Painel solar com tecnologia TNC. Imagem: TW Solar/Divulgação
A TW Solar lançou para o mercado fotovoltaico a série de módulos G12R, com tecnologia de células de alta eficiência TNC (Tongwei N-passivated Contact Cell).
De acordo com a empresa, os produtos possuem potência entre 500W e 600W e mais de 4,14% de eficiência em relação ao modelo P-Type na versão de 182mm.
“Atualmente, a eficiência média das células TNC na produção em massa é de 26,2%, que tem vantagens de desempenho, como alta bifacialidade, baixa atenuação, técnicas de corte não destrutivas e melhor coeficiente de temperatura”, destacou a fabricante.
Desde 2020, a Tongwei iniciou um P&D (Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento) das células TNC de forma independente. Em novembro de 2022, por exemplo, tal tecnologia foi incluída como uma das dez principais tecnologias inovadoras no prêmio “Zero Carbon China”.
Célula de silício retangular
Em termos de design, os produtos da série G12R são otimizados com base nas soluções tradicionais de 182mm. “Segundo os métodos de transporte convencionais, mantém-se uma largura do módulo de 1134mm, enquanto o comprimento do painel é aumentado de 2278mm para 2382 ± 2mm, maximizando a utilização de espaços dos containers e reduzindo os custos de transporte em 4%”, ressaltaram.
Demais características da série
Outro ponto enfatizado pela TW Solar é que os custos de BoS (Balance of System) diminuíram em 3,07% e os de LCOE (Custo Nivelado de Energia) diminuíram em 4,37%. “A melhoria dos produtos da série G12R não só reduz o custo total do produto, mas também aumenta sua relação custo-benefício”.
Sob as mesmas condições de geração de energia, conforme a companhia, a área de uso dos módulos da série G12R é reduzida em 8,73% em comparação com os painéis da versão de 182mm, o que cria maior valor do produto para os clientes.
“A versão G12R-66, por exemplo, atende às necessidades diversificadas de grandes centrais fotovoltaicas instaladas em diferentes cenários, bem como a versão G12R-48, que é aplicável para uso residencial, industrial e comercial”, concluiu a empresa.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].