A Swarovski tem seguido uma estratégia forte de abertura de lojas pelo mundo no modelo flagship. O conceito busca a modernização dos espaços e um ambiente de maior aproximação entre marca e cliente. A estratégia revela ambientes exclusivos que convidam os clientes a uma experiência imersiva na produção e na história da marca.
Recentemente, a marca abriu as portas da sua primeira flagship store na Itália. Localizada no número 31 da Piazza Duomo, a nova loja reflete a grandiosidade do destino mais emblemático de Milão, com quatro vitrines que irradiam as cores da Swarovski, convidando os clientes a embarcar numa viagem de descoberta pelo universo de criatividade e luxo proporcionado pela marca.
Swarovski Duomo
Distribuída em três andares e 550 metros quadrados, a Swarovski Duomo é uma experiência imersiva que dá vida ao conceito e à elegância que definem a marca. No interior, os visitantes podem descobrir as coleções da Swarovski, desde joias de cristal, relógios, decoração para a casa e até óculos com cristais, além de utensílios de mesa e produtos de edição limitada. É possível também explorar os cristais da Swarovski e as colaborações cristalizadas com marcas globais, e ter contato com as coleções de joias finas Swarovski Created Diamonds, que são reveladas na Europa pela primeira vez em uma área de salão dedicada a diamantes cultivados em laboratório.
Imaginado e desenhado por Giovanna Engelbert, diretora criativa global da marca, como parte da sua visão mais ampla da Swarovski, a executiva afirma que a Swarovski Duomo reflete a vibrante energia criativa da cidade de Milão e o seu papel como capital mundial da moda.
“A nossa flagship é um portal para o mundo da Swarovski, onde a extravagância e a alegria se encontram com a elegância e, finalmente, onde o cristal revela o seu verdadeiro poder como catalisador da criatividade – bem no coração de uma cidade que é a capital da moda e da criatividade”, comenta a executiva.
Imersão num ambiente inovador e omnichannel
Swarovski Duomo também é um centro para as colaborações B2B da marca. O showroom oferece uma visão geral de suas parcerias, herança e inovações, integrando perfeitamente as áreas de varejo e on-line para oferecer uma experiência omnichannel única.
Entrar na loja principal é como entrar numa caixa de joias repleta de tesouros alegres e extravagantes que prestam homenagem à beleza do cristal e à herança de 129 anos da marca.
No primeiro andar da loja, são exibidas as coleções de joias em cristal, como as icônicas famílias Millenia, Hyperbola, Infinity e Matrix, bem como peças hipnotizantes das novas coleções primavera/verão 2024, inspiradas em um universo subaquático.
Imersos no ambiente colorido, os clientes são cativados por uma parede de LED monumental que apresenta conteúdos deslumbrantes da marca, bem como oito vitrines octogonais que contêm quadros em miniatura cristalizados, cada um recriando momentos inesquecíveis da herança da Swarovski na moda e na vida cultural de Milão.
No segundo andar, os clientes podem explorar as novas coleções de óculos Swarovski, incluindo designs exclusivos da Swarovski Duomo, bem como áreas dedicadas ao lifestyle dos cristais, apresentando coleções de decoração para a casa, artigos para colecionadores e utensílios de cozinha.
Plataformas de colaboração e exposição de pedras preciosas
A experiência continua no 2º andar da Swarovski Duomo, onde existe um espaço multiusos dedicado à forma como os cristais Swarovski atuam como um catalisador criativo, inspirando a inovação na moda e no design. Aqui, os clientes podem descobrir as peças do Creators Lab e do Young Talent Program, plataformas de colaboração criadas pela Swarovski para fomentar e apoiar a criatividade. As peças do Creators Lab de Marina Raphael, Aquazzura, Abc, Liberal Youth Ministry e Golden Goose juntam-se a uma galeria exclusiva de criações de jovens designers milaneses e europeus que incorporam cristais Swarovski no seu trabalho.
E, pela primeira vez no mundo, uma área especial de exposição exibe a linha incomparável de cristais soltos e pedras preciosas da Swarovski em todos os tamanhos, cores e efeitos, permitindo que os clientes naveguem por todo o acervo para se inspirarem.
Olhar atento para a experiência de luxo
Após a nomeação de Giovanna Engelbert como diretora criativa global em 2020, a Swarovski acelerou a sua entrada na esfera do luxo, adotando uma estética mais ousada e colorida trazendo frescor ao seu universo de vendas a varejo com novas lojas e flagships nas principais cidades globais, incluindo Xangai, Zurique, Nova York e Seul.
Para Giovanna é uma grande satisfação trabalhar seu potencial criativo para a Swarovski, sobretudo, na cidade de Milão. “Estou empolgada com o lançamento da nossa flagship na Piazza del Duomo. É ótimo ver a minha visão criativa para a Swarovski, personificada pela flagship, ganhar vida na minha cidade natal, Milão. Sempre adorei a forma como “os milaneses” usam as suas joias: há uma ousadia, uma simplicidade e uma intenção fascinante”, declara.