Portal BEI

10 ferramentas para começar a usar inteligência artificial no seu negócio

Fonte: Redação

Você ouve falar de inteligência artificial, queria usar no seu empreendimento, mas não sabe por onde começar? A gente vai te ajudar.

Todas as tecnologias de IA partem de um mesmo ponto: a capacidade das máquinas de executar tarefas que até pouco tempo atrás era privilégio humano. Ela pode sugerir estratégias, preparar campanhas, conversar com clientes, entregar insights ou resumir documentos em minutos. Muitos também têm se animado com o potencial da inteligência artificial de gerar novas oportunidades de negócio.

Apesar de altamente disruptiva, a IA pode ser aplicada com certa facilidade — você certamente já ouviu falar do ChatGPT, lançado pela OpenAI, no final de 2022 e que bombou no ano passado, e possivelmente já usou o robô para tarefas profissionais.

Para ajudar quem tem dúvidas sobre quais ferramentas poderiam ser úteis, a gente preparou um guia com dez delas.

1. Chatbase

A solução é um construtor de chatbot de IA. A partir de um conjunto de dados fornecido pela empresa, ele treina o ChatGPT para oferecer aos clientes respostas alinhadas ao negócio.

2. ChatGPT

A partir de perguntas ou comandos, esse chatbot oferece respostas baseadas em diversas fontes. Pode tirar dúvidas sobre o negócio, dar sugestões sobre como ampliar vendas e gerar campanhas promocionais.

3. FormulaBot

Essa inteligência artificial é para quem não quer abrir mão do Excel, mas precisa ganhar mais agilidade para gerar fórmulas e gráficos, analisar dados e automatizar a coleta de informações.

4. GitHub Copilot

Ferramenta de IA desenvolvida pelo GitHub em conjunto com a OpenAI. Ajuda programadores e engenheiros a escrever códigos e identificar problemas para aumentar a produtividade.

5. Grammarly

Para empresas que precisam de comunicação escrita em inglês, o Grammarly corrige textos, adapta o tom de voz para a situação desejada e ainda verifica o risco de plágio.

6. Midjourney

Precisando de uma imagem para um post ou um novo cardápio? Essa ferramenta permite a criação de desenhos, logotipos, vídeos e muito mais. Para isso, basta descrever o que você tem em mente.

7. Murf

É um gerador de voz, que pode converter texto em fala, com diversas opções de personalização, ajudando a criar vozes com som natural ou em outros estilos. Pode ser usado em podcasts, vídeos e apresentações.

8. Otter

Que tal ter um documento que resuma uma reunião em tempo real? A solução conta ainda com uma área de gestão de agenda e funciona como uma plataforma colaborativa para incluir comentários, recados e imagens.

9. Synthesia

A ferramenta tem capacidade de produzir vídeos em mais de cem idiomas diferentes, com facilidade e rapidez. Ideal para pequenos negócios que precisam produzir conteúdo, economizando tempo e dinheiro.

10. Wand

Permite automatizar processos, como fluxos de trabalho, gerenciamento de documentos e tarefas corriqueiras, a partir de uma interface visual que funciona no modelo de arrastar e soltar.

Este texto é parte da reportagem “Inteligência Artificial, Oportunidade Real”, publicado originalmente na edição de fevereiro da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
+ Relacionadas
Últimas

Newsletter

Fique por dentro das últimas notícias do mundo dos negócios!