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“Retail Media” é a estratégia da Pague Menos para potencializar os negócios no varejo farmacêutico

Fonte: Bianca Alvarenga

Considerada por especialistas como a terceira onda do mercado publicitário, a área de retail media, também conhecido como “mídia do varejo”, está ganhando cada vez mais destaque no Brasil ao conectar marcas e consumidores em grandes plataformas de e-commerce.  Não à toa, muitas empresas já reconhecem a área como uma tendência que veio para ficar.

Acompanhando a evolução do setor do marketing digital, a gigante do varejo farmacêutico, Pague Menos – atualmente com uma base de mais de 50 milhões de clientes cadastrados – anunciou em um evento fechado para jornalistas, clientes e a indústria farmacêutica o lançamento da nova diretoria de retail media, onde o destaque foi a nova plataforma: o Pague Menos Ads.

Carlos Lacerda, diretor de retail media e de Parcerias Estratégicas da Pague Menos e Extrafarma comentou que quer gerar cada vez mais valor para a indústria e, consequentemente, aumentar o poder de compra do consumidor: “A Pague Menos Ads é uma ferramenta superimportante, com uma capacidade enorme de segmentação de dados e personalização. Estamos fazendo isso de forma segura. A retail media é uma área que traz valor para todas as frentes envolvidas. Acabamos de nos estruturar para estar prontos para receber essa área de marketing.” Pontua Carlos Lacerda.

A companhia não abriu o valor do investimento na nova área, no entanto, segundo o relatório Global Ad Trends da WARC, o investimento global na área de retail media é promissor e está previsto para atingir a marca de US$ 141,7 bilhões até 2024, confirmando a crescente importância desse setor no mundo do comércio eletrônico.

Jonas Marques, que assumiu recentemente o cargo de CEO da Pague Menos, comentou que esta é uma estratégia que permitirá que as marcas alcancem os consumidores: “Quando se observa as tendências mundiais hoje, o retail media está em primeiro lugar. Nós compreendemos a jornada do consumidor e queremos unir tudo isso com o que estamos desenvolvendo, para poder capturar a atenção do consumidor, certo, no horário certo, na hora certa e entregar a melhor proposta.”

Além disso, ao falar sobre um trabalho mais humanizado e detalhado, o executivo destacou a importância de uma abordagem personalizada: “Nós somos a segunda maior rede de saúde do Brasil, uma rede de farmácia do Brasil e queremos ser a primeira no coração do consumidor. E só com um trabalho mais humanizado, mais detalhado, sabendo com quem estamos falando e a oferta que estamos fazendo, conseguiremos cumprir essa tarefa”, enfatiza o Jonas Marques.

Para onde o marketing está evoluindo?

 O comportamento do consumidor mudou e as empresas estão entendendo e acompanhando para onde o marketing digital está evoluindo. No Brasil, mais de 50% do investimento total em marketing das marcas é direcionado para o digital, conforme o estudo da Kantar em parceria com o IAB Brasil.  

Marcelo Tripoli, CEO e fundador da Zmes, agência especializada em consultoria de growth com ênfase digital, é um parceiro estratégico da Pague Menos para alavancar e acelerar o desenvolvimento da área de retail media. Além de assumir a responsabilidade de apoiar a empresa na construção e na definição da proposta de valor, a agência irá também desenvolver estratégias de marketing, introdução do tema aos clientes e formatação geral da nova área.

“Hoje, o tempo de tela é significativo, independentemente de gênero, região ou classe social. Todas as pesquisas indicam que o tempo de tela digital já representa cerca de 50-60% do tempo total. Portanto, se as pessoas estão constantemente com seus dispositivos móveis, seja trabalhando em casa ou em qualquer outro lugar, precisamos garantir que as vendas ocorram nesse contexto. Esse processo de construção e vendas é essencial e está em constante evolução.”

Inovação para o futuro do varejo

No coração da região nordeste do Brasil, uma história de determinação e cuidado com as pessoas está sendo escrita diariamente pela Pague Menos em todos os estados brasileiros. Desde sua fundação em 1981, a empresa tem buscado não apenas oferecer medicamentos e produtos de saúde, mas também criar uma experiência única de acolhimento e cuidado em toda jornada de atendimento a seus clientes.

Em uma entrevista exclusiva com o fundador da rede, Deusmar Queirós, conta que a capacidade de inovar e se adaptar rapidamente às mudanças é fundamental para o sucesso de qualquer empresa: “No DNA da Pague Menos consta muito forte a inovação, então queremos estar à frente do tempo na medida em que o assunto surge”, comenta.

Além disso, a empresa está constantemente buscando maneiras de inovar e se adaptar às necessidades de seus clientes. Com um foco crescente na personalização da experiência do cliente, a plataforma Pague Menos ADS irá viabilizar a parceria da indústria e o varejo: “É uma nova área, um novo segmento e uma nova forma de divulgar o produto e fazer um trabalho em parceria com nossos principais fornecedores. A indústria existe para que o varejo coloque à disposição do consumidor e nós somos esse instrumento. A Pague Menos ads veio para viabilizar essa parceria entre indústria e varejo”, finaliza Deusmar Queirós.

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