O consumidor brasileiro vem buscando cada vez mais praticidade, conforto e flexibilidade, seja na compra do supermercado, na hora do almoço ou no pedido da farmácia. Para quem quer empreender com franquias, o delivery pode ser uma oportunidade. Atualmente, há marcas que oferecem operações enxutas, com um mix menor, para atender esse nicho.
Nesta matéria você verá informações sobre as seguintes marcas:
- Mr. Fit
- Splash Bebidas Urbanas
- aiqfome
- Hapoke
- Harõ Sushi
- Tastefy (antiga ATW Delivery Brands)
- Água Doce Sabores do Brasil
Para José Carlos Fugice, CEO da consultoria de franchising GoAkira, por não necessitar de uma estrutura física grande e um time comercial forte, o delivery pode ser uma opção para aqueles que desejam empreender com um investimento inicial menor. O desafio é criar experiências para fidelizar o cliente sem contar com a loja.
“A experiência fica limitada à qualidade do produto, ao tempo de entrega e às embalagens. O ambiente e o atendimento não entram na conta”, diz.
Franquias:
Outro ponto de atenção, levantado por Fugice, está na questão da margem de lucro. As taxas cobradas por plataformas de entrega podem comprometer a receita do negócio. Dessa forma, é recomendado que o empreendedor tenha cuidado ao precificar o produto e calcular os custos com a estrutura do negócio.
Na hora de escolher uma franquia, Fugice recomenda que o empreendedor faça uma análise criteriosa da franqueadora, observando o suporte e os treinamentos que são oferecidos, a reputação da marca no mercado e como a empresa trabalha para atrair novos clientes no ambiente digital.
Veja a seguir 7 franquias para empreender com delivery, com investimento a partir R$ 9,9 mil. As marcas são listadas do menor valor de investimento para o maior.
1. Mr. Fit
A rede de fast-food de alimentação saudável conta com um cardápio que inclui opções veganas e low-carb. No modelo home office, o franqueado vende os itens ultracongelados da marca por meio de aplicativos de delivery.
- Ano de fundação / Início do franchising: 2011 / 2011
- Quantidade atual de unidades: 880
- Investimento inicial total: a partir de R$ 9,9 mil
- Prazo estimado de retorno: de 4 a 8 meses
2. Splash Bebidas Urbanas
Fundada em 2018, a Splash Bebidas Urbanas entrou para o franchising no mesmo ano e trabalha com delivery desde 2019. A rede tem como sócia a apresentadora e empresária Sabrina Sato. No formato de dark kitchen, o franqueado fica responsável por preparar as bebidas, aquecer os produtos pré-preparados, como doces e salgados congelados, e enviar os pedidos por delivery.
- Ano de fundação / Início do franchising: 2018 / 2018
- Quantidade atual de unidades: 66
- Investimento inicial total: a partir de R$ 49,9 mil
- Prazo estimado de retorno: 12 meses
3. aiqfome
O aiqfome é um aplicativo de delivery que atua principalmente em cidades do interior. A rede opera com um modelo de negócio home based, e o franqueado comercializa o aplicativo para os restaurantes da região. Desde 2020, a companhia integra a vertical food do Grupo Magalu.
- Ano de fundação / Início do franchising: 2007 / 2012
- Quantidade atual de unidades: 700
- Investimento inicial total: a partir de R$ 118 mil
- Prazo estimado de retorno: em média 18 meses
4. Hapoke
A rede pernambucana trabalha com culinária havaiana com foco principal na oferta de pokes. A marca opera no formato dark kitchen e está presente em 15 estados brasileiros.
- Ano de fundação / Início do franchising: 2021 / 2021
- Quantidade atual de unidades: 57
- Investimento inicial total: a partir de R$ 189 mil
- Prazo estimado de retorno: de 16 a 24 meses
5. Harõ Sushi
Criada em 2017, o Harõ Sushi atua como uma dark kitchen, atendendo a pedidos para delivery e retirada no balcão. A rede possui no cardápio opções para compartilhar, combinados, porções individuais e pratos executivos.
- Ano de fundação / Início do franchising: 2017 / 2019
- Quantidade atual de unidades: 57
- Investimento inicial total: a partir de R$ 189 mil
- Prazo estimado de retorno: de 16 a 24 meses
6. Tastefy (antiga ATW Delivery Brands)
O grupo trabalha com modelos dark kitchen e mantém em seu portfólio as marcas N1 Chicken, O Que Comer, Fernando?, Brasileirinho Delivery e sua mais recente aquisição, Zé Coxinha.
- Ano de fundação / Início do franchising: 2017 / 2017
- Quantidade atual de unidades: 180
- Investimento inicial total: a partir de R$ 299 mil
- Prazo estimado de retorno: de 18 a 24 meses
7. Água Doce Sabores do Brasil
Presente em seis estados, com 80 unidades, a rede conta com o modelo Água Doce Delivery, focado nas entregas em domicílio e take away. Hoje, 24% da receita total vêm de entregas e a expectativa é atingir 40% até o fim de 2025.
- Ano de fundação / Início do franchising: 1990 / 1993
- Quantidade atual de unidades: 80
- Investimento inicial total: a partir de R$ 460 mil
- Prazo estimado de retorno: 24 meses