Os shopping centers podem ser uma solução para quem deseja empreender em um local que une opções de entretenimento, fluxo de público e segurança. Franqueadoras oferecem de grandes lojas até quiosques que funcionam com operações bem enxutas.
Redes como Cacau Show, Nutty Bavarian e Lupo são exemplos de marcas que contam com opções de microfranquias, as conhecidas franquias baratas, que têm investimento de até R$ 135 mil. Para ajudar o empreendedor, PEGN separou algumas.
Nesta matéria você verá informações sobre as seguintes marcas:
- 3, 2, 1 GO!
- Mr. Black Café Gourmet
- Norah Acessórios
- Yes! Cosmetics
- Cacau Show
- Nutty Bavarian
- Unhas Cariocas
- Espaço Make
- Tem Jeito
- Lupo
- Bubble Mix
- Dóffee
Segundo Lucien Newton, vice-presidente da vertical de consultoria do Ecossistema 300 Franchising, o modelo de quiosque permite que empreendedores testem campanhas e produtos específicos. No entanto, mesmo com um investimento menor, o formato exige cuidados e atenção redobrada. “Antes de fechar negócio, é essencial analisar o fluxo de pessoas no local, o posicionamento do quiosque dentro do shopping e o perfil do público que circula ali”, relembra.
Ele também destaca que o empreendedor deve se inteirar de todos os critérios operacionais do negócio, que incluem custos de aluguel, taxas condominiais ao metro quadrado, regras de compras, cessão de direito de uso do ponto, fundo de promoção, taxa de ar-condicionado, seguro e despesas de consumo. “Quiosques exigem operações enxutas e processos bem estruturados para garantir uma boa rentabilidade”, diz.
Franquias baratas:
De acordo com o advogado especializado em direito empresarial André Vasques, os contratos de locação em shopping centers podem exigir especial atenção do empreendedor, principalmente, em questões como o aluguel fixo ou proporcional ao faturamento.
“Em dezembro, por exemplo, alguns cobram duas vezes o aluguel, por ser um mês de vendas altas”, fala. Ele também diz que é importante checar se o prazo do contrato de locação atende o do contrato de franquia, e se há cláusulas de raio ou exclusividade.
Veja a seguir 12 franquias baratas de quiosque para shopping centers, que custam a partir de R$ 15 mil. As marcas são listadas do menor valor de investimento para o maior.
1. 3, 2, 1 GO!
A rede de franquias oferece experiências de viagem para destinos nacionais e internacionais. A empresa fica responsável por todos os detalhes, desde a emissão de visto e seguro viagem, até passagem aérea e hospedagem. Um dos modelos de negócio é quiosque, pensado para shoppings e lugares com grande circulação de pessoas.
- Ano de fundação / Início da franquia: 2019 / 2020
- Número atual de lojas abertas: 60
- Investimento inicial total: a partir de R$ 15 mil
- Prazo estimado de retorno: 3 meses a 12 meses
2. Mr. Black Café Gourmet
A rede de cafeterias nasceu em Belo Horizonte (MG) e oferece mais de 40 receitas à base de café, quentes e geladas. A companhia conta com quatro modelos de negócios, entre eles o express e o quiosque para shopping, que pode ser aberto em uma área de 8 metros quadrados.
- Ano de fundação / Início do franchising: 2006 / 2012
- Número atual de lojas abertas: 36
- Investimento inicial total: a partir de R$ 39,9 mil
- Prazo estimado de retorno: 24 meses a 36 meses
3. Norah Acessórios
A loja atua no segmento de bijuterias folheadas a ouro e prata e de acessórios de moda a preços acessíveis. Os quiosques da marca têm layout interativo e recebem produtos semanalmente.
- Ano de fundação / Início do franchising: 2019 / 2024
- Número atual de lojas abertas: 15
- Investimento inicial total: a partir de R$ 96 mil
- Prazo estimado de retorno: 12 meses
4. Yes! Cosmetics
Rede vegana de cosméticos presente no mercado há mais de 20 anos, a Yes! Cosmetics conta com um portfólio com mais de 100 itens.
- Ano de fundação / Início do franchising: 2000 / 2016
- Número atual de lojas abertas: 130
- Investimento inicial total: a partir de R$ 99,9 mil
- Prazo estimado de retorno: 18 meses a 24 meses
5. Cacau Show
Atualmente, a rede de chocolates conta com mais de 4,6 mil lojas em todo o país e opera com canais digitais e de venda direta. Para o quiosque, é necessário um espaço mínimo de 9 metros quadrados.
- Ano de fundação / Início do franchising: 1988 / 2001
- Número atual de lojas abertas: 4,6 mil
- Investimento inicial total: a partir de R$ 114 mil
- Prazo estimado de retorno: 18 meses a 24 meses
6. Nutty Bavarian
A Nutty Bavarian é uma rede de franquias conhecida pelas castanhas glaceadas. Os produtos da marca são vendidos em cerca de 170 quiosques, em shoppings, aeroportos e grandes varejistas.
- Ano de fundação / Início do franchising: 1996 / 1997
- Número atual de lojas abertas: 170
- Investimento inicial total: a partir de R$ 114,5 mil
- Prazo estimado de retorno: 12 meses a 18 meses
7. Unhas Cariocas
A marca utiliza uma técnica exclusiva para remoção da cutícula, que dispensa o alicate sem comprometer o resultado. O serviço dura, em média, em 30 minutos.
- Ano de fundação / Início do franchising: 2017 / 2022
- Número atual de lojas abertas: 98
- Investimento inicial total: a partir de R$ 115 mil
- Prazo estimado de retorno: 12 a 24 meses
8. Espaço Make
A rede multimarcas oferece maquiagens que custam a partir de R$ 10.
- Ano de fundação / Início do franchising: 2020 / 2020
- Número atual de lojas abertas: 20
- Investimento inicial total: a partir de R$ 120 mil
- Prazo estimado de retorno: 12 meses
9. Tem jeito
Fundada em 2015 em Campina Grande (PB) pelo empresário Evandro de Macedo Filho, a rede atua no segmento de costura e reparo de roupas. A franquia em formato de quiosque foi formatada para locais com alta demanda.
- Ano de fundação / Início do franchising: 2015 / 2020
- Número atual de lojas abertas: 17
- Investimento inicial total: a partir de R$ 129 mil
- Prazo estimado de retorno: 18 meses a 24 meses
10. Lupo
Focada em moda íntima, esportiva e meias, a marca cresceu 46% em número de lojas franqueadas em 2024. A companhia conta com quatro formatos de franquia, entre eles, o quiosque, que pode ser aberto em uma área de 9 metros quadrados.
- Ano de fundação / Início do franchising: 1921 / 1994
- Número atual de lojas abertas: 807
- Investimento inicial total: a partir de R$ 130 mil
- Prazo estimado de retorno: 18 meses a 24 meses
11. Bubble Mix
De inspiração oriental, a rede tem como produto principal o bubble tea, bebida de origem taiwanesa que une chá gelado e bolhas saborizadas de fruta. A loja express tem estrutura de quiosque, com cardápio e custos otimizados, além de autoatendimento.
- Ano de fundação / Início do franchising: 2014 / 2016
- Número atual de lojas abertas: 65
- Investimento inicial total: a partir de R$ 130 mil
- Prazo estimado de retorno: 20 meses
12. Dóffee
Criada em Curitiba (PR), a Dóffee oferece versões doces e salgadas de donuts e bebidas quentes e geladas. A rede tem faturamento anual de R$ 25 milhões.
- Ano de fundação / Início do franchising: 2019 / 2021
- Número atual de lojas abertas: 22
- Investimento inicial total: a partir de R$ 135 mil
- Prazo estimado de retorno: 24 meses