Para promover maior conexão entre varejo e indústria, com foco no crescimento conjunto das categorias, em contraposição à competição tradicional pelo marketshare, a P&G realizou em sua sede, em São Paulo, o primeiro Shopper Lab. O evento, que durou cinco dias, reuniu 90 dos principais varejistas de todo o Brasil, bem como líderes e especialistas do setor. A empresa abordou tendências e desafios nos diversos canais de vendas, ofereceu insights sobre o comportamento dos consumidores, destacou inovações de produtos e demonstrou como as estratégias contribuem para o desenvolvimento das categorias.
Investindo anualmente US$ 1.8 bilhão em pesquisas direcionadas aos shoppers e consumidores, a P&G tem como foco aprimorar suas marcas e estratégias para melhor atender às demandas e expectativas de seus parceiros comerciais e clientes. Além disso, a companhia tem trabalhado em colaboração com os varejistas para impulsionar as vendas.
Concentrada no futuro do varejo, a P&G busca compreender profundamente o comportamento do consumidor e os aspectos psicológicos do consumo, utilizando tecnologias avançadas, como robôs, sensores e inteligência artificial, para desenvolver insights que se traduzem em estratégias eficazes, agregando valor e impulsionando o desenvolvimento das categorias.
Durante o evento, cada dia foi dedicado a um canal específico – Hiper e Supermercados, Cash & Carry, Farmácias e Distribuidores – com apresentações de insights personalizados para atender às necessidades de cada segmento, juntamente com estratégias das renomadas marcas da P&G, como Oral-B, Gillette, Downy, Pampers, Always e Pantene. Os executivos da empresa forneceram orientações sobre a melhor forma de expor os produtos nas gôndolas e prateleiras, levando em conta o processo de decisão dos clientes.
Retail Equity Scan
Durante o evento, os executivos foram apresentados a insights e dados do Retail Equity Scan, um estudo exclusivo da P&G para compreender os atributos mais relevantes na decisão de compra e quais varejistas os consumidores associam a cada atributo. O estudo envolveu aproximadamente 6 mil participantes para o ambiente físico e 1.148 para o online, abrangendo 53 varejistas físicos e 24 online.
Realizado entre outubro e novembro de 2023, o estudo foi baseado em três pilares: Conexão pessoal (amor, cuidado e atmosfera da loja), Confiança (credibilidade, atendimento ao cliente, facilidade de compra e disponibilidade) e Valor (preço, custo-benefício e variedade).
“A compreensão regional é a chave para o sucesso. Embora nacionalmente os pilares possam parecer uniformes, são as nuances regionais que revelam a verdadeira essência do consumidor e nos demonstram as possibilidades para falarmos de verdade com eles, oferecer nossas soluções e desenvolvermos categorias. Um claro exemplo, enquanto no Sul, Centro-Oeste e Sudeste o preço impera, no Nordeste e Norte é o atendimento e a disponibilidade que reinam”, ressalta Marcos Bauer, diretor sênior de Inteligência de Mercado da P&G Brasil.
Durante o evento, foi lançada a iniciativa #PGCompartilha, que servirá como uma plataforma para compartilhamento de conhecimento com os parceiros comerciais. Isso incluirá desde comunicações da liderança da empresa para os varejistas e distribuidores, compartilhando aprendizados e estudos, até eventos regulares com o setor varejista sobre tendências e insights relacionados ao desenvolvimento de categorias, sendo o Shopper Lab o primeiro desses eventos.
“Essas iniciativas refletem o nosso compromisso contínuo em compreender e atender às necessidades dos consumidores e o desenvolvimento de categorias, ao mesmo tempo em que fortalece nossas parcerias estratégicas. Reafirmamos nosso compromisso em oferecer produtos e experiências superiores que melhorem a vida de nossos consumidores’’, afirma Tirso Mello, vice-presidente de Vendas da P&G Brasil.
Foto: Assessoria