rede é abastecida pela fábrica própria em Feira de Santana (BA), inaugurada em 2019. O espaço tem 3,6 mil metros quadrados e produz 90% dos insumos das franquias, além de 80 toneladas de açaí por mês.

Neste ano, a empreendedora vai investir R$ 10 milhões para abrir uma fábrica de 10 mil metros quadrados em Montes Claros (MG), com capacidade produtiva de mais de 200 toneladas por mês. O objetivo é abastecer as unidades do Sudeste e Centro-Oeste do país.

O Açaí Nokilo conta com um cardápio com 15 sabores de gelados e 60 opções toppings e caldas. Além de um cardápio de inverno com chocolate quente, foundue e petit gateau. O tíquete médio é de R$ 23,90, e o quilo custa R$ 59,90.

“Empreender também é aprender. O iogurte foi uma tendência breve, que chegou, cresceu rapidamente, mas durou pouco tempo. Já o sorvete é muito sazonal, com auge no verão. Com um maior entendimento do mercado, percebi que o cliente ansiava pela personalização e liberdade de fazer do seu jeito”, destaca Siqueira.

Em 2024, o Açaí Nokilo faturou R$ 50,5 milhões, um crescimento de 11% em relação ao mesmo período do ano passado. Agora, espera crescer 15% em 2025. A rede pretende chegar a 150 lojas em dois anos, principalmente em Minas Gerais, Brasília e São Paulo.

Para ser franqueado da rede, o investimento inicial é estimado em R$ 220 mil. A rede conta com quatro modelos de negócios: quiosque (a partir de 6m²), contêiner (a partir de 15m²), e loja de rua e de shopping (a partir de 30²). A marca promete um payback entre 15 e 24 meses e uma lucratividade em média de 15%.

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