Portal BEI

O TikTok pode influenciar a decisão de compra do brasileiro?

Fonte: Jessica Chalegra

Nos últimos anos, o TikTok tem se mostrado uma das plataformas de mídia social mais influentes e populares em todo o mundo, inclusive no Brasil. Com sua interface simples e cativante, o aplicativo conquistou uma enorme base de usuários no país, que vão desde adolescentes até adultos. No entanto, sua influência vai além de apenas entretenimento e compartilhamento de vídeos engraçados. No Brasil, o TikTok tem se tornado um espaço vital para a promoção de produtos e marcas. Com isso, causa impacto diretamente nas decisões de compra de milhões de consumidores.

De acordo com um estudo da Opinion Box, oito em cada 10 usuários abrem o aplicativo ao menos uma vez ao dia. E, por ser uma rede social jovem, cerca de 40% entraram para o TikTok no último ano. Ao mesmo tempo, 60% dos entrevistados consideram a rede social viciante.

Ainda segundo o levantamento, 31% dos usuários usam o TikTok como primeira opção quando precisam pesquisar algo rapidamente na internet. 52% do público afirmou ainda que não achava que usaria a rede social, mas hoje o uso acontece com frequência. Já outros 54% acreditam que passar muito tempo na plataforma pode ser prejudicial, enquanto 61% enxergam no TikTok a possibilidade de aprender coisas novas.

Relação entre TikTok e as marcas

Há alguns anos, as plataformas de mídia social se tornaram excelentes ferramentas para impulsionar vendas. Marcas e empresas têm a oportunidade de utilizar redes como o TikTok para aumentar sua visibilidade, se conectar com seu público-alvo e estabelecer um canal direto de vendas. Essa percepção não vem apenas dos especialistas, mas também dos próprios consumidores. O estudo mostrou que 46% dos usuários do TikTok seguem marcas e empresas, enquanto 33% compraram algum produto ou serviço apresentado pela plataforma. Além disso, 45% dos entrevistados gostariam que as marcas das quais são consumidores utilizassem mais esta rede social específica.

De acordo com pesquisas, 71% dos usuários do TikTok concordam que as marcas devem estar ativas nas redes sociais, enquanto 68% acreditam que o TikTok facilita a interação entre pessoas e empresas. Os dados evidenciam que há oportunidades significativas para aqueles que buscam estabelecer presença no TikTok. Além disso, há mais boas notícias: o TikTok pode funcionar como uma plataforma eficaz para promover produtos, já que um em cada três usuários já fez uma compra de algo que conheceu por lá.

Campanhas publicitárias

As campanhas publicitárias pagas são amplamente empregadas por marcas e empresas visando ampliar o alcance, o engajamento e, é claro, impulsionar as vendas. Atualmente, há uma variedade de maneiras de segmentar o público-alvo para esses anúncios, permitindo uma abordagem mais precisa.

De maneira geral, os anúncios suscitam opiniões diversas, com um aspecto negativo que merece destaque: 48% dos usuários relatam que se deparam com anúncios que não são relevantes para eles. Além disso, 34% expressam irritação com os anúncios, enquanto o mesmo percentual afirma que os anúncios despertam seu interesse.

Influenciadores no TikTok

Um estudo da Nielsen, de 2022, mostrou que a estimativa é que o Brasil tenha aproximadamente 500 mil produtores de conteúdo digital que mantêm perfis com mais de 10 mil seguidores. No universo do TikTok, é comum deparar-se com perfis que alcançam milhares, ou até mesmo milhões, de espectadores com seu conteúdo.

Já o estudo da Opinion Box mostra que, no TikTok, 62% dos usuários seguem influenciadores. Além disso, aproximadamente 4 em cada 10 pessoas já realizaram uma compra baseada em recomendações vistas no TikTok. Por outro lado, 36% deixaram de adquirir algo devido a uma recomendação negativa. Ou seja, os números mostram o impacto direto da influência na prática: se algo é elogiado, tendemos a considerar a compra; por outro lado, se algo é criticado, questionamos o investimento.

O que as marcas podem fazer?

Com sua capacidade de criar conteúdo curto e envolvente, o TikTok se tornou um campo fértil para as marcas alcançarem e se conectarem com novos consumidores. Diante de um cenário em que 46% dos usuários seguem empresas, a plataforma se torna uma opção a ser avaliada. Além disso, ao criar conteúdo, é válido lembrar que 56% dos usuários usam mais o aplicativo durante a noite. Estratégias de mídia paga devem ser certeiras e bem pensadas para o TikTok, já que são 38% os que clicam nos anúncios, ainda que às vezes.

*Foto: Danial hasan / Shutterstock.com.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
+ Relacionadas
Últimas

Newsletter

Fique por dentro das últimas notícias do mundo dos negócios!