A busca pelo sucesso e pela felicidade é universal. Independentemente da profissão ou da nacionalidade, é difícil encontrar alguém que não queira ser bem-sucedido e mais feliz. A apresentadora e empresária norte-americana Oprah Winfrey, que fez mais de 37 mil entrevistas ao longo da carreira, aprendeu muito com seus convidados.
Em texto publicado no site Inc., Jeff Haden reuniu quatro pontos de vista da personalidade da mídia sobre o tema para te inspirar a conseguir mais sucesso e felicidade. Confira:
1. Mostre aos outros que eles são importantes
Para desempenhar o papel de entrevistadora, Oprah aprendeu a ouvir as pessoas e guiar a interação para extrair o melhor de cada um. Segundo ela, todos os entrevistados tinham uma pergunta em comum quando as câmeras desligavam: eu fui bem?
“No fim do dia, não importa a profissão, onde você está na vida, nos relacionamentos. Todas as pessoas que você encontrar querem saber se foram bem. Comecei a ouvir que as pessoas na verdade estavam questionando se eu as havia escutado, se o que disseram tinha significado”, afirmou Oprah.
Para criar conexões reais, entenda que todos querem se sentir ouvidos e sair daquela troca com a sensação de que o que dizemos e fazemos têm significado.
2. Como ser mais confiante
Na visão de Oprah, a confiança não vem da força, mas da vulnerabilidade – e ela acredita que é por isso que se tornou bem-sucedida. Os melhores líderes não demonstram uma confiança inabalável, mas sabem que admitir fraqueza não gera mais fraqueza. Uma empresa bem-sucedida, com uma cultura forte, só existe quando seu time se sente seguro para ser verdadeiro – e, para isso, a liderança também precisa admitir falhas.
3. Encontrar propósito
Logo no início do programa de Oprah na televisão, um episódio falava sobre infidelidade conjugal e, no palco, um convidado contou que a namorada – com quem ele havia traído a esposa – estava grávida. “Olhei para o rosto da esposa dele e, estou dizendo, a dor, a vergonha, a humilhação que vi ali… Eu nunca esqueci. Disse aos meus produtores: ‘Nunca mais alguém será envergonhado ou humilhado sob minha responsabilidade.’
Naquele momento, a apresentadora decidiu que queria ser uma força para o bem. Ela contou que, após essa decisão, o programa decolou na audiência, mas a situação marcou um outro acontecimento: ela percebeu que usar a sua plataforma para servir ao bem a tornou mais satisfeita e realizada.
“Não se preocupe em ser ‘bem-sucedido’. Busque a expressão mais verdadeira e elevada de si mesmo e use essa expressão a serviço do mundo”, afirmou.
Em vez de definir sucesso apenas por certas linhas de chegada — números, cargos, casas ou carros, ou nível de notoriedade pública — inclua na sua definição se você consegue fazer um trabalho que, na maior parte do tempo, permita sentir que fez uma diferença real na vida de outras pessoas.
4. Como ser mais intencional
Oprah começa todas as reuniões perguntando três coisas:
- Qual é a intenção com esse encontro?
- O que é importante?
- O que importa?
Essa intencionalidade pode ser aplicada para quase tudo. Se você precisar falar com um potencial cliente, por exemplo, tente tirar um momento antes do contato para definir as suas intenções e o approach com cada lead. Se você for se exercitar, não vá no automático: pense nos motivos para estar fazendo aquilo.
Compreender claramente as intenções torna mais fácil ser fiel a elas. Essa é a abordagem que Oprah usa para fazer as coisas acontecerem e você pode tentar.







