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8 passos para aplicar o copywriting na sua empresa

Fonte: Redação

redeA diferença entre um texto que vende e outro que passa despercebido tem nome: copywriting. Trata-se da técnica de escrever mensagens convincentes que levam o potencial consumidor a realizar ações planejadas pela empresa.

O objetivo desse tipo de escrita é gerar conversões mensuráveis, como vendas de produtos ou serviços, segundo Rafael Terra, professor do curso “Copywriting: Escrita Persuasiva”, da ESPM. “Diferentemente da redação tradicional, ele é direcionado para atos específicos e está intrinsecamente ligado a prazos e campanhas temporais que possibilitam avaliação clara dos resultados.”

Quando bem-feito, ele “pode trazer vantagens, como diferenciação, ajudando a empresa a se posicionar no mercado; conexão emocional, gerando engajamento entre a marca e o público-alvo; e conversão, podendo transformar leitores em clientes”, afirma Afonso Braga, da KC&D, consultoria de gestão empresarial e tecnologia, e professor do Instituto Mauá de Tecnologia.

Importante para a comunicação de negócios de todos os portes, esse tipo de texto foca em um recurso muito importante na comunicação: a persuasão. Para chegar a ela, segundo o psicólogo norte-americano Robert Cialdini, professor de psicologia e marketing da Universidade do Arizona e autor do livro As Armas da Persuasão (Editora Sextante), é preciso reunir características como coerência, autoridade, aprovação social e escassez.

Visto dessa forma, parece difícil escrever algo que seja convincente e ajude em metas como aumento de vendas ou de captação de leads. Mas Braga e Terra apresentam um passo a passo, com direito a exemplo com e sem copywriting, para auxiliar na jornada de quem quer ou precisa desenvolver uma escrita vendedora. Confira, a seguir, as orientações dos especialistas.

Abertura de empresas:

1. Com e sem técnica

Para evidenciar a diferença entre um texto vendedor e outro sem apelo, Terra, da ESPM, apresenta modelos elaborados com base em uma empresa fictícia.

O primeiro: “Oferecemos cursos de marketing digital que cobrem SEO, mídias sociais, e-mail marketing e mais. Nossos instrutores são especialistas na área. Inscreva-se hoje”.

O segundo: “Aproveite a oferta exclusiva por apenas R$ 39! Somente hoje até às 23h59! Inscreva-se no nosso curso de marketing digital e domine SEO, conquiste as redes sociais e crie campanhas e e-mail que realmente convertem. Vagas limitadas – restam apenas 30; garanta a sua antes que acabem! Inscreva-se agora e comece sua jornada rumo ao topo!”.

O último conta com elementos como senso de urgência, chamada para a ação e demonstração de que há autoridade no assunto – características de um texto vendedor.

2. Público-alvo

Antes de pegar a caneta ou de teclar a primeira letra, é preciso conhecer quem você quer atingir com aquelas palavras: seu público-alvo. Voltando ao exemplo acima, é alguém que quer aprender marketing digital e almeja crescer com isso, dominando diversas plataformas e recursos.

Quanto mais informações sobre o possível leitor, melhor. Para isso, vale fazer pesquisas para identificar os desejos, as necessidades, as dores e o comportamento. Eles serão usados no desenvolvimento de personas, ou representações fictícias baseadas em dados reais sobre clientes, incluindo motivações e desafios.

Com uma definição clara, os esforços de marketing são mais assertivos e eficazes. Os resultados direcionados têm maior possibilidade de proporcionar relacionamentos mais duradouros com o consumidor.

3. Diferenciais

Definir sua proposta de valor é essencial para destacar seu negócio da concorrência: é tudo aquilo que faz seu produto ou serviço diferente dos demais. Qualidade superior, preço competitivo, investimento em inovação, adesão a pilares ESG (governança corporativa, ambiental e social) e atendimento podem ser alguns deles.

É hora de voltar à fase anterior para verificar se as características listadas agora ressoam nas personas criadas. Se não, vale fazer ajustes antes de seguir.

Tenha em mente que uma comunicação eficaz da proposta de valor aumenta a percepção de relevância e cria um apelo emocional com o consumidor, facilitando a tomada de decisão e impulsionando conversões. Assim, se ela for bem definida, tem o potencial de atrair clientes e fortalecer a lealdade à marca.

4. Objetivos e tipo de conteúdo

Determinar metas claras e mensuráveis para as campanhas de copywriting é o passo seguinte – ainda no exemplo do curso de marketing digital, poderia ser obter 50 matrículas ou captar 300 leads. Junto a isso, considere estabelecer prazos para criar um senso de urgência e facilitar a aferição dos resultados.

Antes de partir para a criação do conteúdo, identifique onde o público-alvo está presente (blogs, redes sociais, e-mails). Dê especial atenção ao formato de conteúdo que chega melhor a ele, como vídeos, infográficos e textos.

Agora, sim, chega o momento de elaborar títulos atraentes. Eles precisam capturar a atenção e despertar a curiosidade de quem vai recebê-los. A dica de ouro é utilizar perguntas, números e promessas de benefícios para a tarefa.

5. Uso de persuasão

Alguns caminhos podem facilitar o desenvolvimento do corpo de texto. Um deles é o uso de histórias (storytelling) para promover a conexão emocional.

Pensar em identificação com o cliente também ajuda, com o investimento em uma comunicação personalizada e empática, capaz de conectar-se com emoções, necessidades e desejos. Ao perceber que a mensagem compreende sua realidade, ele se sente valorizado, aumentando a probabilidade de realizar uma compra.

Sempre mostre autoridade no assunto, pois a expertise gera confiança. No caso da empresa de cursos de marketing digital, Terra, da ESPM, consideraria o uso de algo como “aprenda com especialistas que já ajudaram as 500 maiores empresas do Brasil a alcançar o sucesso online”.

Além disso, foque nos benefícios (não apenas nas características) e adicione depoimentos de clientes satisfeitos, estudos de caso e estatísticas relevantes. Isso mostra que outras pessoas já utilizaram e aprovaram o produto ou serviço.

6. Chamada para ação

Finalize com uma chamada clara para a ação (do inglês, CTA, call to action), indicando o que deve ser feito a seguir. Frases como “Compre agora”, “inscreva-se aqui” e “saiba mais”, bem destacadas visualmente, orientam sobre o próximo passo e eliminam dúvidas.

Elementos que dão ideia de urgência e escassez também são estratégia de quem trabalha com copywriting, na medida em que estimulam o consumidor a tomar a iniciativa com rapidez. Prazos restritos, ofertas exclusivas, contagem regressiva e acesso exclusivo (“para os primeiros 50 clientes que se inscreverem”) costumam cumprir essa função.

Em conjunto, essas estruturas conduzem à conversão, seja em aumento em vendas, seja em ampliação do número de leads captados.

7. Otimização e revisão

Parece pronto, mas, sem SEO (técnicas para melhorar seu posicionamento nos mecanismos de busca como o Google), o trabalho não será entregue ao destinatário. Por isso, é fundamental incorporar palavras-chave relevantes, da forma mais natural possível. Outro cuidado é assegurar que o texto seja fácil de ler e esteja bem estruturado.

Fragmentar ou encurtar todas as frases extensas é mais do que uma gentileza ao leitor. Escritos breves, com linguagem clara, sem termos técnicos complicados, são mais eficientes do que os longos, com expressões complexas e inacessíveis.

Vale ainda ler e reler diversas vezes – nunca é demais. Sempre se pode melhorar a clareza da mensagem e, de quando em quando, eliminar erros gramaticais, que comprometem a credibilidade.

Especialistas costumam ainda realizar testes A/B. Trata-se de uma técnica de experimentação muito usada em marketing digital que compara duas versões de conteúdo para identificar qual funciona melhor.

8. Análise e transparência

Taxas de conversão, engajamento e ROI (retorno sobre o investimento) devem ser monitoradas permanentemente. Isso permite ajustar a estratégia com base nos insights obtidos, aprimorando continuamente o texto.

Para finalizar, os consultores recomendam cautela máxima em relação à transparência na criação. O copywriting sempre deve ser honesto e transparente nas mensagens.

Técnicas de persuasão, explicam eles, precisam ser utilizadas para agregar valor, jamais para enganar. A ética fortalece a reputação da marca e contribui para fidelizar clientes.

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