Aos 96 anos, empresário viraliza ao revelar o maior erro que cometeu na carreira

Fonte: Redação

Izzi Friedman tem o avô, Marty Friedman, como seu maior exemplo empreendedor, com quem pode conversar sobre os altos e baixos de ter o próprio negócio. Quando a jovem resolveu compartilhar um vídeo sobre o maior erro da carreira do empreendedor de 96 anos, o conteúdo ultrapassou 1 milhão de visualizações no TikTok.

Apesar da idade, Marty segue ativo. Ele tem uma empresa de eletrodomésticos, que vende itens importados da Itália, Turquia, China e Coreia do Sul. Sua carreira começou em uma área completamente diferente: ao sair do ensino médio, ele foi estudar optometria. “Como alguém aos 17 anos sabe o que vai querer fazer pelo resto da vida?”, ele questiona no vídeo, publicado em 18 de maio.

Ele relembra que recebeu essa pergunta de um funcionário da escola. “Ninguém sabe. O sistema é falho, é injusto colocar jovens em uma caixa e perguntar o que querem fazer”, acrescenta.

Nascido em 1929 em Nova Jersey (EUA), Marty se formou na escola em 1947. Por causa de suas notas, não pôde estudar medicina ou odontologia, então se matriculou no curso de optometria. “Eu seria um doutor, usaria um jaleco branco. Os optometristas que eu conhecia eram bem-sucedidos”, recorda.

Ele se formou na universidade, passou na prova da ordem com facilidade e trabalhou por um ano em uma clínica antes de abrir o seu próprio espaço. Após um ano e meio, ele percebeu que não gostava do ofício. “Eu aprendi a examinar os olhos, a conseguir a refração correta, a reconhecer doenças. Incrível, mas não significava que eu gostava, significava que eu tinha uma profissão”, afirma.

Quando ele procurou o pai para comunicar o descontentamento, ouviu que isso era normal e que “ninguém gosta do que faz, é por isso que chamam de trabalho”. A mãe, por sua vez, incentivou o filho a buscar uma profissão que o fizesse feliz.

Ele passou a procurar emprego na área de vendas e encontrou uma vaga em uma empresa de televisores e eletrodomésticos, recebendo uma ajuda de custo para a gasolina em um mês de testes. “Eu não me arrependo. Tive muita sorte de ter a coragem de deixar a optometria porque muitas pessoas não desistem de algo tão concreto”, declarou para a Newsweek.

A mudança de ramo deu certo e, até hoje, Marty está à frente da Eastern Marketing Corp, sua empresa de eletrodomésticos e televisores sediada em Nova Jersey (EUA). “É muito bom trabalhar em um mercado divertido, com os consumidores e os vendedores gostando do que você faz”, finaliza.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
+ Relacionadas