Portal BEI

9 franquias baratas de turismo para empreender em 2025, com investimento a partir de R$ 6,9 mil

Fonte: Redação

O setor de turismo pode ser uma opção para aqueles que desejam entrar no mundo do franchising em 2025. No terceiro trimestre de 2024, o segmento de Hotelaria e Turismo atingiu um faturamento de R$ 9,4 bilhões, um aumento de 11% em comparação ao mesmo período em 2023, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Os números atraem novos empreendedores, principalmente, aqueles que desejam investir em microfranquias, que demandam um investimento de no máximo R$ 135 mil.

Nesta matéria, você verá informações sobre as seguintes marcas:

  1. Clube Turismo
  2. TZ Viagens
  3. 3,2,1 GO!
  4. Trip In
  5. Vai Voando
  6. CVC
  7. Protec Bag
  8. BeFly Travel
  9. Flytour

De acordo com Luciana Ikedo, especialista em finanças e autora do livro “Vida Financeira – Descomplicando, economizando e investindo”, o segmento de turismo apresenta alguns riscos financeiros relacionados à demanda, que pode variar bastante dependendo da região e da sazonalidade. A especialista indica que, antes de fechar uma franquia, o empreendedor estude o mercado para garantir que há público suficiente para sustentar o negócio.

“É importante avaliar se os custos operacionais, como aluguel, marketing e taxas da franqueadora, são viáveis em relação à receita esperada. Além disso, é imprescindível estar preparado para períodos de baixa demanda, mantendo uma reserva financeira para cobrir despesas e evitar interrupções nas operações”, destaca a especialista.

Além disso, Ikedo relembra que é importante que o empreendedor faça uma análise detalhada do investimento inicial. Segundo a especialista, é preciso que o valor seja compatível com o seu orçamento, sem deixar de projetar o tempo necessário para recuperar o que foi investido e começar a obter lucro. “Outro ponto importante é ter capital suficiente para cobrir os custos operacionais nos primeiros meses, até que o negócio alcance o ponto de equilíbrio financeiro. Sem essa reserva, o risco de enfrentar dificuldades logo no início é muito maior”, afirma.

É indicado também revisar todas as cláusulas relacionadas às taxas cobradas, como royalties e taxa de marketing e calcular como esses valores impactarão o fluxo de caixa mensal. Além das condições financeiras em caso de rescisão contratual, como multas e outras penalidades.

Franquias baratas:

Para quem pensa em abrir um negócio na área de turismo, PEGN preparou uma lista com 9 microfranquias que atuam no nicho e demandam um investimento inicial a partir de R$ 6,9 mil. Todas as informações foram cedidas pelas próprias marcas. Confira!

1. Clube Turismo

A rede é focada no agenciamento de viagens. Com um investimento a partir de R$ 6,9 mil, o franqueado pode atuar no modelo home office ou abrir uma loja física.

  • Ano de fundação / Início do franchising: 2003/2009
  • Quantidade atual de unidades abertas: 549
  • Investimento inicial total: a partir de R$ 6,9 mil
  • Prazo estimado de retorno: de 5 a 12 meses

2. TZ Viagens

Rede de agências de viagens e intercâmbio multiserviços e multimarcas. A franquia pode ser gerida à distância e já conta com 279 franqueados.

  • Ano de fundação / Início do franchising: 2012/ 2012
  • Quantidade atual de unidades abertas: 279
  • Investimento inicial total: a partir de R$ 7,5 mil
  • Prazo estimado de retorno: de 1 a 4 meses

3. 3,2,1 GO!

Fundada em 2019, a 3,2,1 GO! é uma rede de franquias que oferece experiências de viagens para os parques da Disney e outros destinos nacionais e internacionais. A marca tem um modelo de negócio home office e o franqueado atuará como um consultor que cuida de todos os detalhes da viagem, desde a emissão de visto e seguro, até passagem aérea, passeios e hospedagem.

  • Ano de fundação / Início do franchising: 2019/2020
  • Quantidade atual de unidades abertas: 45
  • Investimento inicial total: R$ 12 mil
  • Prazo estimado de retorno: de 3 a 12 meses

4. Trip In

Agência de viagens que trabalha tanto com pacotes nacionais quanto internacionais. A companhia possui três modelos de franquias, desde o home based até a agência completa. O franqueado deve realizar a venda dos pacotes de viagem e atender os clientes.

  • Ano de fundação / Início do franchising: 2017/ 2023
  • Quantidade atual de unidades abertas: 22
  • Investimento inicial total: a partir de R$ 19,9 mil
  • Prazo estimado de retorno: entre 6 e 18 meses

5. Vai Voando

A empresa criou um sistema de pagamento para o cliente que parcela o pacote em até 12x no boleto, sem consulta ao SPC e Serasa e sem conta em banco. Em 2024, a Vai Voando registrou 123 inaugurações, representando um crescimento de 29,5% comparado a 2023.

  • Ano de fundação / Início do franchising: 2009/ 2019
  • Quantidade atual de unidades abertas: 340
  • Investimento inicial total: a partir de R$ 20 mil
  • Prazo estimado de retorno: entre 8 e 12 meses

6. CVC

Com mais de 50 anos de mercado, a rede é especializada em turismo nacional e internacional. A empresa tem mais de 1,2 mil lojas em operação e pretende dobrar a quantidade até 2025.

  • Ano de fundação / Início do franchising: 1972/ 2012
  • Quantidade atual de unidades abertas: 1,2 mil
  • Investimento inicial total: a partir de R$ 42 mil
  • Prazo estimado de retorno: até 28 meses

7. Protec Bag

A marca trabalha com segurança de bagagens e está presente em aeroportos brasileiros e mexicanos.

  • Ano de fundação / Início do franchising: 1989/ 1990
  • Quantidade atual de unidades abertas: 24
  • Investimento inicial total: a partir de R$ 90 mil
  • Prazo estimado de retorno: 18 meses

8. BeFly Travel

A rede de agências de viagens oferece suporte e auxilia o cliente desde a aquisição de passagens aéreas até agências de câmbio. Em 2024, a companhia abriu 26 novas lojas, alcançando um total de 47 unidades.

  • Ano de fundação / Início do franchising: 2022/ 2022
  • Quantidade atual de unidades abertas: 47
  • Investimento inicial total: a partir de R$ 90 mil
  • Prazo estimado de retorno: entre 12 e 18 meses

9. Flytour

A agência de viagens corporativas é focada nos mercados de negócios, lazer, eventos, consolidação e distribuição, franchising e varejo.

  • Ano de fundação / Início do franchising: 1995/ 1995
  • Quantidade atual de unidades abertas: 83
  • Investimento inicial total: R$ 135 mil
  • Prazo estimado de retorno: entre 24 e 36 meses

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
+ Relacionadas
Últimas

Newsletter

Fique por dentro das últimas notícias do mundo dos negócios!