Há quase duas décadas, Steve Jobs fez uma citação que continua muito atual na opinião de Marcel Schwantes, especialista em liderança e colunista da Inc. O fundador da Apple afirmou que seu trabalho não é ser fácil com as pessoas, mas torná-las melhores.
“Há 100% de verdade nessa afirmação”, diz o colunista, acrescentando que trenou líderes que falharam em tornar os seus funcionários melhores. Ele diz que o chamado “estilo Steve Jobs de ser” envolve desafiar as pessoas para além de suas zonas de conforto, estimulando responsabilidade e inovação. Isso exige acreditar nelas, fortalecer sua autoconfiança e remover obstáculos.
Schwantes, porém, faz um alerta: “Os líderes devem definitivamente desafiar suas equipes e expô-las a coisas novas, mas há uma linha tênue entre motivá-los e criar uma situação tóxica que eleva seus níveis de estresse às alturas e os torna desengajados”.
O estilo exigente de Jobs gerava resultados surpreendentes quando bem aplicado. Para evitar uma má liderança, o colunista sugere três práticas inspiradas no método do fundador:
1. Esclarecer as expectativas
Os funcionários devem entender por que estão sendo pressionados, começa Schwantes. “Se o propósito for claro e for evidente que o desafio é para o crescimento deles, as pessoas têm mais probabilidade de corresponder à altura.”
2. Oferecer apoio e incentivo
Líderes devem combinar altas expectativas com suporte e orientação, oferecendo feedback claro para fortalecer a confiança e promover crescimento. Como Jobs, é essencial definir metas ambiciosas que incentivem a equipe a ir além de suas zonas de conforto.
“Apenas certifique-se de que essas metas sejam realistas e atingíveis, para que os membros da equipe sintam orgulho e uma sensação de realização, em vez de totalmente sobrecarregados e eventualmente esgotados ou no caminho para o burnout.”
3. Liderar com equilíbrio
Por fim, o segredo do estilo de liderança intenso de Jobs é encontrar um bom equilíbrio. Desafie sua equipe a sair da zona de conforto, estabelecendo altas expectativas, mas equilibre isso com respeito, empatia e atenção ao bem-estar dos colaboradores — um aspecto no qual Jobs pode ter falhado. Segundo o colunista, o equilíbrio é o que faz entender o que é preciso para ser um grande líder.