Segundo a pesquisa, cerca de 86% dos negócios contam com até 5 colaboradores, sendo que um terço é totalmente gerido pelo próprio empreendedor
Um novo estudo do iFood, feito em parceria com a consultoria de foodservice Galunion, divulgado nesta quinta-feira (26/09), revelou que quase metade das lojas ativas na plataforma são novos negócios, com menos de um ano de funcionamento. O levantamento também destacou os hábitos alimentares dos brasileiros, apontando que a culinária nacional e as pizzas estão entre as preferências dos consumidores.
A pesquisa indica que 46% das lojas ativas no aplicativo são de novos negócios com menos de um ano de operação, enquanto 22% têm entre 2 e 3 anos de atividade. A média de funcionamento das lojas na plataforma é de aproximadamente 2 anos e meio, e cerca de 18% delas possuem mais de 5 anos de experiência no mercado.
Em relação à estrutura, a maioria das operações é de pequeno porte: 86% dos negócios contam com até 5 colaboradores, e 31% são totalmente geridos pelos proprietários. Há um equilíbrio entre os modelos de negócios, com um número similar de lojas operando exclusivamente com delivery e aquelas que oferecem tanto delivery quanto atendimento presencial. Contudo, o modelo 100% delivery ainda predomina, representando 59% das operações ativas na plataforma.
Entre o segundo trimestre de 2023 e o mesmo período de 2024, houve um aumento de 11,4% no número de estabelecimentos ativos na plataforma. O perfil dos proprietários de restaurantes revela equilíbrio entre homens e mulheres, com a maioria tendo entre 30 e 44 anos e 69% sendo pais, dos quais 22% são pais ou mães solo – uma realidade que afeta três vezes mais mulheres do que homens.
Café da manhã cresceu 31% em um ano
A culinária brasileira tem se destacado entre as preferências dos clientes, representando 38% dos pedidos no horário de almoço e figurando entre os cinco pratos mais solicitados ao longo do dia. As marmitas, por exemplo, ganharam popularidade, ocupando o sexto lugar no ranking geral e registrando um crescimento seis vezes maior entre 2019 e 2023.
Aos fins de semana, o comportamento do consumidor muda, com maior abertura para tentações gastronômicas. A pizza tem 61% de seu consumo concentrado entre sexta e domingo, e os domingos registram um aumento significativo na venda de doces, comida italiana e itens de padaria, com refeições tradicionais ficando fora do Top 10 das culinárias preferidas.
Outro destaque apontado foi o crescimento nos pedidos de café da manhã, que aumentaram 31% entre o período de 2023 e 2024, com metade desses pedidos originados de padarias. “Apenas 19% dos estabelecimentos parceiros do iFood estão abertos nesse horário, indicando um nicho promissor a ser explorado”, afirmou a empresa.