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Samsung lidera mercado de sinalização digital

Fonte: Jessica Chalegra

A Samsung Electronics Co., Ltd. foi reconhecida como a principal fabricante de soluções em sinalização digital pelo décimo quinto ano consecutivo, segundo levantamento da Omdia. Os dados que levaram a marca a tal posição mostraram que, em 2023, a Samsung não apenas se destacou no setor de sinalização digital, como garantiu uma participação de mercado de 33% e registrou a venda de mais de dois milhões de unidades de produtos. Diante disso, estabeleceu um novo recorde para a empresa.

“Alcançar o primeiro lugar no mercado global de sinalização digital por 15 anos consecutivos reflete nosso compromisso com a inovação e nossa capacidade de adaptação às condições de mercado em evolução, bem como às necessidades de nossos clientes. Continuaremos a fornecer o mais alto valor aos nossos clientes, oferecendo dispositivos, soluções e serviços especializados que atendam às suas diversas necessidades”, declarou Hoon Chung, Vice-Presidente Executivo de Visual Display Business da Samsung Electronics.

Entre as inovações que garantiram o destaque da Samsung Electronics no mercado de sinalização digital está o The Wall, primeiro display modular do mundo com tecnologia Micro LED. Pode ser citado ainda o Smart Signage, que oferece uma experiência imersiva com seu perfil ultrafino e design de moldura uniforme. Entre os produtos está também a linha Sinalização para Ambientes Externos, adaptada para diversos cenários, como esportes, mercados de referência e estações de carregamento de veículos elétricos, garantindo visibilidade nítida em diferentes condições climáticas. A marca se destacou também por seus displays interativos, otimizados para o mercado educacional, e com ferramentas educacionais acessíveis para educadores e alunos.

Os números do mercado da sinalização digital

Com expectativa de uma CAGR (Taxa de Crescimento Anual Composta) de 9% entre 2021 e 2029, estima-se que o mercado de sinalização digital cresça US$ 41,86 bilhões até 2029, contra US$ 19,27 bilhões em 2020. Fragmentado em diferentes categorias, ele aborda componentes, tipos de tela, tecnologia, local de instalação, categoria de conteúdo, tamanho de tela, aplicação e região.

O mercado de sinalização digital é composto por hardware, software e serviços. Com mais de 57% de participação de mercado em 2022, espera-se que os componentes de hardware continuem na liderança durante todo o período previsto. São elementos necessários para construir painéis digitais, banners e outros itens. A demanda por hardware é substancialmente maior do que a por software, o que resulta em uma fatia considerável de mercado para este segmento.

Os tipos de tela no mercado de sinalização digital incluem videowalls, telas de vídeo, telas de LED transparentes, pôsteres digitais e quiosques. Em 2022, os videowalls representaram a maior parte do mercado, com mais de 26% de participação, e espera-se que isso se mantenha no período previsto. Os displays de vídeo foram seguidos de perto pelos videowalls e quiosques em 2022, com os centros comerciais e outros espaços públicos já tendo uma parcela considerável de videowalls e telas.

A tecnologia utilizada abrange LCD, LED e projeção, sendo que em 2022 o LED dominou com mais de 47% de participação. A tecnologia LCD é amplamente adotada no setor de publicidade e marketing devido à sua simplicidade e custo de fabricação acessível, especialmente para posters digitais.

A instalação pode ser interna ou externa, sendo que em 2022 mais de 71% do mercado foi para instalações internas. Pôsteres digitais são comumente utilizados em ambientes fechados como shoppings, locais de trabalho, varejo, bancos e unidades de saúde. A demanda significativa por parte do setor varejista contribui substancialmente para esta fatia de mercado, dada a sua procura consistente e crescimento constante.

O conteúdo pode ser dividido em radiodifusão e não radiodifusão, com a categoria de conteúdo transmitido projetada para crescer a uma taxa anual composta de aproximadamente 8,8%. Em 2022, os esportes representaram mais de 35% da categoria de conteúdo transmitido, impulsionando o segmento através do uso crescente de sinalização digital em eventos esportivos.

Quanto ao tamanho da tela, o mercado é dividido em três categorias: abaixo de 32 polegadas, 32 a 52 polegadas e mais de 52 polegadas. Displays menores que 32 polegadas dominaram com mais de 40% do mercado em 2022, principalmente devido à sua alta adoção no varejo.

Por fim, em termos de aplicação, o mercado se estende ao varejo, hotelaria, entretenimento, estádios e playgrounds, corporativo, bancário, saúde, educação e transporte. Em 2022, o varejo representou a maior fatia de mercado, superior a 19%, devido à necessidade dessas indústrias de marketing e promoção de bens e serviços.

*Foto: yllyso / Shutterstock.com

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