Portal BEI

10 franquias baratas de quiosque para shopping centers, que custam a partir de R$ 12 mil

Fonte: Redação

Presentes nos corredores dos principais shopping centers brasileiros, os quiosques funcionam praticamente como outdoors de marcas, pois ajudam a aumentar a exposição daquela empresa. No entanto, na maioria dos casos, demandam custos menores do que uma operação completa de loja. Muitas franquias oferecem modelos que se enquadram como microfranquias (ou franquias baratas) e podem ser operados nestes locais.

Microfranquias são os modelos de negócio de franquia que demandam um investimento inicial total de até R$ 135 mil. Essa é a única característica que diferencia o formato, pois tanto o franqueador quanto os franqueados devem seguir o contrato e a lei de franquia como em qualquer outro modelo de loja.

Nesta matéria você verá informações sobre as seguintes marcas:

  1. Touti
  2. Nutty Bavarian
  3. Splash Bebidas Urbanas
  4. Mr. Fit
  5. Unhas Cariocas
  6. Espaço Make
  7. Açaí Granola
  8. Little Kuppers Pie Shop
  9. Crepefy
  10. Iopoint Tecnologia

A flexibilidade dos quiosques permite que as marcas testem campanhas e produtos específicos, que podem trazer ainda mais resultados. No entanto, o modelo também exige cuidados.

Franquias baratas:

“A seleção da localização é primordial; um ponto com alto fluxo de pedestres próximo a áreas de interesse relacionadas ao segmento da franquia pode significar a diferença entre o sucesso e o fracasso. Além disso, a gestão de estoque se torna um desafio, dado o espaço limitado para armazenamento, exigindo uma logística eficiente e um planejamento cuidadoso para evitar rupturas ou excessos de estoque”, afirma Cristiano Corrêa, vice-presidente da vertical de gestão da 300 Ecossistema de Alto Impacto.

O especialista também diz que a vulnerabilidade dos pontos pode comprometer a segurança de produtos e lembra que normalmente há mais dificuldade para proporcionar uma experiência ao consumidor, entre outros desafios.

1. Touti

A empresa de origem pernambucana produz e vende perfumes, produtos capilares e corporais cruelty free. Atualmente, são 760 lojas em operação no Brasil. São dois modelos de quiosque para shopping: o smart (versão menor) e o quiosque full (versão maior).

  • Ano de fundação / Início do franchising: 2014 / 2019
  • Quantidade atual de unidades abertas: 760
  • Investimento inicial total: a partir de R$ 12 mil (quiosque smart) e a partir de R$ 80 mil (quiosque full)
  • Royalties mensais: até 160% sobre as compras realizadas na central de compras
  • Prazo estimado de retorno: 5 a 10 meses

2. Nutty Bavarian

Rede de franquias especializada em castanhas glaceadas, vendidas em quiosques da rede em shoppings, aeroportos e grandes varejistas. Fundada no Brasil em 1996, a marca chegou ao país com a empresária Adriana Auriemo, que conheceu o produto nos Estados Unidos, enquanto assistia a um jogo de basquete.

  • Ano de fundação / Início da franquia: fundada no Brasil em 1996 / 1997
  • Quantidade atual de lojas abertas: cerca de 170 unidades
  • Investimento inicial total: a partir de R$ 110 mil
  • Royalties mensais: 8% (4% de royalties + 4% locação de equipamento)
  • Previsão de retorno do investimento: 12 a 18 meses

3. Splash Bebidas Urbanas

Rede de cafeterias que vende doces, salgados, bebidas quentes e geladas e cafés. Não há a necessidade de uma estrutura de cozinha no quiosque, já que os itens chegam prontos, e os ingredientes das bebidas são porcionados. A marca foi criada por Brunna Farizel e Lucas Moreira e tem a apresentadora Sabrina Sato como sócia.

  • Ano de fundação / Início do franchising: 2018 / 2018
  • Quantidade atual de unidades abertas: 56
  • Investimento inicial total: a partir de R$ 130 mil
  • Royalties mensais: 6%
  • Prazo estimado de retorno: 15 a 18 meses

4. Mr. Fit

Rede de fast-food de alimentação saudável. A marca oferece refeições, sanduíches e itens como estrogonofe de biomassa de banana verde e sucos funcionais. A rede está presente em 26 estados brasileiros e em processo de internacionalização, com unidades em Portugal e no Paraguai.

  • Ano de fundação / Inicio Franchising: 2013 / 2013
  • Quantidade atual de unidades abertas: 640
  • Investimento inicial total: a partir de R$ 60 mil
  • Royalties mensais: R$ 1 mil no primeiro ano e 5% do faturamento bruto nos demais anos
  • Prazo estimado de retorno: 10 a 36 meses

5. Unhas Cariocas

Franquia de esmalterias, com técnica exclusiva para remoção da cutícula, que dispensa o alicate. A manicure é feita, em média, em 30 minutos.

  • Ano de fundação/ Início do franchising: 2017 / 2017
  • Quantidade atual de unidades abertas: 95
  • Investimento inicial total: a partir de R$ 115 mil
  • Royalties mensais: R$ 2,1 mil
  • Prazo estimado de retorno: 12 a 24 meses

6. Espaço Make

Fundada com a chegada da pandemia, a rede se especializou na venda de maquiagens multimarcas, que custam a partir de R$ 10. Atualmente são 20 unidades em operação, espalhadas em todo o território nacional.

  • Ano de fundação/ Início do franchising: 2020 / 2020
  • Quantidade atual de unidades abertas: 20
  • Investimento inicial total: a partir de R$ 120 mil
  • Royalties mensais: R$ 1 mil
  • Prazo estimado de retorno: a partir do 12 mês

7. Açaí Granola

Além da venda de açaí em vários formatos, a marca trabalha com o café de açaí, feito a partir do grão do fruto. Fundada em 2018, a rede iniciou a expansão dois anos depois.

  • Ano de fundação / Início do franchising: 2018 / 2020
  • Quantidade atual de unidades abertas: 21
  • Investimento inicial total: a partir de R$ 99 mil
  • Royalties mensais: 6%
  • Prazo estimado de retorno: 14 meses

8. Little Kuppers Pie Shop

Rede de lojas de tortas americanas, inspiradas nas pies shops dos Estados Unidos. A marca trabalha com o modelo padrão de loja e com as microfranquias de quiosque e de pequenas lojas estilo “to go”.

  • Ano de fundação / Início do franchising: 2019 / 2023
  • Quantidade atual de unidades abertas: 2
  • Investimento inicial total: a partir de R$ 130 mil
  • Royalties mensais: 5% do faturamento bruto
  • Prazo estimado de retorno: 30 meses

9. Crepefy

Marca especializada em crepe francês, com mais de 30 sabores doces e salgados no cardápio. A rede trabalha com três modelos diferentes de consumo: balcão (loja física), delivery e eventos corporativos. Em 2023 entrou para o franchising com três modelos de negócios: loja de rua, quiosque e contêiner.

  • Ano de fundação / Início do franchising: 2022/ 2023
  • Quantidade atual de unidades abertas: 42
  • Investimento inicial total: entre R$ 80 mil e R$ 110 mil (quiosque)
  • Royalties mensais: 5% do faturamento bruto
  • Prazo estimado de retorno: 9 a 18 meses

10. Iopoint Tecnologia

Empresa que oferece solução de controle de ponto por meio de aplicativo, com funções de reconhecimento facial e registro com GPS.

  • Ano de fundação / Início do franchising: 2020 / 2020
  • Quantidade atual de unidades abertas: 19
  • Investimento inicial total: a partir de R$ 40 mil
  • Royalties mensais: não se aplica
  • Prazo estimado de retorno: 15 meses

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
+ Relacionadas
Últimas

Newsletter

Fique por dentro das últimas notícias do mundo dos negócios!