A diferença na gestão entre líderes empresariais e supervisores pode não parecer clara à primeira vista, mas seus papéis têm responsabilidades, abordagens e mentalidades diferentes. “Líderes são visionários que inspiram e motivam sua equipe em direção a uma meta futura compartilhada. Eles possuem um senso claro de direção e propósito e veem o quadro geral. Gerentes, por outro lado, focam em executar a visão definida pelos líderes”, explica Jason Zickerman, colunista do Entrepreneur e CEO da The Alternative Board, organização internacional que ajuda empresários a melhorarem seus negócios.
No dia a dia, os líderes empoderam suas equipes delegando e encorajando autonomia. “Eles confiam nos membros de sua equipe para tomar decisões e assumir a responsabilidade por seu trabalho, promovendo um senso de responsabilidade e crescimento”, diz Zickerman. Enquanto isso, gerentes tendem a exercer controle mais direto sobre as atividades da equipe, monitorando de perto o desempenho.
O colunista lembra que outra função crítica de um líder empresarial é cultivar os futuros dirigentes da organização — e os supervisores devem ser considerados. “Depois de identificar um ótimo gerente com as habilidades certas para a carreira de liderança, o próximo passo é nutrir seu potencial e desenvolver suas habilidades executivas”, afirma Zickerman.
Ele cita 6 estratégias para transformar gerentes de qualidade em líderes de sucesso:
1. Incentive-os a pensar como líderes
Os gerentes tendem a se concentrar apenas em tarefas operacionais, mas devem possuir uma perspectiva geral do negócio. “Comece permitindo que eles tomem decisões com algum nível de consequência e exijam profundidade de percepção. Dê a eles autonomia e deixe que eles sejam donos de grandes projetos ou entregas que estejam fora de suas funções gerenciais”, sugere Zickerman.
2. Eleve sua inteligência emocional
Regular as próprias emoções e expressar empatia aos outros são características importantes de um líder — especialmente em cenários de alto estresse ou grandes riscos. “Treine seus gerentes em habilidades de escuta ativa, comunicação eficaz e resolução compassiva de conflitos.”
3. Seja o líder que você quer que eles se tornem
O líder do seu negócio está sempre no centro das atenções e é constantemente observado pelos funcionários, que reparam no estilo de comunicação e no comportamento ao superar desafios e perdas. O colunista sugere que o líder demonstre sempre integridade, respeito e transparência.
4. Ensine-os a pensar estrategicamente
Os gerentes precisam desenvolver uma mentalidade tática e estratégica para assumir uma função de liderança. “Você pode começar compartilhando pontos de dados ou previsões com eles e, então, fazer um brainstorming de maneiras de alavancar essas informações para objetivos futuros. Desafie-os a criar mais ideias por conta própria.”
5. Ofereça programas de aprendizagem e desenvolvimento de liderança
É possível investir em treinamento formal de liderança, incluindo workshops, coaching executivo e oportunidades de mentoria, assim como acesso a livros de liderança, webinars e conferências.
6. Abra os canais de comunicação
Por fim, o colunista diz que os líderes empresariais precisam ser capazes de fornecer feedback construtivo que impulsione em vez de punir. Para isso, é preciso criar um ambiente em que os gerentes se sintam confortáveis conversando com funcionários, clientes e o próprio líder. “Quanto melhores os gerentes forem em se comunicar e lidar com discussões às vezes difíceis, mais fortes eles serão como futuros líderes em seu negócio.”