Para PhD em liderança, gestores precisam garantir que estão bem antes de guiar suas equipes

No mundo da liderança e gestão, a ideia de colocar a “própria máscara de oxigênio” antes de ajudar os outros não é apenas uma metáfora, mas uma prática essencial. Líderes precisam garantir que estão bem antes de guiar suas equipes de forma eficaz. Negligenciar o autocuidado pode impactar tanto o líder quanto aqueles que dependem de sua orientação, deixando todos em desvantagem.
Segundo Moshe Engelberg, consultor executivo e PhD em liderança, liderar requer não apenas habilidades técnicas, mas também a capacidade de estar fisicamente e mentalmente apto para enfrentar desafios diários.
“O autocuidado, muitas vezes deixado de lado em meio à rotina, se torna imperativo para garantir uma liderança sustentável. A questão que se coloca é: quando foi a última vez que um líder priorizou seu próprio bem-estar em vez das suas inúmeras tarefas?”, comenta Engelberg.
Dessa forma, negligenciar o autocuidado pode comprometer a capacidade de liderar. Para evitar isso, o especialista, em seu artigo na Inc., aponta algumas práticas simples e eficazes que podem ajudar líderes a manter a mente clara e o corpo saudável:
8 maneiras de praticar bom autocuidado
- Priorize a saúde: Não adie consultas médicas. A saúde é o que sustenta a habilidade de liderar.
- Faça pausas mentais: Assim como se reinicia um computador, o cérebro também precisa de intervalos. Desconectar-se do e-mail por uma hora pode ser revitalizante.
- Alimente o espírito: Atividades que renovam a energia, como meditar ou dançar, ajudam a equilibrar as pressões diárias.
- Estabeleça limites: Não tem problema dizer “não”. Repita comigo: “‘Não’ é uma frase completa.”
- Conecte-se com os outros: Passar tempo de qualidade com amigos e família ajuda a aliviar o estresse e manter a perspectiva.
- Mantenha-se ativo: Exercícios físicos não apenas beneficiam o corpo, mas também clareiam a mente.
- Ria com frequência: O humor é uma ferramenta poderosa para aliviar a tensão e manter a flexibilidade diante de desafios.
- Continue aprendendo: Abrace a educação continuada, não apenas para seu trabalho, mas para sua alegria. Quando você cresce, sua capacidade de liderar cresce.
Cuidar de si mesmo é mais do que uma tática para se manter em pé, é uma estratégia para elevar a liderança. “Ao priorizar o próprio bem-estar, líderes não apenas preservam sua própria saúde, como também inspiram suas equipes a adotar hábitos saudáveis, criando um ambiente de trabalho mais positivo e sustentando um desempenho de longo prazo”, conclui Engelberg.







