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Consumidores gastaram US$ 10 bilhões no TikTok

Fonte: Jessica Chalegra

O TikTok, que ganhou destaque com seu formato de vídeos curtos, teve surpreendentes resultados em gastos do consumidor durante 2023. Seu boom resultou em quase US$ 4 bilhões de arrecadação apenas este ano, provenientes de transações com moedas virtuais usadas para comprar presentes para os criadores de conteúdo dessas plataformas. Além disso, a plataforma se tornou o primeiro aplicativo mobile não relacionado a games a alcançar US$ 10 bilhões em gastos internos App Store e o Google Play. Os dados são do relatório “State Of Mobile 2023”, da data.ai.

Ao ultrapassar a marca de receita bruta de US$ 10 bilhões, o TikTok entrou para o seleto grupo de cinco aplicativos móveis que atingiram esse feito, sendo o primeiro aplicativo não relacionado a jogos para celular a alcançar tal patamar. Ele se posiciona ao lado de outros grandes nomes, como Candy Crush Saga da King/Activision Blizzard, com mais de US$ 12 bilhões, da Supercell (US$ 10,2 bilhões), Clash of Clans da XFLAG/Mixi (US$ 10,6 bilhões) e Monster Strike da Tencent (US$ 11 bilhões), Honor of Kings.

2023 foi promissor para o TikTok

Já era esperado que, em 2023, a plataforma teria um desempenho excepcional. Isso foi notado quando a TikTok se tornou o primeiro aplicativo móvel a gerar mais de US$ 1 bilhão em gastos de consumidores em todo o mundo durante um único trimestre nos primeiros meses do ano. O TikTok fechou o ano de 2023 com mais de US$ 6,2 bilhões em gastos dos consumidores.

Ao longo do ano, os números só aumentaram, e chegaram a US$ 3,8 bilhões. Esse crescimento representa um crescimento de 61% desde o início de 2023, sendo 15% superior à soma de US$ 3,3 bilhões registrada em 2022. Porém, nos números mencionados anteriormente não constam os gastos com Android fora da Google Play, como na China, onde operam apenas mercados Android de terceiros. Ou seja, os números – que já são grandes – podem ser ainda maiores.

O relatório mostrou ainda números de outros aplicativos. Os que estão perto da marca de US$ 10 bilhões em receita gerada por consumidores são o Tinder e o YouTube, porém, eles ficam atrás do TikTok entre US$ 2 e US$ 3 bilhões no final do ano.

Os consumidores dos Estados Unidos e os usuários do iOS na China estão no mesmo patamar em termos de valor da receita acumulada até o momento no TikTok. Ambos contribuíram com aproximadamente 30% desse valor individualmente, representando juntos 60% do total, cerca de US$ 6 bilhões. Após esses dois líderes, os cinco principais mercados são completados pela Arábia Saudita em segundo lugar, seguida pela Alemanha, Reino Unido e Japão. Juntos, esses quatro países contribuem com cerca de 13% da receita do aplicativo proveniente de compras no aplicativo.

Qual a origem dos US$ 10 bilhões em gastos do consumidor no TikTok?

Esses gastos são representados pelas moedas TikTok, utilizadas para várias compras individuais no aplicativo (IAPs), já que a plataforma não oferece assinaturas. Os usuários utilizam essas moedas para adquirir presentes virtuais para os criadores de conteúdo na plataforma, os quais podem convertê-los em diamantes virtuais e depois em dinheiro real. A TikTok retém 50% do valor desses pagamentos. O IAP mais popular do TikTok em 2023 foi o pacote de 1.321 moedas por US$ 19,99, responsável por cerca de um quarto da receita total do aplicativo.

Prevê-se que essa receita cresça ainda mais em 2024, com projeções indicando que o TikTok atingirá US$ 15 bilhões em gastos dos consumidores, um aumento de 50% em relação ao total acumulado até o momento. Isso se soma a outras fontes de receita do TikTok, que inicialmente incluíam publicidade no aplicativo e, mais recentemente, expandiram-se para o comércio eletrônico por meio do TikTok Shop, lançado em setembro do ano anterior.

De acordo com Lexi Sydow, chefe de insights da data.ai, o TikTok tem caminhado para se tornar o aplicativo móvel mais lucrativo de todos os tempos, se aproximando da marca de US$ 15 bilhões em 2024. Os consumidores estão gastando mais de US$ 11 milhões por dia para apoiar seus criadores de conteúdo favoritos, impulsionando o TikTok a superar o jogo para celular mais lucrativo até hoje: o adorado Candy Crush Saga. A previsão é que os usuários do TikTok passem uma média de 40 horas por mês no aplicativo até o final de 2024, um aumento de 22% em relação a 2023.



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