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4 dicas para aumentar a produtividade e parar de procrastinar no trabalho em 2025

Fonte: Redação

Criar listas de tarefas, metas alcançáveis e priorizar o que é urgente no momento são pontos-chave para a execução eficaz de qualquer atividade


A procrastinação no trabalho pode afetar o desempenho de uma entrega importante
A procrastinação no trabalho pode afetar o desempenho de uma entrega importante — Foto: Doucefleur/Getty Images

Às vezes, executar uma tarefa que exige mais tempo e dedicação pode fazer com que ela seja concluída de forma demorada, ultrapassando o tempo necessário. No entanto, segundo um artigo da escritora Roxanne Klein, no site da revista Entrepreneur, existem 4 dicas que podem facilitar a conclusão das tarefas e eliminar a procrastinação. Priorizar atividades e estabelecer metas alcançáveis são algumas soluções possíveis para concluir demandas que estão estagnadas.

Klein destaca que a procrastinação é uma parte comum da vida pessoal e profissional. No entanto, é preciso ter cuidado com esse comportamento no mundo dos negócios, pois a distração pode levar ao esquecimento de tarefas importantes que precisam ser concluídas dentro de um prazo estipulado. Confira as principais formas de combater a “enrolação”:

1. Equilibre as demandas

Assumir muitas responsabilidades ao mesmo tempo é uma receita certa para a falta de produtividade. Embora ser proativo e dinâmico sejam características importantes na vida do empreendedorismo, Klein ressalta que lidar com uma demanda por vez permite que você se dedique completamente a uma tarefa, focando na qualidade e no tempo de entrega. Concentrar-se em um ramo ou atividade de cada vez é a chave para a realização eficaz das tarefas.

2. Priorize o que é necessário no momento

Embora a vida nos negócios exija uma dinâmica ágil e envolva diversas áreas, é fundamental manter o controle e saber priorizar o que é mais urgente. Tentar acumular uma lista de tarefas e demandas pode resultar em uma série de atividades inacabadas, onde uma acaba comprometendo a execução da outra.

3. Defina lembretes

Calendários, blocos de notas e até o bom e velho papel com caneta podem ser grandes aliados na organização das tarefas. Estabelecer um cronograma de execução ajuda a visualizar melhor cada etapa de uma atividade. Ao dividir uma demanda em pequenas subtarefas, fica mais fácil completá-las dentro de um tempo hábil e adequado ao prazo final. Afinal, avançar um pouco a cada dia, dentro do prazo correto, é muito melhor do que tentar fazer tudo de uma vez, correndo o risco de entregar um trabalho incompleto ou com atraso.

4. Tenha metas alcançáveis

Planos mirabolantes geralmente geram frustrações e estimulam a procrastinação. Estabelecer objetivos claros, visíveis e atingíveis, com metas bem definidas e que podem ser administradas de forma eficiente, garante a execução e a entrega de um trabalho com mais eficácia.

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