O verão pode ser uma oportunidade para quem deseja entrar no mundo do empreendedorismo por meio do franchising, especialmente em locais quentes ou turísticos, onde a demanda pode aumentar. Atualmente, existem marcas com todos os tipos de formatos e em setores que vão de sorveterias a roupas de banho. PEGN separou 14 redes com esse perfil para quem quer abrir um negócio para faturar no calor. Confira!
Nesta matéria você verá informações sobre as seguintes marcas:
- Ice Cream Roll
- Açaí Formosa
- TRATABEM
- Siréne
- JAH Açaí
- Gelateria Damazônia
- Bubble Mix
- Maria Açaí
- Yogoberry
- Sorvetes Rochinha
- The Best Açaí
- Espetto Carioca
- HOPE Resort
- Mané
Para José Carlos Fugice, CEO da consultoria de franchising GoAkira, investir em uma franquia com vocação de faturamento no verão pode ser uma excelente oportunidade, mas “é preciso levar em consideração a questão da sazonalidade, o mix de produtos que a franquia oferece, a localização do ponto comercial e a força da marca escolhida“, destaca o especialista.
Vale verificar como a marca se prepara para períodos de baixa temporada. Fugice afirma que a franqueadora deve ser criativa e inovadora, buscando produtos que atraiam o público mesmo em meses mais frios. Algumas opções são criar eventos temáticos, promoções e implementar programas de fidelidade.
“A marca precisa ser inovadora e, para contribuir com a receita da franquia, o empreendedor [franqueado] precisa saber negociar aluguel e outras despesas fixas para reduzir custos nos meses de menor movimento”, diz.
Franquias baratas:
Fugice lembra que o empreendedor interessado em abrir uma franquia deve pesquisar há quanto tempo a marca está no mercado, a opinião de franqueados atuais e ex-franqueados e quais os números reais de outras unidades. No caso das franquias de verão, ele deve perguntar para o time de expansão a média de faturamento no inverno.
“Antes de investir na franquia, é importante realizar uma análise de mercado detalhada na região escolhida, considerando concorrência, perfil do público e fatores climáticos”, destaca.
Veja 14 franquias para ganhar dinheiro no verão com investimento a partir de R$ 44 mil:
1. Ice Cream Roll
A rede de sorvetes inspirados na Tailândia oferece seis modelos de negócios: quiosque premium, quiosque compacto, quiosque externo, loja, freezers e franquia para eventos. A sobremesa gelada é preparada com uma base de leite misturada com frutas, chocolates e cremes e servida em formato de rolo.
- Ano de fundação / Início do franchising: 2017/2017
- Quantidade atual de lojas abertas: 85
- Investimento inicial total: a partir de R$ 44 mil
- Prazo estimado de retorno: de 6 a 13 meses
2. Açaí Formosa
A rede possui fabricação própria de açaí, cremes e frozen, com 119 lojas no estado de São Paulo e a comercialização de quase 80 toneladas de açaí por mês. Também aposta no modelo contêiner como opção de negócio.
- Ano de fundação / Início do franchising: 2012/2022
- Quantidade atual de lojas abertas: 119
- Investimento inicial total: a partir de R$ 65 mil
- Prazo estimado de retorno: 12 meses
3. Tratabem
A franquia atua no segmento de tratamento de águas, manutenção de piscinas, spas e saunas e venda de produtos próprios de limpeza.
- Ano de fundação / Início do franchising: 2012/2012
- Quantidade atual de lojas abertas: 130
- Investimento inicial total: a partir de R$ 75 mil
- Prazo estimado de retorno: de 12 a 18 meses
4. Siréne
A rede de bares é especializada no prato britânico fish & chips (peixe empanado com batatas fritas). Hoje a marca conta com 15 unidades espalhadas no país e um faturamento anual de R$ 20 milhões.
- Ano de fundação / Início do franchising: 2016/2018
- Quantidade atual de lojas abertas: 15
- Investimento inicial total: a partir de R$ 105 mil
- Prazo estimado de retorno: 24 meses
5. Jah Açaí
Rede de franquias de açaí, sorvetes e picolés que nasceu em 2008 na cidade de Conselheiro Lafaiete, em Minas Gerais. A empresa oferece o açaí no formato self-service com toppings e hoje está com 160 unidades em operação.
- Ano de fundação / Início do franchising: 2008/2015
- Quantidade atual de lojas abertas: 160
- Investimento inicial total: a partir de R$ 110 mil
- Prazo estimado de retorno: de 18 a 24 meses
6. Gelateria Damazônia
Criada em Belém, no Pará, a empresa tem em seu cardápio sabores típicos da região Norte e Nordeste do país. Neste ano a rede iniciou sua expansão nacional, inaugurando a primeira loja em São Paulo.
- Ano de fundação / Início do franchising: 2010/2024
- Quantidade atual de lojas abertas: 8
- Investimento inicial total: a partir de R$ 130 mil
- Prazo estimado de retorno: 24 meses
7. Bubble Mix
A rede de bubble tea, bebida de origem taiwanesa que une chá gelado e bolhas saborizadas de fruta que explodem na boca, utiliza 70% dos seus insumos importados de Taiwan. A marca contabilizou receita total de R$ 30 milhões em 2024.
- Ano de fundação / Início do franchising: 2014 / 2016
- Quantidade atual de lojas abertas: 65
- Investimento inicial total: a partir de R$ 130 mil
- Prazo estimado de retorno: 20 meses
8. Maria Açaí
Fundada em 2017, em Joinville (SC), a rede está com 70 lojas em seis estados brasileiros (RJ, SP, BSB, RS, PR e SC).
- Ano de fundação / Início do franchising: 2014 / 2016
- Quantidade atual de lojas abertas: 70
- Investimento inicial total: a partir de R$ 135 mil
- Prazo estimado de retorno: 24 meses
9. Yogoberry
Criada no Rio de Janeiro em 2007, a Yogoberry, especializada em frozen yogurt, ingressou no franchising após um ano de funcionamento, com três modelos de negócios (carrinho, quiosque e loja).
- Ano de fundação / Início do franchising: 2007/ 2008
- Quantidade atual de lojas abertas: 34
- Investimento inicial total: a partir de R$ 259 mil
- Prazo estimado de retorno: de 18 a 36 meses
10. Sorvetes Rochinha
A marca oferece sorvetes de massa e de picolés com opções zero açúcar, além de açaí, milkshakes e os Mini Rochinhas, sorvetes de bolinhas congelados com nitrogênio líquido a – 40 graus.
- Ano de fundação / Início do franchising: 1983 / 2016
- Quantidade atual de lojas abertas: 25
- Investimento inicial total: a partir de R$ 380 mil
- Prazo estimado de retorno: 24 meses
11. The Best Açaí
A marca oferece 12 opções de açaí com 24 sabores de sorvete e 40 acompanhamentos.
- Ano de fundação / Início do franchising: 2017 / 2017
- Quantidade atual de lojas abertas: 470
- Investimento inicial total: a partir de R$ 300 mil
- Prazo estimado de retorno: 18 meses
12. Espetto Carioca
Com um mix de mil combinações de pratos, bebidas e sobremesas, a rede de bares e botecos atualmente conta com 55 unidades presentes em seis estados. A marca conta com quatro modelos de negócio, como fast casual, quiosque, loja de rua e container.
- Ano de fundação / Início do franchising: 2011/2012
- Quantidade atual de lojas abertas: 55
- Investimento inicial total: a partir de R$ 317 mil
- Prazo estimado de retorno: de 18 a 24 meses
13. Hope Resort
A Hope Resort é uma marca de beachwear e fitness do Grupo Hope. A frente foi criada em 2013, mas ganhou sua unidade própria em 2017. Hoje, a rede também conta com o modelo de franquia chamado DUO, que abarca as duas marcas (Hope com underwear e Hope Resort) em uma mesma loja.
- Ano de fundação / Início do franchising: 2013/2017
- Quantidade atual de lojas abertas: 72
- Investimento inicial total: a partir de R$ 380 mil
- Prazo estimado de retorno: de 24 a 36 meses
14. Mané
Criada em 2019, a rede faz parte do grupo Impettus, holding que detém também as marcas Espetto Carioca, Buteco Seu Rufino e Momento Bendito. Atualmente, conta com 27 unidades e mira expansão na região Sudeste.
- Ano de fundação / Início do franchising: 2019/2021
- Quantidade atual de lojas abertas: 27
- Investimento inicial total: a partir de R$ 563 mil
- Prazo estimado de retorno: de 18 a 24 meses