7 frases usadas por pessoas com baixa inteligência emocional e como substituí-las

Fonte: Redação

A inteligência emocional é importante para estabelecer relações entre colegas de trabalho, e a falta dela pode ser um obstáculo no ambiente corporativo.

Ao Inc., o psicólogo Cortney S. Warren descreve inteligência emocional como “a capacidade de perceber e avaliar com precisão os sentimentos em nós mesmos e nos outros”. O psicólogo também descreve uma lista de frases e respostas comuns que indicam baixa inteligência emocional. Confira:

1. “Eu não vou mudar. Este é quem eu sou.”

A mudança e o desenvolvimento pessoal são naturais ao longo dos anos. Porém, pessoas com baixa inteligência emocional são resistentes a novas possibilidades.

Warren sugere que a pessoa se mostre aberta para comentários sobre ela e peça tempo para pensar, se for necessário.

Comportamento:

2. “Não me importo com o que você sente.”

Não se preocupar ou ignorar o sentimento de colegas também demonstra uma dificuldade emocional. Isso impede o desenvolvimento de relações recíprocas.

Uma sugestão de sentença para substituir a frase é “Sinto muito por saber que você está triste. Como eu poderia te ajudar?”

3. “É culpa sua que eu esteja me sentindo assim.”

Pessoas com alta inteligência emocional costumam ter facilidade para entender como as emoções se conectam às dificuldades com que elas estão lidando. Ao atribuir a culpa ao mundo exterior, você pode perder a oportunidade de compreender e entender os próprios limites.

No lugar de culpar outra pessoa, a alternativa de Warren é que você diga: “‘Estou me sentindo muito emotivo agora. Minha percepção sobre a situação é que…'”

4. “Você simplesmente está errado.”

Ser rígido com feedbacks e opiniões também pode ser uma característica dessas pessoas. Em em vez de supor que a pessoa está errada, questione o porquê da pessoa ter uma opinião ou se sentir de uma forma. Esteja aberto e tente compreender a perspectiva dos outros.

5. “Pare de ser louco!”

Pessoas emocionalmente inteligentes não costumam reagir de forma exagerada, o que pode estar relacionado a um senso de autoconsciência e autoestima.

Uma sugestão de Warren para quando o clima fica acalorado entre as pessoas é dizer: “‘Embora eu tenha ouvido que você está chateado comigo, acho que sua reação pode ter mais a ver com seu passado do que com o que eu estou fazendo agora. Você acha que isso é verdade?'”

6. “Eu não posso te perdoar.”

Estar aberto para escutar a outra pessoa pode ser positivo e te ajudar a combater esse sentimento. Uma sugestão de resposta para essas situações é explicar que está com dificuldades para lidar com a situação, mas que está trabalhando para deixar o ressentimento de lado.

7. “Seus sentimentos são irracionais.”

A falta de inteligência emocional está associada à dificuldade de se colocar no lugar do outro. Não julgue sem escutar o outro. No lugar dessa frase, você pode dizer: “Não entendo completamente por que você se sente assim ou concordo com sua perspectiva, mas quero entender. Você pode me explicar?'”

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
+ Relacionadas