Levantamento do programa de fidelidade Smiles, da Gol Linhas Aéreas, aponta que houve um crescimento no resgate de milhas para voos internacionais entre janeiro e outubro de 2023 na comparação com o ano anterior. O destino mais escolhido entre os viajantes que resgataram suas milhas para sair do Brasil foi Buenos Aires, na Argentina – que mantém sua posição desde 2022. Na sequência, encontram-se Miami, Nova York, Orlando – as três cidades nos Estados Unidos – e Paris, na França.
O estudo também aponta os cinco principais destinos da América Latina que tiveram mais resgates de milhas no mesmo período. Além de Buenos Aires, completam o TOP 5 Bogotá (Colômbia), Mendoza (Argentina), Montevideo (Uruguai) e Cancún (México). Outro destino popular entre os viajantes que resgataram suas milhas para viajar na América Latina é Santiago, capital do Chile.
“Essa é uma tendência observada nos últimos meses de 2023, na qual, percebemos que para as viagens internacionais, o público está preferindo lugares mais próximos e fora da rota comercial, como Mendoza, na Argentina”, Juan Mudeh, diretor comercial de aéreas e universo do viajante da Smiles. “Já Bogotá, na Colômbia, é um destino de conexão, importante para conectar a outros destinos na região. Inclusive, a GOL acaba de anunciar a retomada de suas vendas de voos de Guarulhos, São Paulo, para a capital colombiana, a partir de março de 2024”.
Com o aumento de viagens internacionais em 2023, outro destaque do levantamento da Smiles foi a menor antecedência do período de emissão das passagens aéreas. Os clientes estão resgatando seus voos entre 31 e 60 dias antes da viagem, intervalo mais curto se comparado com 2019.
Fidelidade como resultado
Na divulgação dos resultados do terceiro trimestre, a Gol – que incorporou a Smiles em 2021 – apontou que as receitas auxiliares cresceram R$ 65,1% na comparação com o terceiro trimestre do ano anterior. Elas são representadas principalmente pela Gollog, empresa de logística, e pelo programa de fidelidade e milhas, que obtiveram um resultado de R$ 412,6 milhões.
As receitas combinadas entre a Gollog e a Smiles representaram 30% do total da geração de receita da Gol no período. Segundo a divulgação, a Smiles expandiu sua base de clientes em mais de 8% na comparação com o mesmo período no ano anterior, e atingiu 22,1 milhões no terceiro trimestre.
No início de dezembro, a Gol e a Smiles anunciaram um novo conceito para programas de fidelidade por meio de um modelo de gamificação. A ideia é que o programa distribua benefícios e recompensas durante a jornada do cliente com o serviço, como milhas bônus, cupons de desconto e acessos ao lounge Gol Smiles. Assim, o consumidor não precisará alcançar determinadas categorias para receber vantagens.
Além disso, passageiros que optam por comprar suas passagens com a Gol receberão mais recompensas, sendo que aqueles da categoria Diamante poderão acessar mais uma, a Diamante Magno, que conta com um serviço de concierge digital durante a jornada de viagem.