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Anitta usa peça de crocheteria do Espírito Santo e marca fatura R$ 35 mil em cinco dias

Fonte: Redação

Fundada em 2021 pela empreendedora Lívia Sampaio, a Favorito Crochê vende cerca de 30 modelos de croppeds, saias e outras peças feitas com a técnica. Os itens chamaram a atenção da cantora Anitta, que usou a marca em sua recente viagem à Europa. A repercussão alavancou as vendas da empresa, que alcançou um faturamento de R$ 35 mil nos últimos cinco dias.

Sampaio conta que a equipe da cantora entrou em contato e pediu oito produtos que seriam avaliados e possivelmente usados. Até agora, Anitta vestiu duas peças: o Bucket Xadrez e a Saia Listras. Ela explica que a artista não pagou pelos itens, nem citou a marca, mas que o retorno tem sido surpreendente. A empreendedora aproveitou a repercussão para postar um vídeo mostrando os itens usados, o que ajudou a divulgar a empresa.

“Nos meses de verão faturamos em média R$ 30 mil mensalmente. As vendas começam em setembro, com as garotas preocupadas com as roupas para Ano Novo e férias. Na época do inverno, momento em que estamos, o faturamento cai para R$ 15 mil por mês. Mas, depois da postagem da Anitta, faturamos R$ 35 mil em cinco dias”, explica Sampaio.

É verão no hemisfério norte, especificamente na Europa, onde Anitta curte as suas férias após turnê no continente e nos EUA. Acompanham a cantora os artistas MC Daniel, Marina Sena, Lexa, Bruna Griphao, Juliano Floss, entre outros. Foi uma publicação de Anitta com o MC que fez a Favorito Crochê viralizar. A postagem na qual a cantora usa as roupas da marca teve mais de 1,1 milhão de curtidas.

Lívia Sampaio explica que a marca não trabalha com estoque e precisou correr para entregar as peças a tempo para a artista. Agora, com o aumento das vendas, a empresa dobrou o número de crocheteiras parceiras, passando de cinco para 10.

De avó para neta

A Favorito Crochê é um negócio comandado em família. Lívia Sampaio usava roupas de crochê feitas por sua avó durante as aulas na faculdade de veterinária, em Vitória, no Espírito Santo. As peças chamaram a atenção de amigas e conhecidas, que passaram a fazer encomendas das peças. Ao mesmo tempo, a pequena empresária percebeu nas aulas práticas que o cuidado com os animais não a motivava o suficiente para exercer a profissão.

Em 2021, em meio à pandemia de covid-19, Lívia Sampaio se uniu à avó, Sônia Leão, para fundar a marca. O capital inicial de R$ 5 mil foi aplicado na construção do site, em tráfego pago e em matéria-prima. Sampaio recorda que as participantes do BBB 21 usaram roupas de crochê durante o confinamento, o que estimulou a demanda na época.

Hoje, a marca conta com 30 peças disponíveis, entre faixas, saias, croppeds, shorts, calças, conjuntos e acessórios. Sampaio tem as ideias dos produtos e cuida da administração e comunicação da marca, enquanto sua avó faz a ficha técnica dos itens e orienta as crocheteiras, para que as peças sejam feitas de forma padronizada.

Lívia Sampaio conta que alia as tendências de moda do verão europeu à necessidade das clientes brasileiras de vestir roupas leves e arejadas por conta do calor. As roupas apostam em cores chamativas para chegar ao público jovem. A empreendedora crê que seja por isso que Anitta vestiu as peças da Favorito Crochê.

“Ela tem o olhar atento e sempre está ligada ao que está em alta. Fico feliz pelo sucesso e por receber mensagens de outras artesãs. Todo esse fenômeno mostra ser possível ter um negócio estruturado dentro do meio do crochê”, finaliza Sampaio.

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