Portal BEI

8 franquias para quem quer empreender com casa e construção, com investimento a partir de R$ 15 mil

Fonte: Redação

O segmento de Casa e construção cresceu 8,1% no quarto trimestre de 2024, em comparação ao mesmo período de 2023, atingindo faturamento de R$ 5,9 bilhões, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising). Por número de marcas, o setor ocupa o quarto lugar no franchising, perdendo somente para Alimentação, Saúde, beleza e bem-estar e Moda. Se você deseja investir no segmento, de PEGN separou algumas marcas dessa área de atuação.

Nesta reportagem, você verá informações sobre as seguintes franquias:

  1. Decor Colors
  2. Tratabem
  3. ABC da Construção
  4. First Class Home
  5. Steel Home
  6. Multicoisas
  7. Casa do Construtor
  8. iGUi

Para Rodrigo Abreu, diretor de marketing e comunicação da ABF, o setor de Casa e construção se destaca por ser bastante diversificado, reunindo franquias de aluguel de equipamentos, comércio de materiais de construção, tintas, decoração, utilidades domésticas e negócios imobiliários.

“É um mercado perene, que tem crescimento constante e boas margens de rentabilidade. Ou seja, é uma excelente opção para quem busca investir com segurança e visão de longo prazo”, afirma.

Assim como em qualquer franquia, antes de investir, é fundamental que o empreendedor analise se tem sinergia com o segmento escolhido e com a marca também.

Franquias:

O futuro franqueado também deve possuir capital suficiente para cobrir todas as taxas iniciais e operacionais, além de uma reserva para emergências. Também precisa entender que na franquia, diferentemente de em um negócio próprio, os processos são muito bem definidos.

“É um modelo que exige disciplina, alinhamento e respeito ao padrão da marca. Se o empreendedor tiver um perfil muito independente, quiser tomar decisões por conta própria ou promover mudanças que contrariem as diretrizes da franqueadora, poderá encontrar bastante dificuldade”, destaca o especialista.

Veja a seguir 8 franquias para quem quer empreender com casa e construção, com investimento a partir de R$ 15mil. As marcas são listadas do menor valor de investimento para o maior.

1. Decor Colors

Fachada da franquia Decor Colors — Foto: Divulgação
Fachada da franquia Decor Colors — Foto: Divulgação

Criada pelo empresário Leonardo José da Silveira Arruda, a Decor Colors atua no segmento de revestimentos e tintas. A marca tem como investidor João Appolinário, presidente e fundador da Polishop.

  • Ano de fundação / Início do franchising: 2010 / 2022
  • Número atual de lojas abertas: 559
  • Investimento inicial total: a partir de R$ 15 mil no modelo home-based
  • Prazo estimado de retorno: de 18 a 24 meses

2. Tratabem

Fachada da loja TRATABEM — Foto: Divulgação
Fachada da loja TRATABEM — Foto: Divulgação

A franquia atua no segmento de tratamento de manutenção de piscinas, spas e saunas e venda de produtos próprios de limpeza.

  • Ano de fundação / Início do franchising: 2012 / 2012
  • Número atual de lojas abertas: 130
  • Investimento inicial total: a partir de R$ 75 mil
  • Prazo estimado de retorno: de 12 a 18 meses

3. ABC da Construção

Fachada de uma das lojas próprias do ABC da Construção — Foto: Divulgação
Fachada de uma das lojas próprias do ABC da Construção — Foto: Divulgação

Fundada em 1958, a rede de acabamento vende cerca de 5 milhões de metros quadrados de revestimentos por ano. A marca conta com três formatos de franquia e possui 21 centros de distribuição.

  • Ano de fundação / Início do franchising: 1958 / 2016
  • Número atual de lojas abertas: 400
  • Investimento inicial total: a partir de R$ 150 mil
  • Prazo estimado de retorno: a partir de 27 meses

4. First Class Home

Fachada da franquia First Class Home em shopping — Foto: Divulgação
Fachada da franquia First Class Home em shopping — Foto: Divulgação

A varejista de artigos de cama, mesa e banho tem lojas de rua e shopping centers. Cerca de 90% do seu público é formado por mulheres. A marca está presente em todas as regiões do país (em 23 estados e 75 cidades), além de ter uma unidade no exterior (em Angola, na África).

  • Ano de fundação / Início do franchising: 2000 / 2008
  • Número atual de lojas abertas: 226
  • Investimento inicial total: a partir de R$ 250 mil
  • Prazo estimado de retorno: a partir de 24 meses

5. Steel Home

Loja Steel Home — Foto: Divulgação
Loja Steel Home — Foto: Divulgação

As lojas Steel Home, do Grupo Innova Steel, são focadas na venda de produtos voltados à construção a seco. Entre seu portfólio estão produtos como Light Steel Frame, revestimentos termoacústicos, forros, drywall e placas cimentícias.

  • Ano de fundação / Início do franchising: 2014 / 2024
  • Número atual de lojas abertas: 41
  • Investimento inicial total: a partir de R$ 250 mil
  • Prazo estimado de retorno: entre 18 e 24 meses

6. Multicoisas

Loja Multicoisas — Foto: Divulgação
Loja Multicoisas — Foto: Divulgação

Presente em 20 estados e no Distrito federal, a Multicoisas é uma rede de utilidades domésticas que conta com 170 lojas, sendo oito próprias. Em 2024, a rede fechou o ano com uma receita de R$ 380 milhões.

  • Ano de fundação / Início do franchising: 1984 / 1985
  • Número atual de lojas abertas: 170
  • Investimento inicial total: a partir de R$ 500 mil
  • Prazo estimado de retorno: a partir de 48 meses

7. Casa do Construtor

Fachada da Casa do Construtor — Foto: Divulgação
Fachada da Casa do Construtor — Foto: Divulgação

A Casa do Construtor é uma rede de locação de equipamentos para construção civil. A marca possui hoje um portfólio de 500 equipamentos para todas as fases da obra, como andaimes, betoneiras, rompedores e geradores, além de itens mais leves, como furadeiras e serras.

  • Ano de fundação / Início do franchising: 1993 / 2000
  • Número atual de lojas abertas: 760
  • Investimento inicial total: a partir de R$ 1 milhão
  • Prazo estimado de retorno: de 24 a 30 meses

8. iGUi

Loja iGUi em Uberlândia (MG) — Foto: Divulgação
Loja iGUi em Uberlândia (MG) — Foto: Divulgação

Criada em Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre (RS), a marca é produtora de piscinas pré-fabricadas e está presente com máster-franqueados em mais de 54 países. A iGUi tem 40 fábricas instaladas no Brasil, Argentina, Paraguai, México, Portugal e Estados Unidos.

  • Ano de fundação / Início do franchising: 1995 / 2008
  • Número atual de lojas abertas: 1,2 mil
  • Investimento inicial total: a partir de R$ 1 milhão
  • Prazo estimado de retorno: de 36 a 60 meses

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
+ Relacionadas
Últimas

Newsletter

Fique por dentro das últimas notícias do mundo dos negócios!