Especialista explica que elogios podem gerar mais engajamento e melhorar desempenho da equipe
A preocupação com a sustentabilidade do ambiente de trabalho impacta diretamente no bem-estar dos funcionários e no desempenho organizacional da empresa. E isso começa com o reconhecimento e valorização da equipe, segundo o autor e coach executivo, Marcel Schwantes.
O especialista, em artigo para a Inc., destacou o potencial das palavras para elogiar, encorajar e elevar uns aos outros dentro das empresas. A iniciativa deve partir tanto das lideranças quanto dos colegas de trabalho.
Parece difícil, mas Schwantes reforçou que a arte de dar elogios deve ser retomada e fazer parte da rotina, já que as pessoas passam muito tempo no trabalho. Por isso, é importante se atentar à frequência com que você faz seus funcionários e colegas se sentirem valorizados pelo trabalho que realizam.
Além disso, a forma como é feito o elogio depende do contexto da situação. Ainda de acordo com o especialista, a escolha das palavras é essencial para transmitir o propósito da mensagem e reforçar vínculos de confiança.
Confira 15 frases para demonstrar gratidão e incentivo às pessoas no ambiente de trabalho:
- Ter você no time faz uma grande diferença.
- O trabalho que você fez para melhorar nossas avaliações de clientes foi fantástico.
- É inspirador ver como você sempre ajuda os novos funcionários a se atualizarem.
- Estou continuamente impressionado com seus resultados.
- Adorei como você lidou com aquele cliente.
- O que você trouxe para este departamento nos últimos três meses foi inestimável.
- Saiba que seu papel é importante para nosso sucesso.
- Obrigado por sempre falar nas reuniões de equipe quando ninguém mais o faz.
- Sou grato por você ter assumido o trabalho extra quando ninguém mais se ofereceu.
- Obrigado por estar sempre disposto a ajudar.
- Você realmente fez uma tremenda diferença aqui e sou grato por ter se juntado à equipe.
- Obrigado por ser tão flexível. Eu não teria conseguido sem você.
- Você foi fundamental para salvar a empresa da perda de um de nossos melhores clientes.
- Não se preocupe. Confio no seu julgamento sobre essa decisão.
- Sei o quão difícil é esse projeto, mas não consigo imaginar executá-lo sem você.