Portal BEI

4 exercícios cerebrais para melhorar sua memória, segundo a neurociência

Fonte: Redação

Do mesmo jeito que é possível treinar os músculos, dá para exercitar o cérebro com atividades específicas que podem melhorar a memória e a saúde mental.

“Ao desafiar sua mente diariamente, você não está apenas aumentando a memória ou acelerando as habilidades de resolução de problemas, mas também estabelecendo as bases para uma vida mais engajada e gratificante”, diz Marcel Schwantes, coach de liderança e colunista do Inc.

Veja quatro maneiras de fazer isso, segundo a neurociência:

1. Aprenda constantemente

Aprender coisas novas é uma forma de manter seu cérebro afiado. Segundo uma pesquisa publicada na revista Psychological Science, idosos que aprendem novas habilidades, como fotografia digital e costura, tiveram uma melhora em sua memória em relação a pessoas da terceira idade que praticavam atividades que não exigiam muito esforço mental, como assistir filmes e ouvir rádio. Os dados mostram que os efeitos positivos ainda eram perceptíveis um ano depois.

“Já pensou em aprender um novo idioma, tocar um instrumento musical ou explorar um novo hobby? Não se trata apenas de desafiar-se intelectualmente; é também uma jornada contínua para melhorar suas habilidades, e seu cérebro obtém todas as vantagens que isso traz”, sugere Schwantes.

2. Socialize mais

Pessoas que são socialmente ativas podem ter menos problemas de memória do que aquelas que passam a maior parte do tempo sozinhas, diz um estudo publicado no jornal Plos Medicine. Isso porque a interação social pode promover a plasticidade cerebral, que é essencial para o funcionamento saudável do cérebro à medida que envelhecemos.

“Permanecer socialmente envolvido pode não só ajudar-nos a formar relações mais significativas e profundas com os outros, mas também melhorar a nossa memória e bem-estar emocional”, diz o colunista.

3. Use sua mão não dominante

Usar sua mão não dominante melhora a força do seu cérebro, diz o neurobiólogo Lawrence Katz em seu livro “Mantenha o seu cérebro vivo: 83 exercícios neurobióticos para prevenir a perda de memória e aumentar a agilidade mental”. A tática pode ser praticada em atividades como jantar e escrever frases curtas.

4. Comece a correr

Os exercícios físicos também são aliados da mente — especialmente a corrida. Um estudo publicado na Frontiers in Human Neuroscience comparou os cérebros de corredores competitivos de longa distância com pessoas que não praticam exercícios. O resultado mostra que os cérebros dos corredores eram mais ativos do que os dos não corredores, particularmente em áreas associadas à função cognitiva, como planejamento, multitarefa, tomada de decisões e processamento.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
+ Relacionadas
Últimas

Newsletter

Fique por dentro das últimas notícias do mundo dos negócios!