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3 passos para estruturar o seu negócio e crescer mais, segundo especialista

Fonte: Redação

Você sonhou em abrir o seu próprio negócio, conseguiu fazer um investimento para tirar a ideia do papel, mas ele não está crescendo da forma como você esperava? O problema pode estar na falta de direção para seguir e estrutura falha de processos para consolidar a sua visão e transformá-la em um negócio bem-sucedido.

Marcelo Politi, fundador da Politi Academy, é mentor de gestão gastronômica e participou do iFood Move na última quarta-feira (25/9) em São Paulo (SP). Em sua apresentação, ele mostrou sete tópicos que estabelecimentos gastronômicos precisam dominar, mas as dicas podem ser aplicadas por negócios de outros segmentos.

O primeiro passo essencial é saber onde você quer chegar e quais são os seus objetivos. Isso permitirá traçar o caminho de forma mais clara, com metas mais possíveis de alcançar.

“Se você não tem visão para a sua vida, como vai ter para o seu negócio? Ele é o veículo da sua vida”, afirmou o mentor. O desejo para o futuro do negócio precisa estar claro para todos, dos funcionários até os sócios.

Destacamos alguns dos tópicos a seguir:

1. Como é o seu negócio?

Saiba quais são as estruturas que fazem o seu empreendimento funcionar e quais são as pessoas por trás de cada atividade. Pense também que todas as áreas e sistemas precisam estar integradas para dar resultado. “Quando você ganha consciência da engrenagem você se dedica para elas funcionarem”, apontou.

Conheça também os indicadores importantes para a saúde do seu negócio para que consiga tomar decisões mais assertivas, baseadas em dados. Analise-os com frequência para entender se a operação está indo na direção certa e não ter surpresas desagradáveis.

2. Monte um bom time

Apesar de muitos empreendedores começarem sozinhos, em algum momento é necessário trazer mais pessoas para dar gás na operação e crescer o negócio. Politi sugere a estruturação do organograma da empresa, com as principais atribuições de cada um.

“Traga as pessoas certas para as posições certas. Não perca tempo com as pessoas erradas para preencher vaga, é melhor deixar vazio até encontrar a pessoa correta. Se você está na operação, não consegue crescer o negócio porque precisa lidar com diversos tipos de problemas o tempo todo”, comentou.

A empreendedora Marina Paysan, CEO do restaurante Namajo, também participou de um painel no primeiro dia de iFood Move. Ela falou sobre os seus desafios como dona do próprio negócio e uma de suas falas ecoa a opinião do mentor.

“Temos que observar nossos pontos fracos e encontrar outras pessoas que podem fazer tarefas tão bem ou até melhor do que a gente para conseguir focar no crescimento da empresa. Quando você está 24 horas na operação, você não vê as possibilidades porque está no trabalho robótico”, afirmou Paysan, do Namajo.

3. Criação de processos

Com o crescimento da equipe, é essencial construir os processos para que o negócio continue operando mesmo sem o fundador presente no dia a dia. Politi destacou a importância de ter rituais, como reuniões e testes, realizados com consistência para acompanhar o trabalho de perto.

Além disso, os processos devem estar documentados e acompanhados por todos. Alguns exemplos são detalhar todas as tarefas que fazem parte do administrativo, do marketing e das vendas.

A cultura da empresa também deve estar muito clara para todos. Mariana Perdomo, empreendedora por trás da Perdomo Doces, falou sobre o assunto. “A cultura forte é plantada todos os dias. Um bom atendimento vem muito mais do que cultivamos diariamente dentro da empresa do que de um treinamento pontual sobre como atender clientes. Tem de existir tempo e disposição financeira para construir isso”, afirmou.

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