Portal BEI

30 franquias que o campeão do BBB 24 poderá abrir com o prêmio de R$ 2,9 milhões

Fonte: Redação

Davi, Isabelle e Matteus concorrem ao maior prêmio da história do Big Brother Brasil, avaliado em R$ 2.920.000. O dono (ou dona) da bolada será revelado na noite desta terça-feira (16/4), que marca o 100º episódio da temporada. Com esse valor no bolso, o novo milionário poderá investir parte do valor, mudar de vida e ainda empreender.

Algumas redes de franquia oferecem modelos que podem ser abertos com este valor (ou até com bem menos), e podem ajudar empreendedores iniciantes, sem tanta experiência, a ter o próprio negócio. De acordo com a educadora financeira Luciana Ikedo, o modelo pode ser benéfico para quem tem pouca ou nenhuma experiência empreendedora, pois conta com o apoio de uma franqueadora e um negócio previamente testado.

Nesta matéria, você verá informações sobre as seguintes franquias:

  1. Cuor di Crema
  2. Boulangerie Carioca
  3. Johnny Rockets
  4. Dickey’s Barbecue Pit
  5. Bendito
  6. Espetto Carioca
  7. Mané
  8. Buteco Seu Rufino
  9. Anjos Colchões & Sofás
  10. Sestini
  11. Academia Gaviões
  12. Kapeh Cosméticos e Cafés Especiais
  13. Vaapty
  14. OdontoCompany
  15. OrthoDontic
  16. Oral Sin
  17. 5àSec
  18. Água Doce Sabores do Brasil
  19. Calçados Bibi
  20. Casa do Construtor
  21. Divino Fogão
  22. Ensina Mais Turma da Mônica
  23. IGUi
  24. Microlins
  25. Milon
  26. Mr. Cheney
  27. Peça Rara
  28. Prepara Cursos
  29. Royal Face
  30. Tratabem

Ikedo ressata que é importante que o novo milionário faça um bom planejamento financeiro antes de tomar qualquer decisão de investimento.

“Diferentemente de quando se ganha na loteria, em que o anonimato pode ser preservado, todos saberão qual o saldo da conta bancária do vencedor ou vencedora do BBB, e especialmente as pessoas mais próximas, como familiares e amigos mais chegados, podem estar fazendo planos com esse dinheiro. Então, a minha primeira orientação é saber dizer não para os mais diferentes pedidos que surgirão”, comenta a especialista.

Franquias baratas:

Ikedo sugere que o campeão do reality faça, em um primeiro momento, um investimento em ativos de renda fixa com liquidez, até que as decisões mais consistentes possam ser tomadas. “Apesar de parecer muito dinheiro, a quantia pode acabar rapidamente com escolhas ruins.”

Também é necessário que o campeão não se esqueça do recurso necessário para a manutenção do próprio estilo de vida, além do capital de giro que ajudará a manter o empreendimento nos primeiros meses. “O que mata uma empresa não é ter ou não ter lucro, mas um fluxo de caixa ruim e mal gerido. Esse é um ponto crucial para o sucesso”, diz.

Confira 30 opções de franquia que o vencedor ou vencedora do BBB 24 pode abrir com o prêmio de R$ 2,9 milhões:

1. Cuor di Crema

Rede de gelaterias italianas, com produtos 100% naturais, em quase 100 receitas. No cardápio, também há opções de cafés, sobremesas e salgados.

  • Ano de fundação / Início do franchising: 2012 / 2012
  • Quantidade atual de lojas: 10
  • Investimento inicial do modelo quiosque: a partir de R$ 475 mil
  • Prazo de retorno: de 22 a 38 meses

2. Boulangerie Carioca

Inspirada nas padarias e cafeterias francesas, a rede abriu as portas da primeira loja em 2015 com itens da culinária mundial, como macarons, pães, doces, quiches, croissants e outros quitutes.

  • Ano de fundação / Início do franchising: 2015 / 2015
  • Quantidade atual de lojas: 5
  • Investimento inicial do modelo quiosque: a partir de R$ 490 mil
  • Prazo estimado de retorno: de 18 a 36 meses

3. Johnny Rockets

Presente em mais de 30 países, a marca americana abriu a primeira unidade no Brasil em 2013 e pretende fechar 2024 com 60 restaurantes. As lojas possuem temática dos anos 1950 e disponibilizam no cardápio opções de hambúrgueres, batatas, shakes, porções e pratos.

  • Ano de fundação / Início do franchising: 1986 / 2013 (chegada ao Brasil já como franquia)
  • Quantidade atual de lojas: 50
  • Investimento inicial do modelo Express: a partir de R$ 960 mil
  • Prazo estimado de retorno: de 18 a 36 meses

4. Dickey’s Barbecue Pit

Criado há 82 anos no Texas, nos Estados Unidos, a rede tem 650 unidades pelo mundo atualmente. O Brasil foi o primeiro na América Latina a receber a marca.

  • Ano de fundação / Início do franchising: 1941 / 1994 (chegou ao Brasil em 2021)
  • Quantidade atual de lojas: 4 (no Brasil)
  • Investimento inicial do modelo Fast Casual: a partir de R$ 1,2 milhão
  • Prazo estimado de retorno: de 18 a 36 meses

5. Bendito

Rede de cafeteria especializada em cookies, brownies e cafés gourmets. No franchising desde 2017, a rede conta com nove lojas, todas no estado do Rio de Janeiro, e oferece três modelos de negócios: lojas de rua, quiosque e o modelo de microfranquia com o Carrinho Bendito.

  • Ano de fundação / Início do franchising: 2014 / 2017
  • Quantidade atual de lojas: 7
  • Investimento Inicial: a partir de R$ 309 mil
  • Prazo estimado de retorno: de 24 a 36 meses

6. Espetto Carioca

Rede de bares e restaurantes criada em 2011 na zona oeste do Rio de Janeiro, atualmente com 54 unidades presentes em cinco estados. São sete formatos de franquia, com opções de bar, quiosque e vending machine.

  • Ano de fundação / Início do franchising: 2011 / 2012
  • Quantidade atual de lojas: 54
  • Investimento inicial: a partir de R$ 525 mil
  • Prazo estimado de retorno: de 24 a 36 meses

7. Mané

A rede de botecos conta com um cardápio que vai de petiscos a pratos, que podem ser compartilhados. A marca trabalha com dois formatos de franquia, de 70 a 150 metros quadrados.

  • Ano de fundação / Início do franchising: 2019 / 2021
  • Quantidade atual de lojas: 21
  • Investimento inicial: a partir de R$ 850,2 mil
  • Prazo de retorno: de 24 a 36 meses

8. Buteco Seu Rufino

A rede de restaurantes faz parte do Grupo Impettus, holding de bares, desde 2022. São dois modelos de franquia que variam entre 70 e 150 metros quadrados.

  • Ano de fundação / Início do franchising: 2016 / 2022
  • Quantidade atual de lojas: 7
  • Investimento inicial: a partir de R$ 400 mil
  • Prazo de retorno: de 24 a 36 meses

9. Anjos Colchões & Sofás

A rede de lojas fundada no Paraná em 1990 começou suas atividades com produção de estofados e apenas quatro funcionários. Em 2001 a marca estruturou um complexo e, em 2007, criou a Anjos Franchising, projeto que deu início a rede de franquias.

  • Ano de fundação / Início do franchising: 1990 / 2007
  • Quantidade atual de lojas: 220
  • Investimento inicial: a partir de R$ 450 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

10. Sestini

Empresa especializada no segmento de bolsas, mochilas, malas e acessórios. Os produtos de rede estão disponíveis em mais de 65 lojas físicas, além de milhares de pontos de venda multimarcas, lojas online e no aplicativo da Sestini.

  • Ano de fundação / Início da franquia: 1995 / 2013
  • Quantidade atual de lojas: 64
  • Investimento inicial: a partir de R$ 400 mil
  • Prazo de retorno: de 24 a 36 meses

11. Academia Gaviões

A rede de academias de ginástica oferece diferentes modelos de negócios: o franqueado pode ser o administrador ou somente o investidor, em unidades operadas pela marca. Todas as academias oferecem um mix de aulas e equipamentos de musculação.

  • Ano de fundação / Início da franquia: 1974 / 2019
  • Quantidade atual de lojas: 63
  • Investimento Inicial: a partir de R$ 2 milhões
  • Prazo estimado de retorno: 18 a 26 meses

12. Kapeh Cosméticos e Cafés Especiais

Fundada em 2007 por Vanessa Vilela, em Três Pontas, sul de Minas Gerais, a Kapeh Cosméticos e Cafés Especiais é uma rede de franquias que vende bebidas feitas com cafés especiais e uma loja de cosméticos à base de café.

  • Ano de fundação / Início do franchising: 2007 / 2016
  • Quantidade atual de lojas: 22
  • Investimento Inicial: a partir de R$ 359,9 mil
  • Prazo de retorno: 24 a 36 meses

13. Vaapty

A empresa especializada na intermediação de venda de veículos foi fundada em 2020 por Ycaro Martins. Em 2021 virou a chave para franquias, e hoje tem 200 unidades.

  • Ano de fundação / Início do franchising: 2020 / 2021
  • Quantidade de unidades em funcionamento: 200
  • Investimento inicial: a partir de R$ 200 mil
  • Prazo estimado de retorno: de 9 a 12 meses

14. OdontoCompany

Há mais de 33 anos no mercado, a rede integra a SMZTO Holding de Franquias. É especializada em técnicas de ortodontia, dentística, estética, endodontia, implantodontia e outros procedimentos.

  • Ano de fundação / Início do franchising: 1990 / 2010
  • Quantidade de unidades em funcionamento: 2 mil
  • Investimento Inicial: a partir de R$ 300 mil
  • Prazo de retorno: 60 meses

15. OrthoDontic

A rede foi fundada em 2002 por cinco amigos recém-formados no curso de odontologia. Em 2004, começou a franquear. Há um ano, a OrthoDontic se juntou ao grupo OdontoCompany.

  • Ano de fundação / Início do franchising: 2002 / 2004
  • Quantidade de unidades em funcionamento: 350
  • Investimento Inicial: de R$ 415 mil a R$ 432 mil
  • Prazo de retorno: 60 meses

16. Oral Sin

Integrante do Grupo OdontoCompany, a rede tem mais de 550 unidades e realiza cerca de 30 mil tratamentos por mês.

  • Ano de fundação / Início do franchising: 2004 / 2008
  • Quantidade de unidades em funcionamento: 557
  • Investimento Inicial: a partir de R$ 300 mil
  • Prazo de retorno: 60 meses

17. 5àsec

Empresa especializada no tratamento de roupas e produtos têxteis. A marca tem mais de 550 pontos de venda em todo o território brasileiro.

  • Ano de fundação / Início do franchising: 1968 / 1994
  • Quantidade de unidades em funcionamento: 550
  • Investimento Inicial: a partir de R$ 100 mil
  • Prazo de retorno: de 24 a 40 unidades

18. Água Doce Sabores do Brasil

Além do menu de cachaças e drinques, a casa é especializada no prato escondidinho, nas versões tradicional (carne de sol), camarão, frango e bacalhau, além das opções vegetarianas de palmito e alho-poró.

  • Ano de fundação / Início do franchising: 1990 / 1993
  • Quantidade de unidades em funcionamento: 80
  • Investimento Inicial: a partir de R$ 460 mil
  • Prazo de retorno: 36 meses

19. Calçados Bibi

Fundada em 1949, a Calçados Bibi é especializada no mercado de calçados infantis e possui fábricas em Parobé (RS) e em Cruz das Almas (BA), produzindo mais de 2,6 milhões de pares ao ano. A organização está presente em mais de 60 países nos cinco continentes. No Brasil, a marca está em mais de 3 mil pontos de venda multimarcas, além do e-commerce e de uma rede de franquias com 150 lojas.

  • Ano de fundação / Início do franchising: 1949 / 2008
  • Quantidade de unidades em funcionamento: 150
  • Investimento Inicial: a partir de R$ 490 mil
  • Prazo de retorno: 36 meses

20. Casa do Construtor

Rede franqueadora de locação de equipamentos para construção civil e soluções para o dia a dia. A marca trabalha com um portfólio de mais de 90 tipos de equipamentos, como contêiner, andaime, betoneira, rompedor, misturador, compactador de solo, gerador e até itens mais leves como furadeira e serras.

  • Ano de fundação / Início do franchising: 1993 / 1998
  • Quantidade de unidades em funcionamento: 700
  • Investimento Inicial: a partir de R$ 499 mil
  • Prazo de retorno: 36 a 42 meses

21. Divino Fogão

Rede focada em comida típica da fazenda, com receitas próprias. Hoje, a marca conta com mais de 210 pontos de vendas, entre restaurantes e dark kitchens, e está presente em todas as regiões do País.

  • Ano de fundação / Início do franchising: 1984 / 1994
  • Quantidade de unidades em funcionamento: 210
  • Investimento Inicial: a partir de R$ 950 mil
  • Prazo de retorno: 36 meses

22. Ensina Mais Turma da Mônica

Franquia de apoio escolar licenciada Turma da Mônica, que faz parte do Grupo MoveEdu. A rede oferece programas educacionais e surgiu com a pretensão de ajudar na melhoria na educação de base das crianças e jovens no Brasil.

  • Ano de fundação / Início do franchising: 2012 / 2012
  • Quantidade de unidades em funcionamento: 92
  • Investimento Inicial: a partir de R$ 150 mil
  • Prazo de retorno: 12 meses

23. iGUi

Produtora e comercializadora de piscinas pré-fabricadas, presente com indústrias (másterfranquias) e lojas (franquias) em mais de 54 países. Criada em Gravataí (RS) em junho de 1995, a marca foi franqueada em 2008 e teve sua sede transferida para Cedral, região de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo.

  • Ano de fundação / Início do franchising: 1995 / 2008
  • Quantidade de unidades em funcionamento: 135
  • Investimento Inicial: a partir de R$ 1 milhão
  • Prazo de retorno: de 36 a 60 meses

24. Microlins

Rede escolas que oferece cursos como tecnologia, gestão, saúde e inglês, nas modalidades presenciais, EAD ou semipresencial. Em 2022, a marca recebeu do MEC a autorização para atuar também como faculdade, oferecendo cursos de graduação e pós-graduação.

  • Ano de fundação / Início do franchising: 1991/1994
  • Quantidade de unidades em funcionamento: 389
  • Investimento Inicial: a partir de R$ 150 mil
  • Prazo de retorno: 12 meses

25. Milon

No mercado desde 2006, a marca é especializada em moda para bebês até o tamanho 14. Atualmente, são 107 lojas físicas em operação, sendo 81 franquias e 26 lojas próprias.

  • Ano de fundação / Início do franchising: 2006 / 2016
  • Quantidade de unidades em funcionamento: 107
  • Investimento Inicial: a partir de R$ 350 mil
  • Prazo de retorno: 24 meses

26. Mr. Cheney

Rede de franquias com sobremesas tipicamente americanas, com foco em cookies. A marca também oferece sanduíches, panquecas americanas, cheesecakes, cinnamon rolls, sodas americanas e bebidas como frappés, milkshakes e cafés gelados.

  • Ano de fundação / Início do franchising: 2005 / 2007
  • Quantidade de unidades em funcionamento: 80
  • Investimento Inicial: a partir de R$ 270 mil
  • Prazo de retorno: 18 a 24 meses

27. Peça Rara

Marca do segmento de moda circular, com 17 anos de atividade. O plano de expansão para 2024 é alcançar 300 unidades, com lojas no interior de todas as regiões do País, em cidades com mais de 100 mil habitantes.

  • Ano de fundação / Início do franchising: 2007 / 2019
  • Quantidade de unidades em funcionamento: 99
  • Investimento Inicial: a partir de R$ 190 mil
  • Prazo de retorno: 14 meses

28. Prepara Cursos

Franquia de ensino fundada em 2004, que oferece mais de 100 cursos profissionalizantes nas modalidades presencial e à distância. Entre eles, há opções de formações livres nas áreas da informática, linguagem, tecnologia, marketing, design, entre outras, nas modalidades presencial e EAD.

  • Ano de fundação / Início do franchising: 2004 / 2005
  • Quantidade de unidades em funcionamento: 290
  • Investimento Inicial: a partir de R$ 150 mil
  • Prazo de retorno: 12 meses

29. Royal Face

Especializada em harmonização facial, a rede oferece tratamentos estéticos com opções de pagamento parcelado. Fundada em Curitiba (PR) por Andrezza Fusaro, a empresa faz parte da holding SMZTO, e tem como sócios a atriz Flávia Alessandra e o comunicador Otaviano Costa.

  • Ano de fundação / Início do franchising: 2018 / 2019
  • Quantidade de unidades em funcionamento: 270
  • Investimento Inicial: a partir de R$ 280 mil
  • Prazo de retorno: 15 a 21 meses

30. Tratabem

A rede realiza os serviços de manutenção, assistência técnica e tratamento de água de todos os tipos de piscinas de fibra, alvenaria e vinil.

  • Ano de fundação / Início do franchising: 2012 / 2012
  • Quantidade de unidades em funcionamento: 150
  • Investimento Inicial: a partir de R$ 75 mil
  • Prazo de retorno: 12 a 18 meses

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
+ Relacionadas
Últimas

Newsletter

Fique por dentro das últimas notícias do mundo dos negócios!