Portal BEI

10 livros inspiradores para ler em 2025

Fonte: Redação

A inspiração é uma palavra-chave para quem busca construir um negócio de sucesso. Entre os caminhos para expandir a mente, os livros surgem como uma fonte quase ilimitada de conhecimentos que podem ser fundamentais para a jornada empreendedora.

O início de um ano é o momento ideal para se inspirar em novas leituras e renovar as energias e as ideias para os meses que vem pela frente.

Pensando nisso, PEGN selecionou 10 livros inspiradores para ler em 2025. Confira:

De Zero a Um: O que Aprender sobre Empreendedorismo com o Vale do Silício

Cofundador do PayPal e investidor em diversas startups, como o Facebook, o autor Peter Thiel diz neste livro que o próximo Bill Gates não criará um sistema operacional, assim como o próximo Mark Zuckerberg não criará uma rede social. Para ele, o progresso vem do monopólio, não da competição.

Mesmo sem uma fórmula para o sucesso, Thiel afirma que toda inovação vai de zero a um. Na obrao ele discute como construir empresas que criem coisas novas, indicando perguntas que levam a encontrar valor mesmo em lugares inesperados.

Powerful: Como Construir uma Cultura Corporativa de Liberdade e Responsabilidade

A obra, escrita pela ex-chefe de talentos da Netflix, Patty McCord, discute a construção de culturas corporativas. Uma das criadoras da cultura de alta performance da Netflix, McCord aponta que o mundo contemporâneo não tem mais espaço para as ideias corporativas tradicionais. No livro, a autora discute diferentes conceitos de gestão de pessoas e propõe que a motivação dos colaboradores aconteça por meio de trabalhos desafiadores.

O Poder do Subconsciente

Escrito pelo PhD em psicologia Joseph Murphy (1898-1981), o best-seller é definido como um guia para libertar o poder da mente. Na obra, o especialista irlandês indica técnicas que visam remover os obstáculos do subconsciente para transformar os desejos em realidade.

Grand Transitions

O que faz o mundo moderno funcionar? A partir desta pergunta aparentemente simples, Vaclav Smil discute quatro grandes transições da civilização: populações, agricultura, energia e economia. A obra foi indicada por Bill Gates como um de seus livros favoritos. Para o fundador da Microsoft, é fascinante o jeito como Smil examina a evolução de tudo – desde dinossauros até o número de transistores em um chip de computador. O livro ainda não tem edição em português.

Quem Disse que Elefantes Não Dançam?

Escrito por Louis V. Gerstner, ex-CEO da IBM, o livro conta a história do renascimento da empresa, que enfrentou um período de crise na década de 1990. Na obra, Gerstner responde perguntas que recebia com frequência de outros CEOs após sua aposentadoria. Compartilhando a própria experiência na companhia, o autor mostra coma a IBM superou as adversidades.

Os Quatro Papéis: Lições de Liderança, Gestão, Estratégia e Empreendedorismo na Carreira Gerencial

Com base em mais de 30 anos de vida executiva em empresas como Bayer, Coca-Cola, IBM, iFood, LG, Natura, Nestlé e Walmart, Yuri Trafane se aprofunda nos quatro papéis que devem ser desempenhados na jornada de uma carreira gerencial: o de líder, gestor, estrategista e empreendedor. A obra também apresenta estratégias que podem ser implementadas no dia a dia.

O Dilema da Inovação

Com base em lições de sucesso e fracasso de companhias líderes em seus seguimentos, o autor Clayton M. Christensen apresenta um conjunto de regras para faturar com a inovação. Os princípios visam orientar os leitores sobre quando ouvir – ou não – os clientes, quando investir no desenvolvimento de produtos com menores margens de ganho e quando buscar mercado menores.

Comece pelo Porquê: Como Grandes Líderes Inspiram Pessoas e Equipes a Agir

Para o escritor Simon Sinek, o senso de propósito – o porquê – é o que inspira as pessoas a darem o melhor de si em uma causa ou em um negócio. Apoiando suas ideias nas histórias de Martin Luther King, Steve Jobs e os irmãos Wright, o autor discute como líderes influentes agem, pensam e se comunicam e indica um modelo capaz de inspirar pessoas e construir organizações.

A Coragem de Ser Imperfeito

Escrito pela pesquisadora norte-americana Brené Brown, o livro apresenta conclusões de uma pesquisa sobre vulnerabilidade. Com discussões que passam por temas como medo, vergonha e imperfeição, a autora propõe que os leitores mudem a maneira de viver e de se relacionar na sociedade. Segundo Brown, a vulnerabilidade não é uma medida de fraqueza, mas uma definição de coragem.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
+ Relacionadas
Últimas

Newsletter

Fique por dentro das últimas notícias do mundo dos negócios!